Homens Machistas: Uma Parte da Sociedade Que Não Evoluiu

O machismo impera e quando pensamos que estamos em uma sociedade moderna, cheia de novo pensamentos, descobrimos que tudo não passa de uma doce ilusão. A sociedade como um todo ainda acredita que estamos no século 19, onde os pais escolhiam os noivos das filhas e as obrigavam a casar ou onde os maridos trancavam as mulheres em casa e elas eram encarregas de lavar, passar, cozinhas, engomar e fazer serviços do lar, em geral.

As moças da época não tinham o direito de estudar para não argumentar com os homens. As mulheres que lutavam por seus direitos eram consideradas “fora da lei” e muitas vezes eram castigadas. Resumindo, os homens tinham total poder sobre as mulheres. A sociedade evoluiu, mas o machismo ainda é bastante existente.

Machismo

Machismo

Vestígios de Uma Sociedade Machista

Esse título poderia até ser um nome de livro, escrito por uma mulher provavelmente. Hoje em dia, se abrirmos bem os olhos, vamos descobrir  que ainda existem vestígios de machismo na sociedade. Vamos começar com um exemplo bem simples: o relacionamento entre um homem e uma mulher. Antes de tudo começar, rola uma troca de olhares, coração começa a bater mais forte e ai… o homem é quem toma a atitude. Ora, e se fosse ao contrário? A mulher receberia uma série de rótulos.

Seria considerada fácil, para não dizer outros palavreados mais chulos. Se o homem fica com diversas mulheres ao mesmo tempo, ele é o garanhão e será respeitado pelos amigos e parentes até o fim dos dias. As mulheres que não concordem com isso, pois se ela tem a mesma atitude, os rótulos negativos voltam novamente para assombrar. A sociedade nunca irá evoluir enquanto o ser humano não se livrar de certos preconceitos, hierarquizando as classes por sexo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BqbC-927cQY[/youtube]

Evolução das Espécies

Há quem diga que não podemos culpar uma sociedade tão moderna por ai ser tão machista. Os homens das cavernas dividiam as tarefas por sexo. Os homens caçavam e eram responsáveis pelas atividades mais pesadas, enquanto que as mulheres eram as donas do lar, cuidavam dos filhos e dos maridos também. Foi ai que a galera do sexo feminino recebeu um rótulo que até hoje não conseguiram se livrar: A mulher é o sexo frágil. Atualmente, já sabemos que isso não passa de uma grande mentira.

Com o passar dos tempos, as mulheres conquistaram  espaços em ambientes que antes eram considerados somente para os machos. Formaram-se engenheiras, mecânicas, especialistas em eletricidade e carros também. Elas mostraram que também poem servir para os trabalhas mais pesados e que não precisam ficar em casa trabalhando somente em prol do marido. Essa foi a verdadeira evolução das espécies!

Como Lidar Com o Machismo

Para começar, um machista é aquela pessoa que tem um pensamento bem atrasado e que ainda não conseguiu se adaptar a vida “moderna”. Eles criam suas próprias leis para subordinar o sexo frágil e acreditam que são seres muito superiores, mentalmente e fisicamente. Abaixo, descubra como lidar com os homens machistas:

  • Primeiro, saiba argumentar. Mostre para o cara que a sociedade evolui e que muitas mulheres já são independentes de qualquer homem. Se ele perceber que o seu argumento é forte e que a sua capacidade de raciocinar é alta, ele ficará no chinelo!
  • Não deixe que ele se ache o “macho” do casal. Mostre para ele que você também pode puxar uma cadeira, dirigir um carro, pagar a conta e comprar o ingresso do cinema sem problema algum. Afina, você tem mãos, boca e uma capacidade de argumentação tão boa quanto a dele.
  • Mostre que você pode ser bonita e inteligente ao mesmo tempo. Os machistas costumam achar que essas duas qualidades não cabem dentro de uma mesma mulher.
Saiba Lidar Com o Machismo

Saiba Lidar Com o Machismo

  • Deixe bem claro para ele que uma mulher extrovertida nem sempre está dando mole ou querendo “pegar” alguém. Ela pode ser simpática apenas por ser uma qualidade. Os machistas acreditam que mulher muito extrovertida é aquela bem dada.
  • O machismos dita que não se pode fazer sexo no primeiro encontro, enão a mulher não é para casar. Um pensamento um tanto antiquado para a época e que já era para ter desaparecido da face da terra! Muitas mulheres ficam mais acanhadas e deixam de fazer o que tem vontade pelo fato de se preocupar com que os homens vão pensar. Uma dica é: Se estiver afim, faça! E mostre para ele que você é uma mulher perfeita para casar e o fato de ter feito sexo no primeiro encontro não vai mudar isso!
  •  “Mulher divorciada não é mulher direita” e “Boa esposa tem que cuidar do marido”: Elimine este pensamento já! Mulher direita é aquela que respeita, tem o próprio dinheiro, a própria vida e não precisa dar satisfação para nenhum homem preconceituoso.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UnBy6-t17Z8[/youtube]

Nem Freud Explica

“Além da falta de cooperação nos serviços de casa, no envolvimento com filhos, pode também impedi-la de trabalhar ou ainda proibir que use certas roupas, que considera provocativa. Há casos patológicos. E a mulher que escolhe um homem assim também tem de se rever, se auto-analisar para ver porque se interessou por ele. Muitas vezes elas aprenderam este modelo em casa, vendo a relação dos pais.

Outras, podem apenas repetir o ‘estilo’ comum ao meio em que vivem, como em algumas cidades mais conservadoras ou do interior”. Esta foi uma análise feita pela psicóloga Thays Babo, que atende na zona Sul do Rio de Janeiro. Parece que nem Freud explica a origem do machismo e como ele foi se enraizar tanto na sociedade. O fato é que, na verdade, o machismo parece uma doença e os homens precisam se curar dela.

Pena que não existem vacinas e outros métodos para eliminarmos essa praga de vez. Cabe, agora, as mulheres baterem o pé e não aceitarem os pensamentos atrasados de seus companheiros. Não faremos milagres, mas vamos mostrar ao que viemos. Quando isso acontecer, o mundo poderá ser considerado completamente evoluído, assim como Darwin e outros estudiosos sempre sonharam.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *