Damas de Honra

As damas de honra não devem chamar mais atenção que as noivas, mas não tem como dizer que elas dão um charme todo especial para a cerimônia de casamento. Afinal de contas são elas que devem “preparar” a entrada da noiva. Por isso, é importante pensar em cada detalhe no que diz respeito as damas de honra. Veja algumas dicas!

1- Escolha da idade das damas de honra

É comum que a escolha acabe sendo feita por laços sentimentais, porém, não esqueça que uma dama de honra muito pequena pode acabar sendo um problema. Quantas crianças já se negaram a entrar na igreja bem na hora da cerimônia? A idade, o caráter da criança, podem fazer com que ela “trave” bem na hora, por timidez, por nervosismo. O ideal, portanto, considerando sempre o humor e o jeito da criança, é que a escolha da dama fique entre 5 e 12 anos de idade.

2- A quantidade de damas de honra quem escolhe é você

Não se preocupe com quantidade, pois não existe uma regra para tal. Leve somente em consideração o tamanho da igreja em que será realizado o casamento. O importante é manter a estética e equilíbrio.

3- Faça um ensaio

O ideal tendo uma criança como dama de honra é fazer um ensaio antes do casamento. Ensaiar faz com que as chances de alguma coisa não funcionar diminua e muito. Se no ensaio, a menina demonstrar timidez ou algum receio, sinal vermelho, não vai dar certo na hora da cerimônia e é melhor partir para o plano “B”.

4- Damas de honras adultas

Quem assisti filme americano já percebeu que por lá, as damas de honra são adultas, porém, no Brasil não é comum e pode ser que os convidados não acostumados, não vejam a ideia com bons olhos. Mas, se for o caso, essas damas precisam ser muito importantes para o casal.

5- A escolha do vestido das damas de honra

Como qualquer peça de roupa para casamento ou qualquer outro evento, o horário que acontecerá deverá ser levado em consideração, assim como a decoração da igreja. No caso das damas de honra pequenas é muito importante que elas estejam com roupas confortáveis, principalmente sapatos.

O correto, é de bom tom, que os noivos se ofereçam para pagar as roupas das crianças que entrarão na igreja com elas. Não é uma obrigação, mas é de bom tom e a oferta poderá ser recusada e os pais se encarregarem das despesas. Porém, o que levam as damas, como almofada com alianças e buquê, isso sim, fica por conta dos noivos.

Dicas Para Não Errar Na Hora Da Escolha Do Vestido De Damas De Honra

A regra número um e básica para quem está em busca de um vestido para dama de honra: ela não é a noiva. Nada de vestir a dama de honra como se fosse a miniatura da noiva. Pelo contrário, deve ser um vestido único e a criança deve ficar com cara de criança e não tentando imitar um adulto.

A escolha do vestido deve levar em consideração também a idade da dama de honra, com elementos infantis, se for uma criança, por exemplo, mas se for mais velha, evitá-los.

O estilo do vestido pode se repetir, pode ser o mesmo da noiva, como por exemplo, a linha romântica, mas as semelhanças param por aqui.

1- Vestidos coloridos para damas de honra é uma opção uma vez que o branco deveria ser exclusivo da noiva. Porém, neste caso, o colorido deve ser muito sútil, claro, próximo ao branco. Se estiver combinando com a decoração da igreja, melhor ainda.

2- O que o horário deve determina na hora de escolher o vestido da dama de honra?

O que vai determinar mesmo o vestido da dama de honra é o estilo do casamento e dos noivos, mas alguns detalhes devem ser levados em consideração, como a hora que a cerimônia acontecerá. Casamentos que acontecem de dia exigem tecidos mais leves, por exemplo, enquanto os que ocorrem à noite pedem texturas mais encorpadas. O brilho deve ser evitado ao máximo durante o dia, caso tenha, deve ser muito discreto.

Tudo deve ser muito bem conversado e discutido com a noiva, que pode ter em mente alguns desejos.

3- O tempo para a escolha do vestido das damas de honra não deve ultrapassar dois meses antes do casamento. É um período considerado suficiente para chegar a decisão final com o melhor para a cerimônia, para as damas e noivos. Neste caso, é bom que sejam feitas duas provas antes da entrega do vestido para as damas de honra.

Se a noiva quer mais tempo, vai ter que fazer mais provas. Terá que ter mais tempo para ver as cores, modelos e chegar no que é ideal para a sua cerimônia. Se quer algo muito específico, a antecedência é fundamental para se atingir o objetivo final.

Porém, o conselho de espertos que realizam cerimônia e organização de casamentos é não complicar o processo. Não exagerar nas exigências e muito menos exigir muito das daminhas de honra, se elas forem pequenas, menos ainda. Crianças não costumam ter muita paciência e o fato de ter que vestir muitas vezes a roupa para prova, ter que ficar quieta enquanto os ajustes terão que ser feitos pode ser um desafio. Sem falar que a criança pode ficar tão irritada que resolve não quer mais participar.

4- Quando as damas de honra são da mesma idade é ideal que os vestidos sejam exatamente iguais. Considerando que o tamanho delas também é basicamente o mesmo. Quando se tem uma mais velha e a outra nova, o traje da mais velha pode ter alguns elementos diferentes, mas não o faça completamente diverso.

Porém, na segunda hipótese, em que os vestidos das damas não são exatamente iguais, é importante que sigam o mesmo estilo, “conversem” entre si e sigam o mesmo estilo. Obviamente, mesmo sendo modelos diferentes, o tecido usado deverá ser o mesmo.

Quem não parou para assistir o casamento real de William e Kate na Inglaterra? A imprensa não deixou de filmar em um só minuto para mostrar tudo ao mundo, como foi o vestido da noiva, como foi a decoração, o que teve de novadade, etc.  As damas de honra e os pajens foram crianças lindas que mais pareciam anjinhos. Tudo foi perfeito. Afinal, dinheiro era o que não faltava, mas você pode fazer uma festa linda sem gastar tantos milhões assim.

A festa de casamento tem uma coisa que é super importante e não se pode abrir mão dela: que a festa seja parecida com o casal. Se os dois que se amam estão se unindo, casando e resolveram fazer uma festa para celebrar o amor deles, com toda a certeza a festa tem que ser a cara do casal, com a personalidade dos dois. A festa não precisa ser glamorosa para ser chic. Nem extravagante. É apenas uma questão de saber decorar e usar os elementos que se tem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Trajes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *