Como Tratar um Amor Doentio

O amor é o sentimento mais sublime, mas quando ele passa a despertar um sentimento de posse e ciúme excessivo, passe a ser considerado uma obsessão, já que quem ama sabe compartilhar e, principalmente, tem a capacidade de confiar no outro.

O amor doentio pode ter os efeitos de uma droga, já que faz mal, mas a pessoa não consegue viver sem ele. Além disso, a pessoa obsecada acaba abrindo mão de sua própria vida para viver em prol do outro, mas de uma maneira totalmente negativa.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=MXU9cpFdOnk[/youtube]

O interessante é que no início do relacionamento a patologia é mascarada, ou seja, a outra pessoa se sente valorizada, pois se sente amada e desejada, ao passo que em pouco tempo a pessoa começa a se sentir presa a outra e acaba temendo pela liberdade.

 5 Características de um Amor Doentio

Se você está em um relacionamento, mas acha que o seu parceiro está sofrendo com a patologia, ou mesmo se você se considera uma pessoa doentia quando o assunto é o amor, confira algumas características que indicam a existência do sentimento de posse.

  • Ligações sem limites

O amor doentio faz com que a pessoa que sofre com a patologia sinta o desejo de saber tudo sobre a vida da outra, por isso ela liga várias vezes durante o dia, mesmo que não tenha nada para falar. Além disso, a pessoa liga na tentativa de descobrir uma possível traição, por isso se ouve qualquer voz nas proximidades, logo quer saber se a pessoa está acompanhada.

  • O ciúme é excessivo

O amor doentio faz com que a pessoa sinta ciúmes de tudo. Interessante é que no início da relação a pessoa pode até se sentir valorizada, mas com o tempo acaba ficando irritada pelo excesso de ciúme, já que o companheiro passa a ter ciúmes dos amigos dele e até da própria família.

  • O sentimento de posse é visível

A pessoa que ama excessivamente acaba se sentindo dona da outra, por isso quer satisfação sobre tudo,pois sente que o outro é sua propriedade. No início o ciúme é até aceitável, pois a pessoa em questão faz de tudo para aceitar o jeito da outra, mas com o passar de tempo ela passa a implicar com os amigos, com as roupas, quer a senha das redes sociais, vasculha o celular do companheiro, enfim, tem atitudes que faz com que o outro se sinta uma propriedade exclusiva do companheiro.

  • O monitoramento é frequente

O amor doentio faz com que a pessoa queira saber tudo sobre a vida da outra. Além disso, o ciumento costuma não dar um espaço para que o outro tenha um momento só, muito pelo contrário, ele quer estar ao lado da outra pessoa mesmo quando a situação não permite a presença dele.

  • Há uma necessidade de receber elogios

Quem sofre com um amor doentio costuma ser muito inseguro, por isso sente a necessidade de ser elogiado o tempo todo e mostra insegurança em todas as situações, por isso se o seu companheiro costuma dizer sempre que está feio, se você realmente gosta dele, entre outras atitudes, fique alerta, pois a situação pode ser característica de um sentimento doentio.

Como se Livrar de um Amor Doentio

Qualquer tipo de patologia está bem longe de ser amor de verdade, afinal o sentimento deve ser saudável, ou seja, fazer bem ao casal e não trazer prejuízo para a vida pessoal de ambos. Então se você vem sofrendo com um relacionamento doentio, veja como se livrar do problema.

  • Faça com que o outro reconheça o problema

Muitas vezes a pessoa que sofre com a patologia não percebe o próprio comportamento, por isso se você percebeu algumas mudanças no comportamento do seu companheiro, não deixe que as atitudes deles se tornem ainda mais doentia, mas mostre que você não está satisfeito com o comportamento dele, pois assim você estará dando uma chance para ele repensar nas atitudes.

  • Mostre os prejuízos da patologia

Ao mostrar ao seu companheiro que você identificou o problema, não fique somente fazendo críticas ao comportamento dele, mas deixe bem claro de que forma as atitudes exageradas estão prejudicando o relacionamento, deixando bem claro que o fato de vocês estarem juntos não quer dizer que vocês terão que passar 24 horas colados, pois cada precisa de momentos a sós.

  • Veja se o outro se empenhará em mudar

Se você já mostrou ao seu companheiro que perceber mudanças no comportamento dele e já apontou que a patologia tem interferido negativamente no relacionamento, comece a observar se o seu companheiro compreendeu a sua satisfação e veja se ele se arrepende das atitudes que tem tomado ultimamente e se está empenhando em mudar.

Se ele continua te ligando, desconfiando de tudo e de todos, deixe bem claro que você não está percebendo nenhum tipo de mudança por parte dele,  pois do contrário talvez não valha a pena continuar investindo na relação.

  • Analise se vale a pena insistir no relacionamento

Você percebeu que o seu companheiro está fazendo de tudo para mudar? Então tenha um pouco de paciência, pois em alguns momentos ele pode ter uma recaída, que não deve passar despercebida, já que você deve alertá-lo sobre a volta do antigo comportamento.

Mas se você fez de tudo para deixar bem claro a sua insatisfação, mas não está vendo nenhuma mudança no comportamento do outro, talvez seja o momento de pensar se realmente vale a pena continuar investindo no relacionamento, pois se em pouco tempo você já não está aprovando as atitudes do seu companheiro, certamente a sua insatisfação só aumentará.

Qual é a sua opinião sobre o assunto? Você já teve, ou está tendo, a experiência de viver um amor doentio? Então compartilhe conosco e com os demais leitores como você enfrentou o problema, pois a sua experiência fará com que muitas pessoas saibam como lidar com essa situação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Amor

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *