Mudanças na Adolescência: O Que Todos Devem Saber

O período da adolescência é marcado por um tempo de intensas modificações tanto corporais, quanto cognitivas e emocionais. Para o jovem que está vivenciando essa fase, muitas dúvidas surgem em sua mente e temas com sexualidade e futuro profissional são recorrentes em sua vida.

Início da Adolescência

Cabem aos seus pais ou aos responsáveis, professores e profissionais envolvidos com educação fazer as orientações básicas para o adolescente. Mas quais seriam as principais mudanças que ocorrem? É o que analisaremos nesse artigo.

Aspectos Inerentes ao Período da Adolescência

Existem alguns aspectos que são inerentes ao período da adolescência, pois se trata de uma fase bastante peculiar na vida de todos os seres humanos e que determinadas ações próprias dos adolescentes são desenvolvidas variando apenas das condições físicas e emocionais de cada um deles. Dentre algumas modificações básicas podemos que ocorrem nessa fase podemos citar:

Mudanças no foco de interesse por parte do adolescente, com um aumento progressivo de tomada de decisões próprias. Aumento progressivo dos hormônios de crescimento e sexuais, com o amadurecimento dos órgãos reprodutores, tanto masculino quanto feminino.

Imagem de Amostra do You Tube

Nos indivíduos do sexo masculino há o aumento gradativo dos testículos, surgimento de pelos tanto nos órgãos genitais, como no rosto com barba e bigode e axilas.

Nas pessoas do sexo feminino quando elas entram no período da adolescência há o arredondamento dos quadris, crescimento dos seios, e pelos nas axilas, regiões genitais, e o aparecimento da menarca, ou seja, a primeira menstruação.

De uma maneira geral, o crescimento da estatura nos adolescentes é muito rápido. Todas essas mudanças exercem uma influência no estado emocional dos adolescentes, pois é um período de transição, no qual a criança está se transformando em um jovem, porém ainda não pode ser considerado como um adulto.

Como é um período de muitas inseguranças com a própria imagem, os adolescentes costumam ficar muitas horas se vestindo para sair, diante de um espelho para saberem se o cabelo está arrumado, e se a roupa está apropriada para o lugar aonde ele pretende ir.

Um cuidado muito comum nessa fase de adolescência é com a pele e com o peso. Nesse período de mudanças e alterações hormonais se não houver uma alimentação adequada pode haver um aumento de peso em virtude de uma nutrição composta por alimentos calóricos, muito doces ou gordurosos. Quanto aos cuidados com a pele também é muito comum nessa fase, pois as acnes e outros problemas costumam aparecer com bastante frequência no rosto do adolescente. Como a adolescência é um período em que o jovem está redefinindo sua própria imagem corporal, muitas alterações emocionais ocorrem com ele. Em muitos adolescentes há a sensação de que podem não ser aceitos pelo grupo social ao qual pertencem, pois podem ter problemas com a auto-imagem.

Normalmente, a referência para os adolescentes ao invés dos pais costumam ser seus colegas da mesma faixa etária. Desse modo, sempre procuram se comparar aos seus amigos para verificar se estão agindo de maneira certa dentro do grupo social ao qual pertencem.

Aspectos Sociais das Mudanças na Adolescência

Além das mudanças hormonais que caracterizam o período da adolescência, existem também as alterações no grupo social no qual o adolescente faz parte. Essa é uma fase em que os jovens têm a necessidade de se tornarem mais independentes emocionalmente e de serem aceitos de forma incondicional.

De uma maneira geral a adolescência é definida pela grande maioria dos profissionais da área de educação e psicologia, como o desenvolvimento da maturidade além de física e também emocional. Essa fase começa geralmente aos treze anos de idade e vai até os dezesseis ou dezoito anos, dependendo de alguns autores especialistas no tema.

Maturidade Física e Emocional

Nessa fase, os adolescentes em virtude também às alterações hormonais que ocorrem em seus corpos apresentavam várias mudanças comportamentais, como por exemplo:

  • Quando os adolescentes não conseguem se adaptar ao grupo social ao qual pertencem podem dependendo de sua personalidade desenvolver estados emocionais de apatia ou de tristeza.
  • Por outro lado quando eles se sentem acolhidos pelo grupo social podem ser sentir felizes em demasia, e querer ser os líderes da comunidade de jovens.
  • Nessa fase o adolescente sente a necessidade de se tornar independente de seus pais e tomar suas próprias decisões, mesmo que algumas vezes possam não saber o que fazer o certo, eles têm a necessidade de aprenderem sozinhos.
  • Em algum momento de suas vidas eles podem ser apresentados às drogas ilícitas, ao álcool, ao cigarro e em virtude de uma característica própria da adolescência que é tentar ter novas experiências. Alguns deles podem ser levados a experimentar essas substâncias e no futuro terem problemas graves de saúde.

Imagem de Amostra do You Tube

Por isso, a orientação dos pais, responsáveis e educadores nessa fase é fundamental, para que o adolescente possa se sentir muito mais seguro e tomar as melhores decisões em suas vidas.

Todas as mudanças tanto corporais, quanto emocionais e até cognitivas que ocorrem no período da adolescência, irão determinar que adultos vão ser formados no futuro. As alterações hormonais que levam os jovens a despertarem sua sexualidade ainda são muito difíceis para a grande maioria dos pais.

Os especialistas aconselham aos responsáveis que orientem seus jovens da melhor forma possível, pois desse modo eles viverão esse fase de sexualidade com a naturalidade que deve ser vivenciada. Outra etapa da adolescência que às vezes é muito difícil para um grande número de jovens é questão da auto-estima.

Nessa fase da vida, os jovens necessitam se tornar aceitos pelos outros adolescentes por isso, a estética corporal é tão importante para eles, pois na sociedade moderna em que todos nós vivemos é dada muita importância ao aspecto físico, e desse modo é necessário que eles se sintam bem para que possam participar das suas comunidades de outros jovens.

Vale ressaltar que a atuação dos pais é muito importante para que as mudanças que ocorrem com todos os adolescentes sejam feitas de maneira gradativa e produtiva. É necessário que os responsáveis estejam sempre atentos para as reais mudanças inerentes a esse período da vida de seus filhos, e tentem na medida do possível auxiliá-los a passarem essa fase de dúvidas e incertezas que é necessária para o desenvolvimento na vida de todos os seres humanos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>