Quando o Sapato da Noiva se Torna um Cofre

Imagina os gastos dos noivos para fazer uma festa de casamento, não é fácil juntar um dinheiro e depois gastar tudo na festa sem que sobre nada para depois desse momento. É um costume antigo principalmente para os casamentos do interior, durante a festa o padrinho e a madrinha pegam o sapato da noiva e passam entre os convidados para arrecadar dinheiro para o começo de vida dos dois. Às vezes a quantia chega a ser bem considerável e pode dar um impulso bem grande nesse começo de vida.

Tradição

Quando o Sapato da Noiva se Torna um Cofre

Quando o Sapato da Noiva se Torna um Cofre

Essa tradição é muito antiga e até os dias de hoje acontece em casamentos que se realizam em cidades pequenas do interior. Nas grandes cidades, com os costumes mais avançados os noivos preferem ganhar dinheiro em vez de presentes para assim poder comprar o que esta faltando para a casa. Muitas vezes os presentes dos noivos se repetem sendo preciso fazer troca, ou ganham coisas que não tem muita utilidade, por isso o dinheiro lhes dá a oportunidade de comprar só o que realmente está faltando.

Outros costumes

Casal

Casal

Também existem outros costumes como a gravata do noivo que é pega pelo padrinho e passada entre os convidados é cortada em pedaços e cada um que tira um pedaço tem que pagar uma quantia, é claro que essa quantia depende da bondade de cada um.

Outro costume é a dança do bolo, onde cada casal que participa da dança coloca dinheiro no prato que fica no meio do salão e pega um número para que ao final da dança seja sorteado um numero e quem o tiver, ganha o bolo. E assim os costumes ajudam os noivos em suas necessidades mais urgentes. E para aqueles que não precisam, podem gastar o dinheiro na sua lua de mel com fotografias ou lembrancinhas para os parentes que ficaram, ou então fazer compras durante a lua de mel para guardar de lembrança.

Dinheiro extra

Noivos

Noivos

O dinheiro extra que é arrecadado quando o sapato da noiva se torna um cofre pode ser o inicio de uma poupança que os noivos guardam para usar mais tarde no que eles acharem melhor ou deixam para gastar quando nasce o primeiro filho. Pode parecer uma brincadeira para muitos, mas para muitos noivos essa ajuda pode ser bastante importante.

Já houve história de casais que com o dinheiro do sapato da noiva recuperou o dinheiro da festa e pagaram mais algumas despesas, mas isso foi num passado distante, pois hoje os tempos mudaram e a crise não permite que grandes quantias sejam doadas assim, como uma brincadeira.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noiva

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *