Decoração do Altar

Um dos lugares mais importantes durante a celebração do casamento é o altar, o lugar onde os noivos se unirão para sempre. Para diferentes celebrações, existem diferentes altares também, desde os montados em areais na praia até os tradicionais decorados em igreja. O importante é que o altar seja pensado com antecedência também, para que tudo saia perfeito no grande dia.

Vivemos em uma sociedade que valoriza muito as relações amorosas. As pessoas são sempre incentivadas a lutarem e buscarem um amor. Alguém que possa ser companheiro e amigo no dia-a-dia, tanto nos bons, quanto nos maus momentos, e que a partir disso seja desenvolvido um relacionamento mais sério.

Depois de um relacionamento já consolidado, é comum que os casais queiram dar um novo passo na vida a dois, dando continuidade ao ciclo do noivado e depois o casamento. Essa decisão pode ser tomada em razão única e exclusivamente dos aspectos legais, que é o casamento civil, onde este é necessariamente monogâmico – um indivíduo obrigatoriamente deve ter um único parceiro – e pode ser celebrado tanto por casais hetero, quanto homoafetivos.

Esse tipo de cerimônia tem evoluído bastante. Há certo tempo, ela era sinônimo apenas de burocracia, devido a necessidade de assinar papéis em um cartório. Hoje em dia os casais têm buscado inovação e transformado esse momento em mais uma demonstração de carinho e amor, que possa ser celebrado com família e amigos. Nela, há a existência de um celebrante, que geralmente é um juiz de paz, que realiza todo o casamento.

Outro ponto influente nessa decisão são as cerimônias religiosas, também conhecidas como matrimônio. Elas geralmente acontecem em igrejas ou em templos religiosos, e há a presença de um padre, pastor ou algum outro líder espiritual como celebrante, que é designado de acordo com a fé e as crenças do casal.

Existem muitas coisas em comum entre esses dois tipos de cerimônia, que inclusive podem ser feitas juntas. – Nesse caso, em geral, os noivos assinam os papéis referentes a parte legal do casamento ao final da celebração religiosa -. Uma dessas coisas em comum, é o destaque e a ênfase que o casal e o celebrante devem ter durante a celebração.

Eles devem ser o centro das atenções, e para isso geralmente faz-se o uso de altares. Nas igrejas eles já são parte da própria estrutura, e necessitam apenas de uma ornamentação especial. Quando o casamento ocorre em salões ou em espaços abertos, como campos ou praias, é necessário que o altar seja pensado e adaptado de formas diferentes, e é sobre a decoração  desse lugar importantíssimo que trataremos a seguir.

Antes de tudo é necessário ter em mente que todos os olhos estarão voltados para aquele ambiente durante a solenidade, por isso é fundamental que a decoração seja impecável e que combine com o gosto dos noivos. Para tanto, é necessário que tudo seja planejado e decidido com antecedência, para que tudo possa sair perfeito no grande dia.

Uma coisa que pode facilitar na hora da escolha dos elementos que vão compor o altar, é definir um estilo próprio do casal, e trabalhar ao redor disso. Abaixo serão listados alguns desses estilos.

– Romântico e Refinado:

Um elemento que tem ganhado espaço nos altares de aspecto mais elegantes é um tecido chamado voal. Ele é fino e harmoniza com flores e lustres, deixando o ambiente requintado.

Também pode se optar pela implantação de uma mesa decorada com velas e flores, e também utilizar artigos que possuam bordados.

– Rústico:

Ideal para casamentos em locais com gramados, tem como elemento predominante a madeira, que pode ser deixada aparente na própria estrutura do altar, quanto nas mesas e cadeiras.

– Boho:

Típico de casais mais descolados e que possuem um estilo mais hippie, traz um ar intimista e até informal para a cerimônia, fazendo com que no altar predominem flores pequenas e coloridas.

Definido o estilo, é importante atentar-se a artigos indispensáveis na decoração do altar, que muitas vezes fica implícito na delimitação do tema que o casamento deve seguir.

As flores do altar, por exemplo, devem ser harmonizadas com o restante da decoração do casamento. É possível colocar um arco delas, entre o altar e os convidados – que além de todos poderem apreciar, resulta em fotos lindas.

Outra possibilidade, é a cerimônia do casamento ocorrer na praia. Escolher o lugar para a fixação do altar, em que os elementos naturais do ambiente se tornem parte da decoração é um grande diferencial, como por exemplo, aproveitar a vista do pôr-do-sol e do mar, que são detalhes  que deixam o clima ainda mais romântico. Mas também há algumas coisas que devem ser cuidadas, como o planejamento de uma proteção para que os raios solares não incomodem muitos noivos e convidados.

Independente da escolha, a decoração que agradar e combinar com o casal será a perfeita, já que eles que irão roubar a cena, ao transparecer toda a alegria e amor. A ornamentação do altar é um adicional para que todos possam contemplar o “sim” dito por eles.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Decoração

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Site lindo, totalmente encantador! a unica palavra que expressa a forma de dizer o quanto vocês são ótimos é: Parabéns!

    Sara 8 de janeiro de 2012 22:52

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *