Como Planejar um Casamento

Você pretende se casar, mas não sabe por onde começar? Então não deixe de conferir nosso post, pois aqui você encontrará sugestões práticas e dicas que irão de encontro com as suas necessidades e desejos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ltp6oA_Jq00[/youtube]

Quando temos alguma pretensão e queremos que as coisas deem certo, é claro que essencial que haja um planejamento, pois a possibilidade de algo planejado dar errado existe, mas é bem menor, se comparado a alguma coisa que não teve planejamento nenhum e aconteceu de qualquer jeito.

É provável que todos nós saibamos de alguém que por uma gravidez surpresa, uma mudança, ou mesmo uma paixão intensa, tenha decidido se casar de uma hora para outra. No entanto, mesmo no caso dos casamentos que acontecem repentinamente  existe planejamento, mas neste caso nem sempre as coisas saem como foi sonhado. Então a partir de agora confira algumas dicas.

Pense no Tempo

Não há como pensar em planejamento sem ter o tempo como aliado, concorda? Então comece a pensar no assunto um bom tempo antes. Existem pessoas que dizem que um ano é o suficiente para que a cerimônia seja planejada. No entanto, com o mercado do casamento em ascensão, existem igrejas e clubes que já fecham com os noivos com mais de um ano de antecedência. Portanto, talvez um ano  e meio seja suficiente para que você encontre tudo o que precisa, mas lembre-se que o tempo é relativo, já que depende de suas escolhas.

A Escolha da Data

Qualquer planejamento depende de data, pois todo o restante das escolhas dependerá do dia agendado. No entanto, não faça escolhas importantes sem saber se o salão tem a data escolhida livre e se os demais envolvidos poderão prestar serviços na data fixada.

A escolha da data é muito importante. De nada adianta, por exemplo, você escolher determinada data por ser feriado em sua cidade, já que para quem vem de fora o dia será totalmente inviável. Portanto, pense em várias possibilidades antes de tomar a decisão final.

Cerimônia Religiosa e Casamento no Civil

Se você é seguidor de alguma religião ou não frequenta nenhum templo, mas não abre mãos das bênçãos de Deus durante o seu casamento, chegou o momento de falarmos sobre a cerimônia religiosa.

Se você frequenta alguma igreja, basta conversar com o líder para saber como proceder em relação ao casamento. Mas se você não é frequentador, mas pensa na possibilidade de se casar em determinada igreja, agende um horário com o líder e verifique se é possível que ele realize o seu casamento.

Existem religiões que não realizam o casamento de pessoas que não participam de suas atividades, existem outras que não fazem casamentos fora do tempo, e por aí vai. Então, antes de qualquer decisão verifique quais são os critérios da igreja.

É possível também que você tenha o casamento religioso e civil ao mesmo tempo, e esta junção é mais conhecida como casamento religioso com efeito civil, já que uma pessoa da igreja, autorizada pelo civil, realiza a cerimônia, e depois o civil oficializa o casamento.

Há também a possibilidade de você só se casar no civil, ou mesmo levar um juiz do cartório para realizar o seu casamento em um clube. Enfim, neste momento vale uma boa conversa entre o casal, para que as decisões agradem os dois e os uma ainda mais.

Vai ter Festa?

A próxima escolha a ser feita está relacionada à festa, por isso defina desde o início se vocês farão ou não uma cerimônia, pois isto implicará em outras decisões. Caso o casal não abra mão da festa, lembre-se que a decisão demanda uma boa quantia de dinheiro. Além disso, nesta etapa chega a difícil hora de montar a lista de convidados, o que pode gerar alguns conflitos entre os noivos e até as famílias. Portanto, ao montar a lista de convidados aja com tranquilidade e sensatez, pois desta forma a chance de tudo dar certo será bem maior.

Então antes de fechar com o primeiro Buffet que você encontrar, converse com alguns conhecidos e peça referências, mas não deixe também de valorizar o desconhecido. Em seguida, agende com alguns buffets e conheça os serviços que cada um oferece.

Ao visitar vários buffets, chega o momento de decidir qual deles será o responsável pelo grande dia. E neste caso, não leve só em conta o preço de cada um, mas coloque em uma balança o que você tem para gastar e a qualidade do serviço de cada um.

Existem buffets que oferecem não só os comes e bebes, mas a decoração e até um salão para que o evento seja realizado. Neste caso, você terá mais tranquilidade, já que deixará praticamente tudo nas mãos de uma única pessoa e terá mais facilidade na negociação.

Se estamos falando do planejamento da festa, é claro que o planejamento financeiro está envolvido. Portanto, procure economizar e tirar vantagens, ou seja, veja se o desconto para pagamento antecipado é vantajoso, e verifique também as condições para pagamentos parcelados. E lembre-se sempre que ao pagar o evento todo mesmo antes de ele acontecer, você pode correr um grande risco de levar um golpe e perder todo o seu dinheiro.

A Escolha dos Padrinhos

Agora que os primeiros detalhes da cerimônia já estão acertados, chega o momento de escolher as pessoas que vocês gostariam que partilhassem de um momento tão importante. Então defina quantos serão os padrinhos e quem vocês irão escolher.

Após definir quem serão os padrinhos, oficialize o convite deixando bem claro o porquê das escolhas. Neste momento um convite especial e até um mimo para os padrinhos poderá fazer toda diferença.

Fotos e Filmagens

Assim que o casamento passar, a única coisa que você terá serão as lembranças, e é aí que a filmagem e as fotografias farão toda diferença. Portanto, escolha uma empresa que preste serviços de qualidade e que esteja de acordo com o seu orçamento.

Outros Detalhes que Façam toda Diferença

Além de tudo o que já foi dito, outros detalhes fazem toda a diferença. Portanto, planeje a escolha dos trajes dos noivos com, cerca de, 6 meses de antecedência. Além disso, contrate uma empresa responsável pela confecção dos convites, lembrando sempre que eles deverão ser entregues aos convidados 2 meses antes da cerimônia. Escolha a decoração da igreja e do salão, e se o Buffet escolhido não fizer este serviço, contrate outra empresa com mais ou menos 6 meses de antecedência. Ah e jamais se esqueça dos trajes dos noivinhos e das lembranças que serão oferecidas para os pais, padrinhos e convidados.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=-ocTHKG3m8Y[/youtube]

Mas como Gerenciar Tudo?

É os detalhes são muitos, mas a tecnologia está aí para nos auxiliar com tarefas como esta. Então consulte sites especializados, pois eles oferecem planilhas prontas para que você determine suas tarefas e o tempo para a execução de cada uma. Então confira logo abaixo alguns sites que disponibilizam as planilhas e inicie já o seu planejamento.

  • casandosemgrana.com.br
  • www.organizeseucasamento.com.br
  • diariodeumanoiva2012.blogspot.com.br

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Preparativos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *