Genuflexório para Casamento

Casamento Na Igreja

O casamento na igreja é o mais comum e tradicional no Brasil, ainda que outras modalidades também venham se sobressaindo, como casamento em praias, campos ou salões de festa – que visam concentrar a cerimonia e a festa em um único lugar, facilitando assuntos como locomoção de convidados e etc. – Porém, o campeão ainda é o casamento da igreja, já que é um sonho para várias pessoas, principalmente por ser um local sagrado e que faz com que o coração bata mais forte ao se imaginar a porta da igreja se abrindo e o decorrer do caminho até ao altar.

Dessa forma, para os casais que desejam realizar esse sonho de celebrar o amor em uma igreja, a primeira coisa a ser pensada, antes mesmo de se começar a organização é a escolha da data e do horário e consequentemente a reserva dessa data. Isso deve ser feito com a maior antecedência possível para que se evite equívocos e problemas futuros. O prazo mínimo de antecedência para a reserva é de um ano, mas o ideal mesmo é se reservar um ano e meio antes. Nessa fase de preparação também já é interessante ter uma noção da lista de convidados, para que dessa forma se garanta realmente que a igreja irá suportar confortavelmente o número desejado de pessoas no grande dia.

Para ir fazer o agendamento da data de casamento é necessário que se vá com alguns documentos em mãos, sendo o principal deles a certidão de batismo dos noivos. É necessário que ela esteja atualizada, mas caso não esteja o procedimento não é difícil, bastando apenas os noivos irem até o local onde se batizaram e solicitar essa atualização. Os outros documentos necessários para se dar entrada em um casamento no religioso são:

– Cópias dos documentos básicos dos noivos (RG e CPF);

– Certidão de batismo, como já foi citado;

– Comprovante de residência;

– Certificado do curso de noivos;

– Ficha de duas testemunhas escolhidas pelos noivos (elas não podem ser os pais dos noivos nem pessoas menores de idade);

– Licença de transferência de paróquia (só é necessária quando o casamento for acontecer em uma paróquia que não é a original de um dos noivos);

– Identificação presbiteral e carta do padre (só é necessário quando o padre não é pertencente aquela paróquia).

Esses são os documentos principais e gerais, porém, isso pode acabar variando de igreja para igreja. Por isso é fundamental fazer uma consulta antes na igreja onde de fato será realizada a cerimônia.

Como foi citado acima é necessário apresentar uma espécie de certificado de curso de noivos, porém, o que é ele? O curso de noivos é algo imprescindível para pessoas que desejam se casar na igreja e por isso também é muito necessário que se considere a data para realiza-lo antes do grande dia. O ideal é que ele seja feito aproximadamente seis meses antes do casamento e não necessariamente ele precisa ser feito na cidade ou na igreja em que o casamento ocorrerá e é nesse momento que o certificado de conclusão de curso se torna necessário.

O casamento na igreja pode contar com um efeito civil, para que dessa forma os dois procedimentos sejam realizados ao mesmo tempo. Quando se opta por isso, é preciso levar um juiz de paz do cartório até a igreja. O ponto mais negativo disso é que dessa forma a taxa do cartório pode chegar a ser três vezes maior. Por isso alguns noivos preferem realizar o casamento civil no cartório mesmo e depois fazer uma pequena comemoração para os convidados, e assim o valor sai basicamente o mesmo.

Um ponto a ser levado em consideração a respeito do casamento na igreja é a decoração, já que caso aconteça mais de uma celebração no mesmo dia, acaba que a decoração precisa ser a mesma, pois não há tempo suficiente para trocar tudo. Porém, isso pode ser muito positivo do ponto de vista financeiro, já que dessa maneira acaba se dividindo o valor de flores, tapete, genuflexório – que inclusive é o assunto do artigo de hoje-  (caso a igreja não forneça) entre os dois – ou mais – casais. Basta que todo mundo entre em consenso e escolha algo que agrade a todos.

Genuflexório

Genuflexório

Genuflexório

O genuflexório – também conhecido como misericórdia ou propiciatório – é um objeto que possui o formato de uma pequena estante de madeira com a superfície geralmente acolchoada que fica na parte inferior dos assentos de uma igreja. Esses objetos são instalados especialmente para que haja um maior conforto para pessoas que ficam ajoelhadas por um grande período de tempo.

No momento do casamento ele também é utilizado e ganha um papel de destaque, já que geralmente fica na frente do altar para auxiliar no momento de os noivos se ajoelharem – principalmente a noiva, já que na maioria das vezes suas vestimentas são mais volumosas e acabam atrapalhando um pouco a movimentação.

Algumas igrejas podem fornecer o genuflexório, porém, muitos noivos acabam optando por alugar, já que eles acabam praticamente fazendo o papel de elemento decorativo e por isso, se seu estofado for de uma cor muito destoante ou até mesmo se o objeto em si estiver com uma aparência não muito elegante, pode acabar prejudicando todo o restante da decoração.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber se vocês tem de ferro a frente em forma de coração ou alianças e o valor.

    desde ja agradeço

    Daiana

    Daiana 29 de outubro de 2010 18:38
  • Gostaria de saber o valor de um genuflexório de madeira para casamento.
    Desde já agradeço

    josiane 18 de fevereiro de 2011 20:44
  • Gostaria de saber o preço do genuflexorio mais barato e a foto. Grata sheila.

    sheila 27 de fevereiro de 2011 0:34
  • gostaria de saber o preço do genuflexoriio branco numero 12, e do 14 e tambem os preço do mais em conta

    Katille carminatti 24 de abril de 2011 22:02
  • Gostaria de receber por email, os modelos com os respectivos valores dos genoflexórios para uma pessoa.
    Moro em João Pessoa/PB, favor enviar o preço com o custo do frete.

    JOSÉ ANTÔNIO 8 de maio de 2011 21:55
  • Precisamos alugar genuflexorio para casamento.
    Necessitamos informações para locação.
    Obrigado
    Adriana Mattos

    Adriana Mattos 1 de julho de 2011 11:01
  • Gostaria de informações sobre locação dos genuflexório modelos 04 e 06.
    Grata!

    Valéria Meirelles 14 de agosto de 2011 12:02
  • Gostaria de ter algum cotato de empresa que aluga genuflexório. Grata

    sabrina 13 de maio de 2012 0:06
  • Boa noite!
    Quero um genuflexório de ferro.
    Qual o valor??

    No aguardo,

    Suzana Pina
    (11)3438-4774

    Suzana 16 de julho de 2012 19:37
  • Gostaria de um orçamento para a locação um genuflexório de Madeira branco com patina para o dia 30/03.
    O casamento será no Alto da Boa Vista, vocês entregam?
    Aguardo a resposta.
    Grata, Roberta.

    Roberta Mathiesen 23 de fevereiro de 2013 20:31
  • QUERO O ORÇAMENTO DO Nº 4. AGUARDANDO RESPOSTA

    Rosa da Silva Oliveira Gama 8 de outubro de 2014 13:22
  • Gostaria de alugar um genuflexório, qual o valor?
    Aguardo atenciosamente uma resposta
    Cumprimentos Mónica Pereira

    Mónica 16 de agosto de 2015 1:22
  • Por favor, gostaria de saber o valor para compra do genuflexório numero 2 e 4, e a forma de pagamento.

    tania mara 29 de fevereiro de 2016 15:22

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *