Erros Mais Comuns na Educação dos Filhos

 Educar um filho, independente da idade que ele tem, não costuma ser uma tarefa tão fácil, já que na condição de pai ou mãe, o indivíduo passa a ser o responsável pela formação da criança em todos os aspectos. O fato é que mesmo em meio a tantas dificuldades, os pais sempre estão em busca do caminho certo, ou seja, estão sempre dispostos a fazer o melhor pelos seus filhos, desde que o melhor não seja conveniente somente a criança ou ao adolescente, mas que parta de bons princípios e contribua para o desenvolvimentos do menor.

Para facilitar a compreensão dos leitores do Culturamix, selecionamos alguns aspectos fundamentais para que você veja o que não pode fazer ao educar o seu filho. Confira com atenção cada apontamento e analise como tem sido a sua postura como pai.

  • Não se Renda a Todos os Desejos do seu Filho

É claro que todos, ou pelo menos a grande maioria, dos pais prezam pelo bem estar do seu filho. Alguns costumam dizer que fazem de tudo para que a criança seja feliz e tenha um vida confortável, já que eles durante a infância tiveram muitas privações. No entanto, o erro começa a aparecer quando os pais passam a fazer mais do que deveriam e se rendem a todos os desejos da criança.

Não há nenhum erro em querer dar carinho e uma boa condição de vida, mas tome muito cuidado com os exageros, pois determinadas atitudes podem fazer com que seu filho se transforme em uma criança mimada e mais tarde em um adulto que não sabe ouvir um não e não admite que seus desejos não sejam realizados.

  • Dê Exemplo

Sabe aquela velha frase que diz: “Faça o que eu mando e não faça o que eu faço”? Pois é, no caso dos filhos ela não funciona nem um pouco, pois os pais são vistos pelo filho como exemplos, por isso antes de tomar qualquer atitude, nunca se esqueça que sempre tem alguém olhando e se espelhando nas suas ações.

Se você quer que o seu filho seja uma pessoa íntegra, tenha sempre uma conduta condizente, ou seja, preze pela honestidade, sinceridade, entre outros valores, pois assim seu filho terá em que se espelhar e possivelmente repetirá suas ações positivas.

  • Cuidado Com os Elogios

A partir de o momento em que uma pessoa tem o privilégio de ser pai, certamente muita coisa mudará na vida dela. E desde o nascimento da criança é comum que os pais passem a admirar e vibrar com o desenvolvimento e, consequentemente, com as ações do pequeno.

Admirar e reconhecer as atitudes positivas de seu filho não é nem um problema, mas o erro passa a existir quando os elogios são feitos de forma excessiva, a ponto de você já não enxergar os defeitos da criança.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=z1KENRjT5-U[/youtube]

Lembre-se que nem sempre na vida seu filho será reconhecido por tudo o que ele fizer, por isso não o acostume a ser sempre “paparicado”. Saiba elogiar no momento certo e deixe sempre claro que algumas atitudes positivas não necessitam de elogio, já que como cidadãos íntegros, temos o dever de sempre fazer o bem, independente para quem.

  • Imponha Limites e Regras na Educação de Seus Filhos

Quem ama realmente educa, não é verdade? E educar parte do princípio de que é essencial fazer com que seu filho compreenda a importância das regras e dos limites na educação dele. Portanto, desde a infância mostre que as regras existem e elas não devem ser respeitadas somente em casa, mas em qualquer lugar que vocês frequentarem.

Deixe cada regra bem clara e mostre para o seu filho que mesmo você o amando tanto os limites são essenciais para que ele saiba conviver e ser bem aceito por onde ele passar.

  • Lembre-se que as Ameaças Nem Sempre Funcionam

Alguns pais costumam ameaçar os filhos dizendo que se ele fizer determinada coisa será privado de algo eu gosta muito. Há também pais que ameaçam as crianças durante a infância dizendo que se elas fizeram ou deixarem de fazer alguma coisa serão pegas pelo bicho papão, entre outros personagens irreais ou até reais.

O fato é que as ameaças são desnecessárias e, em alguns casos, podem até causar traumas na criança. Então ao invés de dar espaço para ameaças infundadas, procure tomar atitudes sensatas e justas em relação a educação do seu filho, pois desta forma o aprendizado será mais saudável e eficaz.

  • Aprenda a Dizer Não

Apesar de a palavra não ser forte e nem sempre soar como algo positivo, certamente ele será responsável pela boa educação do seu filho. Portanto, deixe sempre  claro o porquê do não e mostre a ele que nem sempre na vida nós conseguimos o que queremos, por isso é essencial aprendermos desde pequeno a ser contrariados.

  • Dê Argumentos

Se você tem uma postura autoritária, sempre diz não e quando é questionado(a) diz que não interessa o motivo, já que você é o pai, saiba que o seu NÃO não servirá para o aprendizado do seu filho, mas para que ele fique ainda mais revoltado e inconformado com a situação.

É claro que os pais têm o direito, e até o dever, de dizer não aos filhos, mas é essencial que na figura de um educador ele saiba se posicionar e explicar o porquê da sua atitude, pois assim a chance de ser compreendido será bem maior e possíveis conflitos serão evitados.

  • Respeite os Sonhos e o Limite dos Seus Filhos

Além da necessidade de ser amado o seu filho precisa ser respeitado, por isso ensine o seu filho a fazer as escolhas certas, mas permita, desde que ele esteja maduro, que ele trace o caminho e conquiste os objetivos que ele sonhou.

Muitos pais costumam tentar fazer com que seus filhos sejam aquilo que eles gostariam de ter sido, mas se esquecem que cada um tem seus próprios sonhos, por isso torcer pelo sucesso de seu filho já é uma atitude admirável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *