Como Iniciar Um Namoro Virtual Que Tenha Futuro

Todo mundo já conheceu alguém que iniciou um namoro virtual que acabou em casamento. Mas será que começar um relacionamento virtual tem futuro? É o que veremos a seguir:

Namoro Imprevisível

O namoro virtual é tão imprevisível quanto à versão não-digital. A pessoa nunca sabe como as coisas vão evoluir até que elas aconteçam. Mas o principal benefício é que o namoro online dá acesso a muito mais parceiros do que a pessoa normalmente conheceria – e é assim que ela pode conhecer seu futuro marido.

Estas observações foram confirmadas em um novo estudo realizado por psicólogos sociais. No relatório de 64 páginas, os autores revisaram mais de 400 estudos e pesquisas sobre o assunto, investigando questões tais como se os algoritmos científicos e os elementos da química usados em sites de namoro para igualar as pessoas de acordo com semelhanças poderiam realmente levar a relações melhores e mais duradouras; se os benefícios de escolhas infinitas do companheiro online têm limites, e se a comunicação online por fotos e e-mails antes do encontro com a pessoa pode promover conexões mais fortes.

No geral, o estudo descobriu que o namoro pela Internet pode ser uma coisa boa, especialmente para solteiros que de outra forma não têm muitas oportunidades de conhecer pessoas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yTSKpPHxeAw[/youtube]

Desvantagem do Namoro Virtual

Uma desvantagem para o namoro virtual tem a ver com uma de suas características definidoras: o perfil. No mundo real, o encontro pode levar dias ou até semanas para acontecer. No namoro online, esse processo é encurtado e antecipado, através de um perfil puramente digital, geralmente com uma Web câmera ligada.

Isso diminui a surpresa quando os solteiros se encontram face a face. Os perfis podem ajudar a eliminar rapidamente os parceiros inadequados ou incompatíveis, mas também significa que alguns dos prazeres em namorar, e construir um relacionamento, aprendendo a gostar de uma pessoa, também fica reduzido.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BPFrRV-7Gk4[/youtube]

Isso também significa as pessoas podem, sem saber, pular os companheiros ideais para as pessoas erradas. A pessoa que você vê no perfil não se traduz perfeitamente a um ser humano vivo, e não há como prever a química que você pode sentir com o outro, cujo perfil online foi o oposto do que você imaginou para si. Fica a dúvida se offline, a pessoa lhe provocaria a atração física.

As pessoas são notoriamente instáveis sobre o que é importante para elas sobre possíveis encontros amorosos. A maioria das pessoas acredita que a atração é a chave para uma conexão potencialmente romântica quando é feito o levantamento de perfis online, mas uma vez que as pessoas se encontram face a face, verifica-se que o apelo físico não leva a conexões maiores para o amor para aqueles que dizem que é um fator importante.

Uma vez que os potenciais parceiros se encontram, em outras palavras, outras características têm mais importância sobre as que achavam que eram mais importantes. Escolher uma pessoa para namorar não é a mesma coisa que comprar um par de calças compridas. 

Fórmulas do Amor

Muitos sites agora dependem de suas fórmulas supostamente científicas para correspondência de uma pessoa com sua alma gêmea com base em características semelhantes, ou tipos de personalidade. Pode parecer intuitivamente lógico que as pessoas que compartilham os mesmos gostos ou atitudes seriam compatíveis, mas o amor, em muitos casos, não é assim que funciona.

Alguns sites de namoro online, por exemplo, fazem a tentativa de prever a atração entre duas pessoas baseados em suas qualidades como se elas. Alguns estudos na área de ciências sociais descobriram que tais previsões a priori não são muito precisas em alguns aspectos, e que os melhores prognósticos de como as pessoas vão se relacionar no futuro vem do encontro físico entre eles.

Em outras palavras, é difícil dizer se duas pessoas vão ser felizes juntas simplesmente comparando uma lista de suas preferências, perspectivas e traços de personalidade antes que elas se encontrem. Os aspectos mais relevantes para um possível romance incluem o teor das conversas, o assunto das discussões, ou o que as pessoas escolhem para fazer juntas.

A interação é um processo rico e complexo, ou seja, um parceiro é outro ser humano, que tem suas próprias necessidades, desejos e prioridades, e interagir com ele pode ser um processo muito mais rico do que os perfis que são passados por uma lista de características de uma determinada pessoa. 

O grande número de candidatos que alguns sites oferecem aos seus clientes – que podem variar de dezenas a centenas – realmente prejudicam o processo de encontrar um parceiro adequado. O fato de que os candidatos são selecionados através dos seus perfis já é um processo crítico, que pode levar as pessoas a objetivar seus potenciais parceiros.

Aparência física e outras características intangíveis podem certamente ser parte das qualidades que fazem duas pessoas ficarem juntas, mas ter de vasculhar centenas de perfis pode tornar-se irresistível, induzindo o indivíduo solteiro a tomar decisões com base em critérios de relacionamento cada vez mais superficiais e, em última análise, irrelevantes.

Considerando as muitas armadilhas, o que explica a popularidade duradoura – e de sucesso – de sites de namoro online? Parte disso pode ser o fato de que os solteiros que usam esses tipos de sites estejam particularmente motivados. O desejo de encontrar um marido ou esposa e se casar podem fazê-los acreditar que eles têm mais chances de realmente encontrar um parceiro para sua vida na tela de seu computador.

Essas pessoas também são provavelmente mais propensas a acreditar que os algoritmos utilizados pelos sites para cruzar os perfis das pessoas têm o poder de realmente fazê-los encontrar a pessoa que está destinada a ser seu companheiro/a.

O namoro virtual também oferece uma solução atrativa para um velho problema para os solteiros: onde encontrar parceiros em potencial. Quanto mais as pessoas adiam o casamento, seja por razões financeiras ou profissionais, e ficam com mais indivíduos ao redor para somente procurar melhores empregos, interrompendo seus ciclos de amizade, a comunidade de fácil acesso digital tornam-se para elas uma atração tentadora para encontrar o parceiro ideal. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *