Dicas Para Fazer O Bebê Dormir Uma Noite Tranquila

Ter uma noite de sono tranquila é o desejo de todos os pais, não é verdade? No entanto, para que eles consigam descansar em paz, sabemos que é fundamental que a criança também compartilhe de um sono de qualidade.

Engana-se quem pensa que somente os pais de primeira viajem sofrem com a falta de sono e o choro da criança durante a noite, afinal o sono do bebê não está ligado somente à experiência que os pais compartilham, mas pode estar relacionado a alguns hábitos, ou até a algum problema de saúde que a criança esteja enfrentando.

E mesmo que não haja uma receita infalível para que o seu bebê durma muito bem, o Culturamix foi atrás de algumas dicas, para que você tente desenvolver hábitos que contribuam com a qualidade de sono de seu bebê.

Compreenda a situação: Antes de abordar as dicas, é imprescindível que você tenha ciência de que é comum que nos três primeiros meses de vida o bebê acorde algumas vezes durante a noite, já que neste período a criança sente bastante fome e quer mamar em pequenos intervalos. No entanto, após o primeiro trimestre de vida, a criança passa a contar com um hormônio, que tem a capacidade de fazer com que a criança diferencie o dia da noite.

Crie uma rotina: Nas fases iniciais a criança necessita de uma rotina. Procurar colocar a criança para dormir sempre no mesmo horário, dar o leite e os banhos nos mesmos horários, etc, pode fazer com que a criança acabe se acostumando com os horários e não tenha tanta dificuldade em respeitá-los.

Proporcione momentos de tranquilidade: Se você é do tipo de pessoa que adora ver seu filho brincando e fazendo travessuras o tempo todo, saiba que suas ações nem sempre terão resultados positivos, já que uma criança agitada demorará muito mais tempo para se acalmar. E para criar um ambiente de muita calma, procure tranquilizar seu bebê pelo menos uma hora antes do momento em que você irá colocá-lo para dormir. Portanto, tranquilize a criança com um carinho, uma música de ninar tranquila, etc.

Evite sonecas prolongadas: Muitos pais deixam que seus filhos durmam durante o dia por um longo período e depois querem que a criança tenha sono para dormir uma noite inteira, sem nenhum tipo de interrupção. No entanto, as sonecas prolongadas tendem a diminuir a qualidade do bebê, então vale controlar o tempo de sono durante o dia. Além disso, procure colocar o bebê em um ambiente um pouco mais iluminado, pois isso fará com que ele não se sinta tão estimulado para dormir bastante.

Aproveite o cansaço da criança: Todo pai que conhece bem o seu filho sabe que a criança dá sinais bem claros quando já está cansada e precisa dormir. Então, quando a criança começar a ficar enjoadinha, fazer birra, ou até coçar os olhos, aproveite a oportunidade e já leve-a para o berço, pois certamente você conseguirá fazê-la dormir sem nenhuma dificuldade.

Faça do berço um lugar de descanso: Muitos pais costumam investir em um arsenal de brinquedos para que a criança fique intertida e dê um tempo de descanso para os pais. No entanto, encher o berço de brinquedos durante o dia pode até ser uma excelente alternativa, mas quando a criança tem contato com os brinquedos durante o momento de dormir, certamente ela sentirá vontade de brincar, o que poderá fazer com que o sono vá embora.

Aposte no banho: Mesmo após um dia agitado, um bom banho para dormir pode ser o segredo para que a criança fique calma. Portanto, prepare o banho da criança e não se esqueça de verificar a temperatura da água, pois com uma temperatura fria, ou mesmo quente demais, o resultado poderá ser desastroso, já que a criança poderá se sentir incomodada e perca a calma. Além disso, aposte em produtos que contêm substâncias calmantes, pois um simples cheirinho pode fazer toda diferença neste momento.

Leve a criança para o ambiente certo: Muitos pais costumam fazer o bebê dormir no colo, na cama do casal ou até no carrinho. No entanto, este tipo de prática pode até ser funcional no início, o problema é que ao colocar o bebê no berço, a chance de ele acordar e ficar ainda mais agitado é grande. Portanto, faça com que a criança se habitue a dormir no mesmo lugar, pois além de criar uma rotina, sua atitude certamente fará com que a criança se sinta segura e permaneça mais calma.

Deixe que a criança descanse em paz: Assim como você espera ter uma noite agradável, certamente seu filho espera repousar com tranquilidade. Então, ao invés de ficar indo ao quarto do bebê a noite inteira, deixe que seu sono seja interrompido quando realmente for necessário. Muitas vezes o simples ato de você verificar o sono da criança fará com que ela se assuste com algum barulho e acorde chorando.

Alimente seu bebê adequadamente: Além de apostar em uma alimentação adequada durante o dia, procure amamentar o bebê um pouco antes de ele dormir, para que ele se sinta satisfeito e não tenha que acordar chorando de fome durante a noite. Portanto, procure amamentar o bebê minutos antes de ele dormir, levando em conta que é totalmente compreensível que ele sinta fome durante a noite.

Adeque a temperatura do ambiente: Por mais que pareça estranho, muitas vezes agasalhamos muito bem a criança, mas nos esquecemos de levar em consideração, também, a temperatura do ambiente, o que nos faz agasalhar demais a criança, fazendo com que ela sofra com o calor, ou deixemos de agasalha-la e adequar a temperatura do ambiente.

Evite que o bebê sofra com gases: Principalmente nos três primeiros anos de vida é comum que o bebê sofra com gases, por isso procure alimentá-lo adequadamente e não deixe de desenvolver hábitos de alimentação saudável, já que quando a mãe ingere determinados alimentos, pode provocar gases no bebê. Além disso, não deixe de comunicar o problema ao médico e, se necessário for, medique o bebê, coma orientação do pediatra.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *