Como Confessar uma Traição: A Verdade é Sempre o Melhor Caminho

Ao pensar em traição, acabamos relacionando o ato a um problema que pode ocorrer em um relacionamento amoroso. No entanto, traição é um assunto muito amplo, já que pode ocorrer entre amigos, sócios, familiares, enfim, na vida de qualquer pessoa que estabelece algum tipo de relacionamento com outro indivíduo.

Traição

Pensar em traição é algo muito complexo, já que podemos sofrer com o medo de acabar caindo em tentação, ou mesmo sofremos por pensar que a qualquer momento podemos ser traídos, mesmo pelas pessoas que dizem nos amar e fazem parte de nosso círculo de amizade. Portanto, para entender questões tão complexas, a partir de agora faremos alguns aprofundamentos relacionado ao assunto em questão.

Por que Trair?

Se você já traiu alguém, ou ao menos pensa na questão, vale a pena refletir na pergunta inicial deste tópico: por que trair?

Na realidade, pensar nos motivos que levam um indivíduo a trair a confiança de alguém não é tão simples, afinal como tudo começa? Por que mesmo tendo livre arbítrio algumas pessoas acabam escolhendo permanecer um relacionamento mesmo sem querer? É, não há como generalizar, cada caso é um caso, por isso a partir de agora apresentaremos alguns motivos que podem ser cruciais para que uma traição ocorra.

Pesquisando sobre o assunto pudemos constatar que os motivos expostos em sites especializados nos assunto vão desde os mais simples, corriqueiros, até os motivos mais graves, que acabam impulsionando e tornando uma traição algo “inevitável”.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gbQfW6ppXPw[/youtube]

  • Carência: Algumas pessoas acabam se sentindo deixadas de lado em um relacionamento, ou seja, parece que estão acompanhadas, mas ao mesmo tempo sentem a ausência de carinho, e aquele amor que parecia borbulhar no início, vai perdendo a força.  Com tudo isso, muitas vezes a pessoa encontra alguém, fora do relacionamento, que a compreenda e acaba traindo o seu (sua) real companheiro (a).
  • Falta de Diálogo: Outro motivo dado por muitas pessoas que traem, e nesse caso não nos referimos somente aos casos de relacionamento amoroso, é a falta de diálogo, que vai enfraquecendo a relação e distanciando as pessoas. Nesse caso, mais uma vez o encontro de alguém que tenha um ombro amigo pode ser a porta aberta para que haja traição.
  • Desejo: O anseio por algo novo, a vontade de se aventurar, a busca por experiências mais significativas, entre outros motivos, acabam ascendendo o desejo e, consequentemente, podem impulsionar uma traição. Na realidade, ao longo do tempo muitas pessoas acabam perdendo o desejo que sentiam no inicio do relacionamento, e quando conhecem alguém que acaba despertando o desejo, muitas vezes permanecem no relacionamento, talvez por comodismo, mas não deixam de se aventurar em um relacionamento extra.
  • Sentimento de poder: você já parou para pensar que algumas pessoas acabam traindo no intuito de se sentirem melhores do que os outros, irresistíveis? É, na realidade isso é um fato inegável, pois há quem não consiga se manter fiel por acreditar que tem um instinto sedutor, que faz com que a pessoa seja elevada a um sentimento muito forte de poder. Há também pessoas que traem no intuito de elevar a auto estima, já que quando estão com uma pessoa, essas pessoas acreditam que não estão sendo desejadas por mais ninguém, o que nem sempre é verdade.

Na realidade, existem diversos motivos que podem impulsionar uma traição, isso de acordo com quem trai. No entanto, algumas pessoas acreditam que qualquer problema no relacionamento não seja motivo suficiente para que ocorra a traição.

Como Confessar uma Traição?

Agora que ficamos a par dos principais motivos que levam uma pessoa a cometer a traição, partiremos para outro ponto: como confessá-la?

De repente, caro leitor, você passou pela experiência de trair alguém que você gostava, ou quem sabe ainda gosta, e gostaria de abrir o jogo, ou seja, colocar tudo em risco para simplesmente reparar seus atos e mostrar que está arrependido (a).

Na realidade, muitas pessoas que traem pela primeira vez, acabam tornando isso um hábito, ou seja, a partir da primeira traição passam a buscar outros relacionamentos com frequência. No entanto, aquele ditado que diz: “Quem trai pela primeira vez, trairá sempre” nem sempre é verdade, pois ao passar por essa experiência, muitas pessoas acabam vendo que nem sempre um outro relacionamento será capaz de completá-las.

Como Contar

Trair é uma questão de escolha, apesar de muitos dizerem que caíram em tentação, acredita-se que existem sim situações em que fica quase impossível resistir, mas como ninguém é obrigado a nada, mesmo que no impulso tudo é feito conscientemente.

Portanto, se você conhece alguém que traiu e pretende confessar ao parceiro, ou se você mesmo passou por essa experiência, saiba que não existe uma fórmula certa para confessar uma traição, pois diferente dos contos de fada, nem sempre o final será feliz.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OZoAEunjQvo[/youtube]

Se você acredita que mesmo tendo mentido em determinado momento, falar a verdade sempre é a melhor escolha, coloque tudo em risco em seja sincero com o seu parceiro (a). O começo da conversa será bem complicado, pois você se sentirá muito constrangido ao contar tudo o que aconteceu. No entanto, comece dizendo que você errou, e não inicie dando desculpas que errou porque o seu (sua) parceira não cumpriu com a parte dele (dela), pois se isso ocorrer a conversa poderá tomar rumos ainda piores.

Após confessar o seu erro, veja como a conversa prosseguirá, e caso o seu (sua) companheiro (a) queira, conte como tudo aconteceu, pois assim ele (ela) verá que você estará contando a verdade e sentirá um pouco mais de confiança em você.

Depois de contar tudo, sem esconder detalhes, chega o momento de dizer o motivo que o (a) fez confessar a traição. O segredo para o próximo passo é abrir o coração, ou seja, diga que você preferiu colocar o relacionamento em jogo do que mentir, pois isso reforçará que mesmo após um erro, você ainda respeita e tem algum sentimento pela pessoa que está ao seu lado.

Demonstre o quanto foi difícil tomar a decisão de confessar a traição, e, além disso, reforce que você até poderia ter escondido o ato, mas como você, mesmo tendo traído, ainda tem consideração por seu (sua) parceiro (a), preferiu confessar e tentar repara o seu erro.

O final da conversa não poderemos saber como será, já que após uma conversa dessas, algumas pessoas acabam recebendo o perdão e outras já não têm esse privilégio, mas pelo menos saem com a consciência tranquila. Portanto, se você passou por isso, nossa única indicação é que você tente manter um diálogo sincero e equilibrado, afinal é o mínimo que quem foi traído espero.

Se você já passou por uma situação semelhante às que foram mencionadas, relate-as ao final de nosso post, pois certamente muitas pessoas poderão tirar ensinamentos valiosos a partir de seu relato.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Vida a Dois

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *