Crianças Muito Tímidas: Como Ajudar Para Que Elas Sejam mais Felizes

Muitas crianças são rotuladas como tímidas. Se você entender o que este termo realmente significa, você pode verificar que a timidez não é uma qualidade negativa para todas.

A timidez pode ser uma ajuda ou um obstáculo a uma criança, dependendo em parte de como ela é tratado. Nesse artigo vermos como crianças muito tímidas podem ser ajudadas para que sejam mais felizes.

Até Que Ponto É Normal

Até Que Ponto É Normal

Quando a Timidez Ajuda a Criança

A timidez é um traço da personalidade, não uma falha. Algumas das pessoas mais leais que você porventura conheceu eram tímidas. Essas pessoas tendem a serem ouvintes atentos, amigos particulares que você pode confiar, mesmo sem dizer uma palavra.

A timidez é o que pode trair uma pessoa para outra, pois normalmente ela faz a sua presença silenciosa ser sentida. Não há nada de chamativo sobre a pessoa, mas sua linguagem corporal e comportamento diz tudo.

No caso das crianças, não há necessidade de dizer se desculpando: “Ele é tímido”, especialmente na frente de outras crianças. Não há nada de errado, e é um direito dos outros serem tímidos. Muitas pessoas não entendem a timidez e igualam esse comportamento tímido como se fosse um problema. Elas acreditam que uma criança tímida deve sofrer de baixa autoimagem.

Na maioria das vezes esse rótulo não poderia ser mais injusto. Muitas crianças tímidas têm um sólido autoconceito. Eles têm uma paz interior que brilha; se o indivíduo extrovertido fosse tranquilo o tempo suficiente iria perceber o seu brilho e a calma que uma pessoa tímida pode transmitir.

Os pais ainda se preocupam quando seus filhos se esquivam de uma multidão. Eles são apenas tímidos ou há um problema sério? É só analisar essa atitude: quando uma criança tímida tem a autoestima saudável, faz contato olhando nos olhos dos outros, é educada, e parece feliz com ela mesma, ela é apenas silenciosa. Seu comportamento é geralmente bom, e é uma criança boa para estar por perto, sendo que as pessoas se sentem confortáveis em sua presença.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=InBiq9VTf9U[/youtube]

Algumas crianças “tímidas” apresentam o pensamento profundo e são cautelosas. Elas são lentas para se aproximar de estranhos. Elas estudam a pessoa para ver se o relacionamento vale a pena o esforço.

As crianças tímidas muitas vezes têm a paz interior de tal forma que sua timidez é uma forma de protegê-la. As crianças tímidas normalmente são felizes e cautelosas em suas amizades, mas uma vez que elas fazem um amigo é para a vida.

Ela é uma pessoa reservada, com um monte de coisas valiosas no seu intimo para que os outros possam descobrir. Ela se aproxima lentamente de suas novas amizades, mas uma vez confortável na sua presença, ela é encantadora.

Normalmente, as crianças tímidas são denominadas de “reservadas”, ou muito “tranquilas”, ou ainda muito “concentradas”, porém esses traços podem ser vistos como um comportamento positivo.
Quando a Timidez é um Obstáculo

Em algumas crianças, a timidez é a manifestação de problemas internos, e não de uma paz interior. Esta criança é mais do que tímida, ele se esquiva dos outros. Ela evita o contato visual e tem uma grande quantidade de problemas comportamentais. As pessoas não se sentem confortáveis em sua presença.

Quando você observa esse tipo de criança, você descobre que ela age a partir da raiva e do medo, em vez de paz e confiança. Quando mais você se aprofundar em sua personalidade, mais encontrará nela muitas vezes atitudes de receio de se expor ou mágoa.

Escondendo-se Atrás do Véu da Timidez

Algumas crianças se escondem por trás do rótulo da timidez para que elas não tenham de revelar um assunto que elas não gostam. É mais seguro para elas não mostrarem nada, então se escondem em uma espécie de escudo protetor. O rótulo de “tímido” torna-se uma desculpa para o não desenvolvimento de habilidades sociais e uma razão para não exercê-las.

A criança pode usar sua desmotivação como uma timidez para uma defesa contra a tentativa a mais, e uma desculpa para não ser cobrada no nível de seu desenvolvimento e competências. Para estas crianças, a timidez é uma desvantagem, reforçando a sua falta de autoestima.

Para curar a timidez, ela deve construir a autoconfiança. Esta criança precisa de pais nos quais ela possa confiar, que a discipline de uma maneira que não a leve à raiva internalizada e a aversão por si mesma.

Fique de Olho

Fique de Olho

Antes de dois anos de idade, muitas crianças são espontâneas. Elas agem antes de pensar, especialmente nas relações sociais. Entre dois e quatro anos de idade, as crianças passam por uma segunda fase de ansiedade, como elas se tivessem medo das pessoas que não conhecem.

Os pais se perguntam o que fazer com a timidez de seu filho. É apenas uma fase passageira? E caso a criança seja encorajada a se tornar mais extrovertida? Será existe um problema mais grave subjacente? Aqui está o que fazer:

  • – Abrace seu pequeno filho: primeiro, reconheça que você é abençoado por ter um filho sensível, profundamente carinhoso, apesar de reservado, e lento para se aproximar de estranhos, fazendo abordagens e relações sociais com cautela, mas em geral parece ser uma criança feliz. Abrace seu filho tímido. Desse modo, o mundo com certeza será um lugar mais suave para ele viver.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cOBETb1dv34[/youtube]

  • – Crie um ambiente confortável que permita que a personalidade social de seu filho, se desenvolva naturalmente. Nunca rotule uma criança de “tímida”. Ao ouvir isso uma criança se sente mal acha que há algo de errado com ela, e isso vai fazê-la sentir-se mais tímida ainda. Se você precisa usar palavras para descrever o seu filho use “reservado”. Este termo é mais agradável que outro.
  • Os rótulos também afetam a maneira como os outros irão tratam seu filho. Chamando-o de “tímido” pode torná-lo mais carente, como se houvesse algo neles que tivesse de ser corrigido. A timidez na criança não é um problema, só depende da importância que os pais são dão a esse comportamento do filho.
  • -Não coloque a criança tímida em evidência, Respeite o nível de conforto de uma criança em mostrar uma habilidade em público. Algumas crianças nascem artistas, basta ter um público e elas estarão no palco.

Outras guardam suas habilidades com cautela e devem gradualmente ficar confortável como as competências que podem desenvolver. Primeiro, elas se sentem confortáveis tocando piano para si. Em seguida, elas tocam para os pais, e somente quando se sentirem seguras poderão então tocar para as outras pessoas. Respeite esse comportamento de seu filho.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *