Quando o Amor Acaba: O Que Fazer?

A maioria dos divórcios acontece entre adultos que, apenas cinco anos antes, havia dito que eram um casal feliz. Combinado com a evidência de reviravoltas conjugais (casamentos infelizes que se tornaram feliz), podemos dizer que o amor pode acabar, mas voltar algumas vezes. O amor não é algo fixo e sim relativo, por isso quando o amor acaba, ele pode voltar a surgir entre o casal e a recender a chama nos corações.

Acabou o Amor

Acabou o Amor

O amor é o sentimento que une o casal, mas não todo o sentimento. Ele pode sim ser o grande responsável pela união entre duas pessoas, mas contam ainda outros fatores como companheirismo, respeito, amizade, sinceridade e carinho compartilhado entre amos. Mas, quando o amor acaba, as coisas tendem a não irem bem, pois ele é o grande pilar de um relacionamento. Os casais, porém, não são pegos sem aviso, pois o fim do amor deixa sinais de que a relação está chegando ao fim.

Você Sabe Quando o Amor Acaba…

  • Você esgotou todas as vias de reabilitação para o que o aflige “eu”, “você” e “nós”. Todos tentaram de tudo para se dar bem, mas não existe mais amor mesmo. Você deixou de pensar no outro quando estava fora, no que ele poderia pensar e no que o casal gostaria de ter em casa e começou a pensar no seu futuro, em sua vida e como seria caso estivesse sozinha. Quando esses pensamentos começam a surgir com mais freqüência, o amor está mesmo indo embora.
  • Não há mais vontade de respeitar o outro. Você não sente mais vontade de ser fiel, de estar com apenas uma pessoa e quer conhecer corpos novos. O desejo sempre esteve presente em sua relação, mas começa a voltar de outras formas como querendo namorar de novo, querendo estar sozinho para levar um amigo para casa ou passar noites com outra pessoa. Os xingamentos começam a ser pesados quando o respeito vai embora também, ferindo muito mais o companheiro que de costume.
  • Você começa a se imaginar solteiro. Todo mundo em uma relação se imagina como as coisas andariam caso estivesse solteiro, mas não com tanta intensidade. E quando você planeja isso para algo mais futuro ainda, como pensando em já começar a vida sozinho em alguns meses, com data fixa para começar um novo caminho sem anel no dedo, o amor está mesmo indo embora.
Imagem de Amostra do You Tube
  • Você sabe que não tem mais jeito. Por mais que você tente, sabe, no seu intimo, que não há uma solução para seus problemas. O casal em alguns momentos chega em um nível sabendo não ter mais volta. Os problemas são maiores que o carinho e respeito e outros pontos importantes vão embora.
  • Você mudou sua maneira de reagir aos problemas. Antes você tentava resolver, depois começou a não se importar mais, pois sente o fim próximo. Quando sentimos não haver mais soluções, acabamos por tentar não consertar mais as coisas, apenas aguardar o tempo passar e colocar fim em tudo.
  • Ele começa a dizer que não quer mais e você não se importa com isso. Quando ele ou ela comenta sobre o fim do relacionamento, você sente um alivio, como saindo de uma prisão. Algumas pessoas não percebem este sinal nada sutil, mas é importante para pensar sobre o que você sente do fato de estar em um relacionamento. A maior parte das pessoas ignora ou não aceita o fato de não querer estar na relação, mas o alivio sentido quando a relação quase termina é sinal de que, se o amor não foi embora, está indo muito em breve.

Se o Amor Acaba, o que se Pode Fazer?

O casal tem duas opções: deixar o outro partir ou tentar novamente. Ao tentar novamente, é preciso ter certeza sobre os sentimentos nutridos pela outra parte. Depois de algum tempo junto sempre é possível reacender a chama da paixão e trazer o que tanto ambos amavam um no outro de volta. Como? Com carinho, muito trabalho e dedicação de ambas as partes.

Uma conversa intima e sincera é o primeiro passo para uma volta de fato. Vocês se amam? Se sim, ambos podem firmar um compromisso para tentar voltar. Mas ambos precisam aceitar as regras de uma volta, sabendo o quanto o caminho vai ser difícil. O amor estará lá apagado, mas os problemas, brigas e caos também. Ele ou ela sempre vai tender a tocar nas feridas nos momentos de briga e tensão.

Como Fazer o Amor Voltar

O processo de trazer o amor de volta para se chama reconstrução. Ambos precisam estar comprometidos em trazer de volta o amor que se apagou e manter a chama acesa. Para isso cada passo conta. O principal compromisso é tentar começar de novo, deixando as coisas ruins do passado no passado. É como comprar um livro novo e queimar o antigo. Comecem a reescrever a historia de ambos.

Como Salvar a Relação

Como Salvar a Relação

Esqueçam tudo. Mudem de casa, de ambiente e se curtam mais. Ao primeiro sinal de uma briga, mudem de assunto. Tentem não repetir os mesmos erros e manias que irritavam tanto alguns anos antes. Se o fato de você falar bastante sobre os pais dele irritava, tente se manter neutra na situação.

E se o Amor Acaba…

Se o amor acaba, infelizmente você vai precisar começar tudo de novo com outra pessoa. Algumas pessoas acreditam que existe apenas um par para cada um, o par perfeito, a ‘tampa da sua panela’. Bom, este relacionamento ruim pode não ter sido o seu par perfeito, por isso chegou ao fim.

O recomeço não é nada fácil, mas há maneiras diferentes de pensar e mais otimistas. Uma delas é encarando o relacionamento ruim como um aprendizado. Você com certeza aprendeu mais sobre relações humanas, sobre conviver em equipe e se conhece mais. Sabe também qual seu tipo de companheiro ideal e o que não suporta em uma relação. Algumas vezes sai mais forte e entende a dinâmica de um relacionamento longo, o que não sabia como era há alguns anos. Um fim de amor pode ser o começo para muitos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>