Curiosidades Sobre as Listas de Casamento

Todos que casam esperam ganhar diversos presentes e por isso muitos casais fazem a lista de presentes e a deixa nas lojas onde há produtos que interessam e eles. Hoje, o comum é que essas listas sejam postadas em lojas online, para que o convidado se sinta à vontade para comprar o que for de seu gosto e que caiba em seu bolso, sem se sentir constrangido por vendedores.

Entretanto, nem sempre foi assim, pois o costume de presentes e listas de casamentos é algo que remonta gerações, não uma formalidade nova. Constitui uma forma de manter vivo o costume, significando que a sociedade tem direito de se intrometer na vida nova do casal, ou seja, quer dizer que os convidados podem participar da vida deles, ofertando seus presentes.

Lista

Esta tradição de presentes aconteceu primeiramente com a oferta dos dotes, que em séculos anteriores eram essenciais para que as moças se casassem, pois os pais queriam bons genros, que mantivessem a família e a perpetuasse. Nada mais machista e retrógado, pois o genro era tido como um herói, que fazia ao sogro o favor de casar-se com sua filha, dando os netos tão almejados. No entanto, o dote do genro ficava a cargo da procriação, sem mais nada a dispor em favor da união.

Posteriormente, o casamento tomou outro caminho, não mais era visto como apenas um contrato econômico, e por isso os homens também passaram a contribuir com dotes para desposar a mulher, para que não ocorressem mais os enlaces desiguais, popularmente chamados de golpe do baú, onde a mulher tem muito e o homem nada ou o contrário.

Na Idade Média, as noivas recebiam como dote animais, pedras preciosas, roupas, ferramentas e outras coisas que eram tidas como úteis para a época.

Noivos

Hoje, a ideia de dote sobrevive nas listas de casamento como tradição, pois as pessoas não precisam mais de ajuda para se casar, mas ainda sugerem seus presentes ou dotes.

Há noivos que sugerem presentes para o cotidiano, coisas comuns como copos, talheres, jogos de pratos, conjunto de panelas e itens para a casa. Outros, no entanto, optam por mimos mais exagerados, como jogos de quarto, faqueiros de prata, televisores de 42”, cotas altíssimas para completar a lua-de-mel, que geralmente é para destinos como Caribe ou Europa. Isso não é nada demais se os convidados forem abastados, o que nem sempre é o caso.

O elegante é que a lista seja montada de maneira que todos os convidados que queiram presentear o casal possam fazê-lo sem ficar por anos endividados, sem querer mobiliar ou decorar a casa toda com os presentes.

Presentes

Se você não tenciona ganhar presentes e nem foi por isso que resolveu se casar ou dar a festa, opte por oferecer o que ganhar para as instituições de caridade, pois além de ficar feliz, você também pode fazer os outros felizes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Presentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *