Dicas de Cerimonial de Casamento

O cerimonial é a ordem a ser seguida durante uma cerimônia de casamento. A entrada do noivo, padrinhos, noiva, alianças, etc., são todos detalhes que fazem parte do cerimonial. No post de hoje daremos dicas para ajudar as noivinhas de plantão a planejarem esse dia tão especial para que tudo saia como o esperado.

A Importância do Cerimonialista

Os noivos, com destaque especial para a noiva, precisam resolver uma série de coisas quando vão planejar seu casamento. São muitos detalhes e que, se eles não puderem contar com a ajuda de um profissional, podem transformar a preparação em uma época extremamente estressante. Para evitar dores de cabeça, o ideal é contratar os serviços de um cerimonialista.

Sabemos que realizar um casamento, com cerimônia religiosa e festa, resulta em muitos gastos. Por isso, é natural que o casal corte todos os custos que considerarem supérfluos. Embora pareça ser desnecessária, a contratação de um cerimonialista fará toda a diferença e tem um grande custo benefício. Saber que tem alguém pensando em todos os detalhes do cerimonial e que cuidará de tudo pessoalmente no dia, dará aos noivos uma tranquilidade que não tem preço.

Geralmente, os cerimonialistas oferecem diferentes pacotes aos noivos. Basicamente, um pacote mais completo, que inclui busca de fornecedores e negociação com cada um deles e outro que inclui apenas a busca e passa a parte de negociação para os noivos. Nos dois casos o profissional atua, também, na organização de pajens e padrinhos, suporte para a entrada dos noivos, etc.

Muitos casais deixam de contratar um cerimonialista por acreditarem que seja um serviço muito caro. Com isso, deixam até de procurar saber o valor e nem sequer têm a certeza de que não podem pagar. Saiba que, como o profissional conhece muitos fornecedores, pode encontrar preços muito melhores, o que faz com que o investimento seja compensado.

A Cerimônia de Casamento

Mesmo que contem com um serviço de cerimonialistas, os noivos podem, e devem, dar sugestões para a cerimônia de casamento. A seguir, daremos algumas sugestões para que tudo seja perfeito.

A Chegada na Igreja

Há alguns anos, era costume que o noivo e seus pais ficassem na porta da igreja recepcionando os convidados. Hoje em dia isso mudou e as pessoas chegam e já vão se acomodar em seus lugares, deixando o cumprimento para o final ou mesmo para a festa. Quando o casal contrata os serviços de um cerimonialista, é ele e sua equipe que irão receber os convidados e posicionar padrinhos, pais e pajens.

A Chegada da Noiva

O costume desagradável de a noiva se atrasar por uma hora ou mais hoje é visto como falta de educação, e realmente é. Pense que as pessoas estão dedicando seu tempo a prestigiar o seu casamento, por isso, o mínimo que deve ser oferecido em troca é a consideração de começar dentro do horário marcado.

Para evitar imprevistos, marque o horário no salão com bastante antecedência. Assim, os profissionais de cabelo, unha e maquiagem terão tempo o suficiente para fazer todos os procedimentos e poderão resolver algum imprevisto que acontecer com maior tranquilidade. No caso de casamentos pela manhã, procure adiantar o que for possível no dia anterior, como as unhas, enrolar os cabelos, etc.

As Entradas na Cerimônia

Padrinhos: Os primeiros a entrar devem ser os padrinhos, pois eles são as testemunhas da cerimônia. Então, devem assistir a todos os detalhes do altar ou das primeiras cadeiras da igreja. Para definir a ordem dos padrinhos, leve em consideração se há parentes dos noivos entre eles, se houver, eles devem vir primeiro, seguidos dos amigos. As mulheres devem ser posicionadas do lado esquerdo, ao lado de seus pares.

Pais: O pai do noivo entra junto com a mãe do noivo. Então, a mãe do noivo entra juntamente com o seu filho e o pai da noiva com a filha. No caso de pais já falecidos, os noivos podem eleger algum familiar para representá-los ou entrarem sozinhos.

Alianças: Durante muitos anos as alianças eram trazidas ao altar por uma dama de honra e um pajem, geralmente crianças da família dos noivos. Hoje em dia, alguns casais optam por algum casal que seja exemplo de união na família, como os avós, por exemplo.

A Festa de Casamento

A festa é um pouco mais livre do que a cerimônia, mas, ainda assim, possui alguns protocolos que costumam ser seguidos.

Convidados: Os convidados saem da igreja e vão direto para a festa. Muitas vezes, o casal dispensa o cumprimento após a cerimônia e deixam isso para a festa. No local, todos sentam em suas mesas e podem saborear o que já estiver sendo serviço. O início da festa costuma ser mais calmo, para esperar a chegada dos noivos.

Noivos: É comum que eles parem para fazer fotos e demorem um pouco para chegar até o local da festa. Ao chegarem, devem ser anunciados para que todos mantenham a atenção sobre eles. Então, depois disso, a festa começa de verdade, com músicas mais animadas e tudo o que têm direito.

Tanto a festa quanto a cerimônia de casamento têm se tornado cada vez mais informais. Cabe ao casal escolher o estilo que mais combina com eles, afinal trata-se de um dia inesquecível e que deve ser realizado como os pombinhos sempre sonharam.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *