Fragilidades dos Homens

O homem é considerado um ser forte, protetor e capaz de enfrentar tudo e todos. Devido ao fato mencionado, a mulher acaba sendo vista como um ser frágil, que por isso necessita da proteção masculina.

Mas será que todos os homens se sentem fortes ou será que há quem se veja como um ser que também sofre com as frustrações diante algumas situações? Pensando nas questões apontadas anteriormente é que o Culturamix elaborou uma postagem capaz de abordar aspectos essenciais na vida de um homem.

Como um homem deve tratar seus sentimentos? Como eles costumam agir frente aos desafios profissionais? Será que eles são realmente mais fortes e elas continuam sendo o sexo frágil? As questões colocadas serão somente um pouco do que abordaremos no decorrer de nosso texto. Então não deixe de fazer reflexões e tome as suas próprias conclusões.

O Homem e as Questões Profissionais

Até algum tempo atrás o homem era considerado o responsável por manter o lar, proporcionar conforto à família e, de quebra, ser visto como uma figura de respeito por sua esposa e filhos. No entanto, com a inserção das mulheres no mercado de trabalho, gradativamente os homens foram perdendo espaço, mesmo que em algumas profissões a participação da mulher ainda seja vista de forma preconceituosa.

Com o crescimento do número de mulheres atuantes no mercado trabalho, é possível encontrar homens que foram substituídos pelas mulheres e outros que se sentem acuados, afinal as mulheres têm se mostrado cada vez mais capacitadas, além de serem donas de um senso de organização e um equilíbrio invejável.

Deixando de lado o fato da chegada das mulheres nas indústrias, comércio, escolas e demais setores, quais seriam os outros motivos capazes de fazer com que um homem se sinta frágil frente às questões profissionais?

  • Pressão no trabalho. Um dos motivos capazes de fazer com que o homem fique extremamente preocupado é a pressão no trabalho. Um homem que tem um chefe que o pressiona o tempo todo, que vive resolvendo problemas no ambiente de trabalho, que não tem um bom relacionamento com os demais colegas, etc, faz com que ele se sinta pressionado, o que pode provocar mudanças no humor e até alterações na saúde.
  • Medo de ficar desempregado. Talvez a maioria dos homens tenha passado pelo menos uma vez pela infeliz experiência de perder o emprego. Como o homem ainda é visto como o responsável pelo sustento do lar, alguns temem e sofrem o tempo todo com  medo de perder o emprego. Mesmo com tantas mudanças na relação homem e mulher, alguns dizem se sentir humilhados quando dependem financeiramente delas. 
  • Humilhações. Alguns homens trabalham em ambientes nos quais o respeito é quase nulo. Constantemente podemos nos deparar com pessoas que se queixam o tempo todo dizendo que não são respeitadas pelos superiores e que se sentem extremamente humilhadas com isto. Além disso, por serem vistos como pessoas fortes e capazes de enfrentar qualquer situação, alguns homens acabam não compartilhando o problema com ninguém, o que pode fazer com que a situação piore ainda mais.

Como os Homens Lidam com os Sentimentos

Sabe o velho clichê que diz que homem que é homem não chora? Pois é, infelizmente alguns acabaram crescendo com a mentalidade de que não podem esboçar nenhum tipo de dor ou qualquer tipo de sofrimento.

Alguns homens acham que chorar por qualquer motivo e expor os sentimentos pode fazer com que as demais pessoas o vejam como seres frágeis, o que para alguns é uma situação totalmente humilhante. No entanto, alguns querem até se expressar, mas ficam intimidados e acabam sofrendo calados.

Na realidade, o homem sofre como a mulher, tem frustrações, medos e não difere neste sentindo. Portanto, pensando de forma sensata, o homem tem todo o direito de se expressar e mostrar que pode até ser mais forte fisicamente, mas sentimentalmente é frágil como as mulheres e por isso tem todo o direito de sorrir, chorar, ter medo, etc.

A Saúde do Homem

O público feminino até então era considerado o sexo frágil, mas após uma pesquisa feita pelo IBGE, talvez o conceito anterior seja deixado de lado, pois o instituto concluiu que a expectativa de vida do brasileiro está aumentando. Mas sabe qual foi a outra conclusão da pesquisa? Descobriu-se que as mulheres ainda continuam vivendo mais que o homem, cerca de 7,6 anos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=n45AKDAQi24[/youtube]

Em outros países a conclusão também foi a mesma, apesar de que a diferença da expectativa entre ambos esteja se igualando, pois a mulher tem sofrido stress e desenvolvido alguns hábitos de vida nem sempre saudáveis, o que também é um sinal de alerta.

Talvez  a grande diferença na expectativa de vida de um homem e de uma mulher não seja tão óbvia, mas o fato é que mesmo não dispondo de uma força física tão acentuada, a mulher costuma ser mais preocupada com as questões ligadas a saúde, sempre que detecta algum problema costuma procurar imediatamente um médico, geralmente faz exames de prevenção, entre outras atitudes que evitam alguns problemas e reforçam a saúde feminina.

Em contrapartida, muitos homens sentem vergonha de fazer alguns exames e só procuram a ajuda médica quando percebem que a situação está se agravando. Talvez a diferença na forma como ambos tratam as questões relacionadas a saúde seja uma das causas responsáveis pela diferença da expectativa de vida entre ambos.

Ser homem não significa ser uma pessoa invencível, uma pessoa capaz de reagir de forma viril frente a qualquer situação. Um homem sensato precisa manter sempre o equilíbrio, precisa se mostrar forte e frágil, agir de forma racional e deixar o coração falar, rir e chorar, enfim, um homem de verdade é aquele que não precisa mostrar a sua força, mas mostra as sua qualidades sendo verdadeiro e sensível para tratar tudo aquilo que rege a sua vida.

E você, o que acha sobre o tema? Deixe o seu comentário registrado, pois ele será muito importante para a discussão.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Qualidade de Vida

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *