Como Vencer O Medo da Infidelidade

Todo casal, em algum momento, enfrenta o medo da infidelidade. Não importa quão seja forte o relacionamento. A primeira coisa a lembrar de é que o seu parceiro provavelmente também teve momentos fugazes de insegurança sobre esta questão, pois bem, assim que começar uma conversa aberta no momento em que você estiver se sentindo segura/o converse com ele/ela sobre o assunto. Nesse artigo veremos algumas sugestões sobre como vencer o medo da infidelidade.

O Que Cada um Pensa Sobre Infidelidade

Você e seu parceiro já falou sobre o que cada um define como infidelidade? Você pode se surpreender ao descobrir que seu companheiro/a tem ideias muito diferentes sobre o que significa traição. É incrível como existem definições variadas de infidelidade, e como cada indivíduo entende essas definições.

O que define uma pessoa como infiel simplesmente não difere entre os sexos, mas é tão única e variada como cada pessoa, e também varia dentro dos limites de cada relacionamento individual. Claramente, em uma discussão sobre a infidelidade, é fundamental ouvir o seu parceiro/a com uma mente aberta, sem julgamento de sua parte.

Infidelidade Conjugal

Infidelidade Conjugal

Se qualquer um de vocês se sentirem desconfortáveis com o que foi dito, certifiquem-se imediatamente de explicar o seu raciocínio sem pedir desculpas sobre seu sistema de valores sobre a infidelidade.

O objetivo aqui não é ter as mesmas opiniões sobre infidelidade como indivíduos, mas sim para descobrir as diferenças e semelhanças de cada um sobre o assunto, e depois chegar a um acordo sobre onde começar a estabelecer limites para o seu relacionamento.

Se você achar que tem discordâncias fundamentais sobre esta questão, então pode ser um bom momento para procurar ajuda profissional, antes de seu relacionamento ficar realmente comprometido por uma quebra de confiança.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5TY_GQesRmE[/youtube]

Medo dos Casais em Falar Sobre Infidelidade

Embora a conversa sobre a infidelidade possa não ser fácil, é muito importante para a saúde do seu relacionamento. É interessante como muitos casais têm medo de abordar o tema da infidelidade com seus parceiros, porque eles têm receio de que, ao fazer isso, possa parecer falta de confiança em si mesmas/os.

Na verdade, o oposto é verdadeiro: abrindo uma discussão sobre a infidelidade com o seu parceiro, você está preparando o terreno para a confiança sólida entre os dois e uma profunda intimidade também.

Assim, muitos casais enfrentam problemas porque baseiam suas ações na relação com seu parceiro em suposições sobre eles/elas e suas crenças. A confiança só é verdadeiramente criada através da comunicação honesta, de estar disposto a ver o seu parceiro/a como eles realmente são, e descobrir os pontos de vista e experiências únicas que essa honestidade de sentimentos traz para o relacionamento.

Abaixo A Infidelidade

Abaixo A Infidelidade

Esta é uma conversa que deve ser contínua durante todo o curso da vida do casal, como o crescimento individual e problemas estressantes que afetarão a natureza da relação com o tempo. Cada pessoa no relacionamento vai crescer, e vai mudar seu contexto com o crescimento também.

Problemas estressores, como a perda de um pai, marcos de envelhecimento, ou o nascimento de uma criança podem deixar um ou ambos os participantes da relação sentindo-se particularmente vulneráveis e necessitando de mais tranquilidade na relação, ou apenas complementando a capacidade de resposta verbal e sexual do outro parceiro.

Devido à natureza evolutiva da relação, é essencial rever temas importantes, e reexaminar os próprios sistemas de valor de seu parceiro/a para se certificar de que os limites da relação amorosa permanecem relevantes e significativos para ambos.

Certamente é muito mais fácil pensar em uma relação principal como algo estático e fixo, mas, infelizmente, essa visão de parceria é uma ótima maneira levar a relação para um conflito. De fato, o relacionamento em si pode ser pensado como uma entidade terceira, porque é, de fato, uma coisa viva, se desenvolvendo em duas pessoas que criam juntas, que crescem e mudam com o tempo para se tornar algo separado das pessoas que contribuem para a sua vida.

Mas, apesar de uma parceria entre duas pessoas seja uma coisa fluida, em vez de algo fixo, a sua força e longevidade não depende da firmeza de seu começo.
E um dos principais componentes de qualquer relacionamento forte é a confiança. Ao falar com seu parceiro sobre a infidelidade, e explorar em conjunto os parâmetros do seu relacionamento, estará dando a vocês mesmos a chance de aumentar a força, estabilidade e satisfação de seu vínculo afetivo.

Como Lidar Com o Medo da Infidelidade Que A Ansiedade Traz

Nesta era de tecnologia e comunicação digital, as pessoas veem uma tendência crescente de graves problemas relacionados com os relacionamentos. Estas questões podem sinalizar o começo do fim para os relacionamentos, ou podem impulsionar o casal para tentar controlar o outro e para fortalecer ainda mais a dependência e a desconfiança entre os dois.

Os telefones celulares são coisas maravilhosas, eles permitem-nos manter em constante comunicação de várias formas, mas eles podem ser a fonte de muitos conflitos. As mensagens de texto são um excelente exemplo.

A comunicação com alguém que não seja o parceiro pode provocar insegurança e desconfiança em um relacionamento e a natureza informal das mensagens de texto às vezes pode permitir que a comunicação se transforme em temas que possam ser vistos como inapropriados ou falta de respeito com o outro parceiro. Alguém que já seja propenso à insegurança pode ser impelido à raiva e ciúme pela descoberta de mensagens para outro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=e8-R1YVuEi4[/youtube]

Os computadores podem ser outra fonte de problemas. Do Facebook para a pornografia, que há em todos os lugares pode causar inseguranças em alguns casais, que temem que o outro esteja sendo infiel.

O primeiro passo para lidar com uma infidelidade, ou mera é avaliar seus próprios limites. O que você está disposto a fazer ou como pretende se colocar neste relacionamento? Essa relação vale a pena salvar em caso de infidelidade?

Quanto desconforto você está disposto a suportar? Você está disposto a arriscar a ser magoado e continuar amando essa pessoa? Para alguns, a resposta é não, e para alguns, permanecer no relacionamento vale a pena o esforço de vencer a infidelidade e tentar construir o que sobrou da relação entre os dois.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *