Como Entrar em um Acordo Sobre a Educação dos Filhos

Se você tem o privilégio de ter um ou mais filhos sabe que além de ter a sua vida mudada com a chegada deles, você tem a missão de educá-los, o que se torna cada vez mais complicado, já que pais e filhos passam cada vez menos tempo juntos, e geralmente enquanto as crianças estão em casa, elas preferem ocupar o tempo com jogos e demais aparatos eletrônicos.

Além da difícil tarefa de educar seus filhos, é necessário que os pais estejam de acordo em relação à educação dos pequenos. No entanto, por terem vindo de famílias diferentes, muitos pais sentem uma dificuldade imensa no momento de tomar alguma decisão, afinal alguns receberam algumas palmadas enquanto crianças e acham que devem manter o mesmo estilo de criação, enquanto outros acham que um bom diálogo pode ser a solução para qualquer problema.

O fato é que a partir do momento que um casal decide ter um filho, ambos devem se comprometer e fazer de tudo para lutar pela educação da criança, e para isso é fundamental que tenham a capacidade e a maturidade para entrar sempre em um acordo, afinal independente do modo com que ambos pensam, certamente lutam pelo mesmo objetivo, que é educar bem os filhos e levá-los a um futuro de sucesso.

O Excesso de Discordância Gera Desavenças

Quando o pai acha que o filho deve jogar videogame o dia todo, afinal todo menino adora se divertir, e a mãe acha que o excesso de horas em frente ao parelho pode prejudicar o desenvolvimento da criança, certamente as discussões terão início. O problema de tudo é que a criança geralmente percebe a discordância entre os pais e acaba ficando do lado daquele que faz o que ela acha melhor.

O conflito entre o casal pode até surgir em alguns momentos, mas o mais indicado é que ambos tenham maturidade para tomar a decisão certa, ou seja, ceder quando o outro de fato está certo. Além disso, é fundamental que as discussões não ocorram perto da criança, pois isso fará com que ela fique ainda mais confusa e até revoltada com toda situação.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=e5APPpq6O0U[/youtube]

Alguns pais, principalmente os que estão separados, se sentem ameaçados ou até são tão competitivos que acabam permitindo que a criança faça de tudo, pois agindo assim acreditam que terão a preferência dos pequenos. O fato é que a criação das crianças está longe de ter resultados quando os pais se veem como oponentes, afinal quando a criança vê que mesmo estando separado o casal está unido em prol da criação dela, certamente ela se sentirá protegida e amada por ambos.

Dicas para Entrar em um Acordo

Se você já entendeu que passar parte do tempo discutindo com o(a) seu(sua) companheiro(a) não vai levá-los a lugar nenhum, mas você não sabe como agir quando vocês discordam em relação a algum aspecto, confira as dicas abaixo e veja como se ambos lutarem pela educação das crianças, a chance de tudo dar certo poderá ser bem maior.

  • Aprenda a Ouvir o Outro

Quando você tem o péssimo hábito de discordar de tudo, sem perceber acaba deixando de ouvir e aprender muitas coisas importantes. Ao invés de recusar o que o outro tem a dizer e ficar somente criticando a posição dele, que tal para um pouco para ouvir o que ele(a) tem a dizer?

Antes de dar a sua opinião ouça, pois mesmo que o outro esteja errado, pois você terá mais tempo para pensar nos argumentos que usará para tentar convencê-lo do seu ponto de vista. Além disso, quando temos maturidade para ouvir os outros, podemos perceber quando estamos errado e temos a chance de mudar de atitude.

  • Exponha a sua Opinião com Clareza

Saiba expor seus argumentos com maturidade e clareza. Quando você quer mostrar ao outro que ele é responsável, mostre que você é contra a opinião dele não por querer se opor simplesmente, mas pelo fato de querer o bem do seu filho. Portanto, busque argumentos convincentes após ouvir o que o outro tem a dizer e dê razões claras para mostrar a sua opinião sobre o assunto.

  • Proponha Acordos

Ao invés de ficar esticando as discussões e tornando-as cada vez mais frequente, procure fazer acordos. Como? Se você exemplo é divorciado(a) e quer que o seu filho o(a) acompanhe em uma festa, mas sabe que naquele final de semana ele não deveria estar com você, exponha a situação para o outro responsável e diga que em uma oportunidade que ele desejar a companhia da criança, você também abrirá mão.

Propor acordos mostra sensatez, evita discussões e torna a relação dos responsáveis com os filhos ainda mais harmoniosa, pois quando os pequenos conseguem ver equilíbrio nos pais, certamente o relacionamento entre todos é ainda mais agradável.

  • Não Entre em uma Competição

Tentar colocar o filho contra o outro responsável é uma prova de total imaturidade e irresponsabilidade, pois tanto a figura paterna quanto a materna são fundamentais no desenvolvimento da criança. Portanto, ao invés de transformar a convivência em uma competição, procure tomar as decisões sempre pensando no bem estar da criança.

Nem pense em oferecer vantagens para que seu filho esteja sempre ao seu lado e de preferência a você. Mostre para a criança que tanto o pai quanto a mãe têm um amor imensurável por ela, por isso ambos precisam entrar em um acordo em relação a tudo o que se refere à educação dos filhos.

  • Pense Sempre no que é Melhor para a Criança

Se você mantém um relacionamento com o pai ou a mãe da criança certamente terá mais facilidade ao tomar as decisões referentes á criação dela, mas se você rompeu o relacionamento, é possível que as divergências sejam ainda mais frequentes. No entanto, procure manter uma relação saudável com o outro responsável e lembre-se que acima de tudo o que interessa é que a criança receba uma boa educação, seja amada e, principalmente, seja feliz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Filhos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *