Como Fugir do Negativismo e Ser Mais Feliz

Se formos parar para pensar, a vida nos dá mil motivos para ser feliz e muitos outros, se quisermos, para nos entristecer. No entanto, temos o direito de escolher entre ser feliz ou não, basta escolhermos.

De acordo com o dicionário on line de português, disponível em: www.dicio.com.br, negativismo é a recusa de tudo, erigida em sistema. E realmente se dermos espaço ao que nos rodeia podemos, até mesmo sem querer, nos tornar pessoas amargas, descrentes e totalmente sem esperança de um futuro melhor, afinal a todo tempo lemos manchetes e vemos nos noticiários coisas horríveis, convivemos com pessoas que só reclamam, e sem perceber acabamos sendo tomados por tanta infelicidade.

Pessoas Amargas

Portanto, a partir de agora veja algumas dicas para que você não dê espaço ao negativismo e tenha uma qualidade de vida bem melhor.

Como as Religiões Lidam com o Negativismo

Independente de sua crença ou até mesmo religião, sabemos que todas as religiões têm como lema fortalecer o individuo, afastá-lo, mesmo que por um tempo, de suas preocupações cotidianas e de todos os seus problemas.

Na realidade, nenhuma religião tenta nos esquivar dos obstáculos ou nos mostrar um mundo utópico, mas através de suas filosofias, cada crença tenta fazer acreditar que mesmo com tantos problemas não podemos desanimar e perder a esperança de que podemos ser muito felizes.

Ninguém buscaria frequentar as reuniões de determinada religião se chegasse ao local e só recebe informações negativas, concorda? Portanto, cada crença busca orientar seus fieis e evidenciar motivos pelos quais devemos ser felizes, afinal o negativismo tem levado muita gente a depressões profundas, já que por pensar não ter motivos para sorrir, muita gente tem abrido mão do que há de bom na vida para se entregar a uma vida de infelicidade.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XFDEMQQ7_rk[/youtube]

Pensando no que cada religião tem feito, tivemos a ideia de postar uma música que traz reflexões e incentivos para que tenhamos força e encontremos motivos para seguir em frente, afinal a música é um recurso excelente para quem não está bem, já que ela mexe com nossos sentimentos e emoções. Então, independente de sua religião, veja o trecho da letra da música escolhida e faça reflexões.

Deus do Impossível (Ministério Trazendo a Arca)

Quando tudo diz que não
Sua voz me encoraja a prosseguir
Quando tudo diz que não
Ou parece que o mar não vai se abrir
Sei que não estou só
E o que dizes sobre mim não pode se frustrar
Venha em meu favor
E cumpra em mim teu querer

O Deus do impossível
Não desistiu de mim
Sua destra me sustenta e me faz prevalecer
O Deus do impossível
O Deus do impossível.

5 Dicas para Fugir do Negativismo

1- Fuja de programas ou leituras que só abordam tragédias.

Pensando no que abordamos no início do post, mais uma vez queremos ressaltar sobre a importância de não darmos espaço ao que é negativo. Quando, por exemplo, escolhemos como o único programa do nosso dia um noticiário, ou mesmo um programa que aborda situações trágicas, podemos estar incentivando o sentimento de negativismo.

É claro que não devemos fechar nossos olhos, pois a realidade nos mostra o quanto o mundo está violento, mas nem por isso precisamos dedicar grande parte de nosso tempo para visualizar tantas coisas ruins. Portanto, devemos ser conscientes, mas nem por isso precisamos estar focados em tantas desgraças.

2- Filtre as informações que você recebe

Sempre estamos em contato com pessoas que fazem questão de evidenciar seus problemas, não é verdade? Portanto, antes de absorver e tomar como verdade os problemas e comentários das pessoas que lhe rodeiam, reflita sobre o que ouviu e analise se vale a pena absorver o que foi dito.

Reflita Sempre

3- Fuja de pessoas negativistas

Em vez de viver dando espaço a pessoas que têm baixa autoestima, vivem reclamando da vida, só se queixam da realidade, procure dar espaço para pessoas felizes, que passam por problemas sim, mas que estão sempre satisfeitas e buscam sempre motivos que as façam ainda mais felizes.

4- Não sofra antecipadamente

Muita gente acaba sofrendo por algo que ainda não aconteceu, e quem sabe nem aconteça. Tem gente que acredita que o (a) companheiro (a) não o (a) ama, o patrão não está satisfeito com o seu serviço, entre outras situações que na realidade são somente hipóteses. Então por que sofrer por algo que nem aconteceu?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XW531c8Laz4[/youtube]

O segredo para evitar o negativismo nessas situações é sempre pensar positivo, acreditar que você é uma pessoa querida, é uma pessoa que tem tudo para dar certo na vida. No entanto, não fique preso (a) nas ilusões, faça por merecer!

5- Cuidado com medos e traumas

Muita gente após passar por uma situação traumática acaba chegando à conclusão de que nunca será feliz. Além disso, existem as pessoas que sentem medo de tudo, e a partir daí desenvolvem algumas síndromes que as atormenta o tempo todo, fazendo com que elas estejam sempre a espera do pior.

Se você enfrenta a situação mencionada acima, tente se livrar desses medos, afinal se você passou por situações ruins, isso não quer dizer que você será infeliz para sempre, e se você nem passou por alguma situação, mas tem medo, por que temer?

Portanto, procure se libertar de tudo que lhe aflige e tente enxergar o lado bom das coisas, pois mesmo que você tenha enfrentado, ou mesmo esteja enfrentando, momentos difíceis, sempre devemos acreditar em dias melhores, pois é a fé e a esperança que nos impulsionam para vencer.

Mensagens Positivas

Para concluir nosso artigo, escolhemos algumas mensagens positivas, para que o negativismo seja afastado de vez de nossas vidas.

Senhor, fazei que eu procure mais consolar do que ser consolado, compreender do que ser compreendido, amar do que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna – São Francisco de Assis 

A alegria evita mil males e prolonga a vida – Frase de William Shakespeare

O otimismo é a fé em ação. Nada se pode levar a efeito sem otimismo- Helen Keller

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *