Como Lidar Com o Xixi na Cama das Crianças Mais Velhas?

Pela falta de controle de seu corpo, xixi na cama em crianças é completamente normal. Até os cinco anos as crianças vão enfrentar bastante dificuldade de controlar suas atividades urinárias e levantar para ir ao banheiro à noite é uma tarefa bem difícil. Mas depois dessa idade o ato fica natural. Contudo, crianças mais velhas podem ter este problema.

Se você tem um filho de seis aos que ainda faz xixi na cama, não entre em pânico. Pesquisas apontam que crianças até sete anos podem ter problemas com conter o xixi e ir ao banheiro à noite por motivos diversos. O percentual é alto: cerca de 20% das crianças. Logo, seu filho está dentro de uma margem que não é maioria, mas é alta e significante para não ser motivo para assustar aos pais.

Xixi na Cama Depois Dos 7 anos? Fique Atento!

Não segurar a vontade de fazer xixi enquanto dorme uma vez ou outra é comum e não há motivo para drama ou preocupação pelos adultos. Mas se for um evento constante, está na hora de pensar em tratar o problema com cautela e observação. A  enurese noturna (o termo médico para o ‘xixi na cama’) pode ter causas diversas a serem investigadas e seu filho pode estar precisando de ajuda. Os principais motivos são:

Incontinência Urinária – acontece quando a criança não consegue mesmo segurar a urina na bexiga. Mas se for este o caso, outros sinais vão surgir e bem fáceis dos pais notarem:  a criança vai ao banheiro diversas vezes durante o dia e sempre depois de beber água, ele  ou ela costuma urinar todos os dias na cama e não uma vez ou outra e sente bastante sede, pois perde muito líquido.

Se for este o caso, o melhor seria procurar um pediatra para tratar um possivel problema renal ou na bexiga. Pode não ser nada grave, mas se tornar algo mais sério se for ignorado. Se os sinais são claros, procure o pediatra.

Beber Bastante Água Antes de Dormir – ai não tem como segurar mesmo, em especial entre crianças. O melhor seria neste caso uma observação: seu filho anda bebendo dois ou mais copos de água cheios antes de dormir? Por ser criança, ele tem uma bexiga menor e cansado, com sono pesado, pode nem sentir a urina saindo durante um sonho. Em tais casos o melhor é controlar a água que ele bebe e observar como se comportam seus episódios noturnos nos próximos dias.

Medo de Levantar à Noite  este é um dos motivos mais comuns, pois o escuro assusta até mesmo adultos já casados. Crianças de seis a sete anos são maiores e mais experientes, mas ainda são crianças e podem temer andar pela casa a noite. Para isso é só perguntar a seu filho qual o problema e pensar em ter um banheiro no quarto do pequeno para que ele não tenha que caminhar uma longa distância em busca da bacia sanitária. Um penico infantil pode ajudar a sanar o problema por um tempo até a casa perder o seu perigo noturno, bem como um trabalho dos pais para identificar o medo e desmistificar a casa para a criança. Deixe a luz do banheiro acesa à noite também para ajudar.

Quando a Causa do Xixi na é Mais Séria

Os motivos acimas são considerados simples e podem ser solucionados pelos pais em um trabalho em conjunto. Mas causas diversas e mais profundas podem causar os episódios noturnos. As crianças, com dificuldade de falar ou expressar seus sentimentos, podem conter uma gama de coisas em sua mente e os episódios noturnos são uma forma de expressar o problema. Psicólogos alertam que até mesmo crianças com 10 anos podem sofrer de enurese noturna  se algo anda errado em casa, como:

Divórcio a enurese noturna pode ser uma arma fácil a ser usada por uma criança para chamar a atenção dos pais e a volta do desejo de ser bebê e assim ser cuidado com mais ternura. Brigas constantes dos pais em casa podem acabar causando a enurese noturna em crianças mais velhas. Mudanças bruscas ou morte de parente também podem desencadear o problema. Mas tenha calma: a maior parte das crianças faz isso de forma inconsciente e sem conseguir controlar, mesmo que seja para chamar a atenção. Seu medo de perder os pais toma certas atitudes sem vontade.

Abuso – um dos sinais clássicos de abusos infantis é a enurese noturna. As crianças podem temer dormir, sonhar e diversas outras coisas e acabam urinando na cama. Se os episódios são constantes e seu filho não é cuidado sempre por você, vale a pena uma investigação para se informar sobre o problema e levar o pequeno a um profissional para uma terapia infantil.

Medo de Dormir comum entre crianças com medo dos sonhos e extremamente assustadas. As crianças costumam resistir ao sono e, quando sentem vontade de ir ao banheiro, estão tão cansadas que não conseguem levantar para fazer as suas necessidades e acabam fazendo xixi na cama.

O Que Fazer se Acontecer na Sua Casa?

  • O primeiro ponto é não tornar público o problema. Crianças podem desenvolver depressão por se sentirem constrangidas por ainda fazerem xixi na cama, e você vai tornar um problema complicado ainda mais complexo de solucionar. 
  • Identifique o problema. Três dias seguidos com xixi na cama? Está na hora de procurar a causa. Se for água, controle a sua ingestão pela criança antes de dormir. Está tudo certo em casa, na escola e não há sinais de abuso? Leve o pequeno ao médico para averiguar se não é nada físico.
  • Ele anda cansado demais e nem consegue ir ao banheiro? Talvez seja hora de dá a uma criança uma rotina de criança. Nada de tarefas extremamente exaustivas, ou seu pequeno pode sofrer no futuro com problemas musculares e mentais.
  • Busque ajuda profissional. Se você não consegue encontrar o problema sozinho, é hora de buscar ajuda de quem possa. Não é vergonha: é buscar quem sabe para te deixar tranquilo no que fazer.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *