Quanto Tempo Dura a Paixão

Quando diz que teve ou não química com o Fulano ou Cicrano não está de todo sendo metafórico já que o estado fisiológico da paixão é realmente químico com sintomas psíquicos e físicos. Durante o período em que a paixão está se manifestando enquanto estado fisiológico aumenta a intensidade da atividade cerebral e hormonal de maneira bem parecida com a que uma droga faz.

Nessa fase as pessoas costumam ter o seu poder de julgamento crítico reduzido assim como o discernimento e a racionalidade. Por isso é comum que as pessoas façam coisas que depois de alguns meses não compreendem. A paixão é uma sensação maravilhosa que toma conta das pessoas, mas que tem um prazo de validade, no máximo quatro anos. 

O Amor e as Três Fases

A ciência tem se dedicado com afinco a compreender e explicar o que é o amor, todo mundo já sentiu ou vai sentir um sentimento de enlevo em relação à outra pessoa e provavelmente ficará confuso por não conseguir entender porque sente o que sente, às vezes até mesmo contra a sua própria vontade.

Observando do ponto de vista biológico os cientistas descobriram que o amor pode ser dividido em três diferentes fases, confira abaixo quais são essas fases e tente descobrir em qual delas você está. 

Primeira Fase – Desejo ou Luxúria

A primeira fase do amor é a fase do desejo ou da luxúria em que os hormônios falam mais alto e estão em busca da satisfação sexual. A testosterona costuma ter um papel bem importante nessa fase em que não há muita elaboração emocional.

Segunda Fase – Amor Romântico ou Paixão

Nessa fase as pessoas se encontram no chamado amor romântico ou paixão em que existe forte atração física e sexual. Nessa fase as pessoas passam por muitas sensações e são influenciadas por várias substâncias como endorfina, noradrenalina, serotonina, progesterona, estrógeno entre outras.

Terceira Fase – Criação de Vínculo

Na terceira fase o casal começa a construir de forma gradual um vínculo mais duradouro, o que poderíamos chamar de amor no sentido mais literal da palavra. Nas mulheres o hormônio da Oxitocina começa a agir e nos homens o hormônio Vasopressina. Esses podem ser chamados de os hormônios do vínculo. 

A Ordem das Fases

Geralmente as três fases acontecem nessa ordem que apresentamos acima, porém, é claro que as pessoas são diferentes entre si e pode acontecer de as fases se inverterem. Além disso, os cientistas deixam claro que mesmo que uma pessoa tenha um vínculo amoroso real com alguém não está livre de se apaixonar por uma terceira pessoa, ou seja, é possível viver as fases com diferentes pessoas ao mesmo tempo.

O Estado da Paixão

A paixão é algo que desperta tanta curiosidade humana que foram realizados estudos em vários lugares do mundo para tentar desvendar o que é e quanto tempo dura. Estudos norte-americanos assim como estudos europeus concluíram que a paixão é um estado de alteração mental e física que tem características bem peculiares cuja duração é no máximo entre 12 e 48 meses. Em média a paixão dura dois anos.

Mas, é importante deixar claro que outros fatores, além dos químicos, influenciam no tempo que essa paixão irá durar. Entre esses fatores estão a expectativa que cada um tem na relação, a educação que recebeu dos pais, a sua cultura, o psicológico, a forma de se relacionar e outros.

Tempo de Validade

A paixão tem tempo de validade porque o cérebro humano não tem como manter a produção de tantos hormônios por muito tempo. Trata-se de um processo biológico e mesmo que as pessoas desejem se sentir apaixonadas a vida inteira isso não é possível. A perpetuação desse estado pode acontecer de maneira patológica por meio de transtorno obsessivo-compulsivo, mas nesse caso é um amor patológico.

Paixão que Vicia

A paixão pode ser comparada com uma droga no que se refere ao vício, isso porque algumas substâncias no cérebro são alteradas. A endorfina, noradrenalina, dopamina e a adrenalina aumentam substancialmente enquanto a serotonina é reduzida. O desequilíbrio dessas substâncias acontece de forma parecida com um transtorno obsessivo compulsivo ou mesmo com o que o uso de drogas causa.

Dessa forma podemos concluir que a paixão é sim um estado que pode viciar assim como uma droga. Para os cientistas a paixão é quase um transtorno tendo uma linha bem tênue entre um e outro. Já existem estudos de cientistas que buscam compreender em que momento uma paixão se torna patológica e passa a ser um transtorno.

Paixão Que Cega

Já aconteceu com você ou com alguém próximo de se apaixonar por alguém e depois de alguns meses perceber que não faz o menor sentido estar com essa pessoa? Isso pode ser explicado através da enxurrada de hormônios que toma conta do organismo e que faz com o sistema límbico se altere, esse sistema é a central de emoções que faz com que a pessoa acabe tendo uma visão distorcida do outro.

No começo da paixão é difícil que as pessoas vejam os defeitos dos parceiros porque associam estar com a pessoa com algo prazeroso. Nessa fase é normal que as pessoas tenham alguns pensamentos que beirem a obsessão e também a posse sexual do outro.

O Papel da Natureza

O ser humano é um animal como os demais animais e dessa forma o objetivo da natureza para os casais é um só, que criem um vínculo mais rápido possível para que possam se reproduzir. Dessa forma é difícil que uma pessoa apaixonada enxergue os defeitos da outra e que pense que um dia poderá ser traída.

Traição e Paixão

Infelizmente uma traição pode acontecer em qualquer momento da paixão, seja nos primeiros meses em que existe a possibilidade de sentir desejo por outras pessoas, seja nas fases seguintes. Nos primeiros meses as chances de uma traição são bem menores porque a pessoa está voltada apenas para química que a liga a outra pessoa, mas pode acontecer. Como destacamos acima é possível ter um vínculo de amor com um indivíduo e se apaixonar por outro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *