Buquê de Noiva de Orquídea

A tradição de a noiva carregar e jogar um buquê no dia de seu casamento já é algo bastante antigo, tendo sido originado na Europa durante a Idade Média, onde a noiva era tida como uma pessoa que emana muitas energias positivas durante aquele dia. Com toda essa positividade, as pessoas pensavam em maneiras de que todas as convidadas pudessem se beneficiar dessas mesmas energias, e assim, o modelo do vestido da noiva era cortado em pedacinhos e distribuído entre as amigas e familiares da mesma.

Porém, isso não era tido como suficiente, então, a noiva também carregava um buquê que era feito de especiarias, ervas e flores, e o principal objetivo era que a noiva ficasse perfumada nesse dia tão importante – pois o banho era algo bastante raro nessa época – mas segundo as pessoas da época, a natureza também contribuía para a emanação das boas energias.

Assim, conforme o tempo passou e mesmo os banhos tendo se tornado mais populares, o buquê se manteve como um item tradicional, que era até mesmo um talismã da sorte. A partir daí os costumes se fundiram, e para que não houvesse mais o corte do vestido da noiva, aconteceu uma adaptação e o lançamento do buquê que passou a ser um símbolo da distribuição das energias positivas da noiva para suas convidadas.

Buquê de Noiva

Buquê de Noiva

Como já foi apontado, o costume se deu primeiramente no continente europeu, porém, ele foi difundido fortemente para outras partes do mundo. Porém, em alguns países outras coisas são feitas nesse aspecto de se beneficiar com a sorte e com a positividade dos noivos. Por exemplo, na Venezuela, onde atrai a sorte quem consegue ver os noivos saindo “de fininho” da festa. Ou ainda no Peru, onde no bolo de casamento são colocadas fitas, e em uma delas há um anel escondido, assim, quem receber o pedaço de bolo com o anel receberá toda a sorte. Na Suécia, ao invés de pegar o buquê, as convidadas tentam roubar um beijo do noivo – obviamente isso tem que ser autorizado pela noiva. – E por fim na Índia, que os convidados tentam roubar o sapato do noivo, ao invés do buquê, para garantir sua sorte.

No Brasil o mais comum e tradicional é de fato o uso do buquê nessa tradição, e é esse o tema do artigo de hoje, mais especificamente os buquês de orquídea. Porém, antes de falar deles, serão apresentadas dicas de como escolher o buquê perfeito.

Como Escolher O Buquê De Noiva Perfeito

Há uma imensidão de possibilidades de flores para serem usadas nesse grande dia, visando fazer o buquê mais belo e que transmita mais felicidade e cor nesse momento. Porém, diante de tantas alternativas, tomar a decisão exata sobre os buquês pode ser uma tarefa bastante complicada, então serão apresentadas algumas dicas a respeito desse assunto logo abaixo.

– Buquê X Vestido De Noiva:

Noiva Com Vestido Branco e de Buquê Florido

Noiva Com Vestido Branco e de Buquê Florido

O primeiro passo na escolha do buquê deve ser levar em consideração a harmonização com o vestido de noiva, ou seja, eles devem combinar. É óbvio que a entrada da noiva na igreja ou no local que será realizado o casamento é um dos momentos mais importantes, e todo o conjunto da obra será o que chamará a atenção nesse momento.

Assim, os buquês arredondados – que inclusive é um dos mais procurados pelas noivas – são mais indicados para noivas que usarão vestidos mais simples, mas que contenham uma saia mais trabalhada, seja de estilo princesa, ou mais volumosa apenas. O diâmetro desses buquês fica em torno de trinta centímetros, e ele é sempre composto por pequenas flores.

Já os buquês de estilo silvestre, que estão cada vez mais em alta, são composto por flores predominantes na época do casamento, e ele carrega um estilo mais simples e casual, principalmente por ter um caimento bonito e um toque de boho. É o tipo de buquê mais indicado para pessoas que irão se casar no campo ou em algum local mais rústico. O vestido que mais harmoniza com esse tipo de buquê são aqueles mais leves e fluidos, trabalhados na renda e com flores bordadas.

Os buquês assimétricos são muito vistos em revistas e blogs de inspiração. Sua principal característica é o fato dele ser composto por flores bastante diversas, colocadas de modo bagunçado – mas na verdade cuidadosamente e estrategicamente pensadas. – Essa é a melhor opção de buquê para noivas que usarão vestidos mais sofisticados e simples, sem muitos decotes e coisas do tipo, já que toda a atenção será voltada para o buquê.

Os buques com estilos de haste longa seguem uma linha semelhante ao buque mais clássico, porém, o que diferencia são as flores escolhidas e o caule das mesmas, que deve ser longo e fino. Esses buquês combinam muito com mulheres altas, deixando elas ainda mais elegantes. As flores utilizadas devem ser simples, mas podem ser bastante coloridas.

Por fim, os buquês de estilo cascata, como o próprio nome já diz, as flores estão dispostas de modo a cair como se estivessem em cascatas, e também é um estilo bastante indicado para noivas altas. Esse é um tipo de buquê bastante clássico, e casa muito bem com noivas que irão usar véu de casamento. Não é o estilo mais utilizado, mas ainda assim, se usadas com as flores certas, pode ficar perfeito.

– Buquê X Formato De Corpo

Buquê Com Flores Brancas

Buquê Com Flores Brancas

O segundo passo, que pode ser opcional, já que não há regras a respeito do formato de corpo, mas essa é apenas uma sugestão de harmonização visual, é a escolha do tipo de buquê com o formato do corpo da noiva.

Para noivas que tenham o estilo de corpo ampulheta, ou seja, cintura fina e volume no quadril e no tórax, os vestidos mais indicados são o evasé ou o sereia, e para esses vestidos os buquês mais indicados são o redondo ou o cascata. Já para noivas que tem o corpo pêra, ou seja, que possuem o quadril largo, o corte de vestido mais indicado é o estilo princesa, e o buquê mais aconselhado é o silvestre, o cascata ou o assimétrico.

Para as noivas que contam com o estilo de corpo redondo, os buquês mais indicados são o cascata e o assimétrico, já que eles conseguem alongar a silhueta. Por fim, as noivas que contam com o estilo de corpo triangular, ou seja, com ombros mais finos e quadris mais largos, o ideal é se utilizar vestidos que deixem o ombro a mostra, e os buquês mais indicados são também os assimétricos ou o cascata, pelos mesmos motivos anteriores.

– Buquê X Personalidade Da Noiva

O terceiro passo importante de se levar em consideração é a personalidade da noiva, já que no grande dia ela deve se sentir confortável e segura, e não estar fingindo ser quem não é. Por isso, para as noivas de personalidade mais clássica e tradicional, o buquê mais indicado é o redondo, principalmente por ser um dos mais usados e ainda por ser bem prático. Já para as noivas mais românticas, o buquê em cascata é altamente indicado, já que ele carrega a sensação de que as flores estão caindo no chão, abrindo os caminhos da noiva ate chegar ao altar;

Para as noivas de personalidade mais detalhistas, os buques mais indicados são o bonche ou clutch, já que as flores são escolhidas conforme o desejado, mas as hastes são unidas com algo que seja importante realmente para a noiva, como um tecido bonito ou ainda algo mais especial, como um lenço ou um broche da família. As noivas boho se encaixam mais com buquês silvestres, que são mais baratos e simples e que podem ser feitos com as próprias flores da estação, conferindo um tom casual.

Já para as noivas que possuem um estilo mais refinado, a alternativa mais ideal é que se escolha um buquê que possa ser carregado como se estivesse descansando em apenas um dos braços, de modo a mostrá-los para os convidados. Nesse caso, geralmente, as hastes das flores devem ser mais longas do que o normal.

– Buquê X Estilo Do Casamento

Buquê Segurado Por Noiva e Noivo

Buquê Segurado Por Noiva e Noivo

Por fim, o que não pode ser ignorado é o estilo do casamento como um todo no momento da escolha do buquê, já que tudo deve “conversar”. Assim, para casamentos mais clássicos, onde serão usadas cores mais suaves e tradicionais, flores como Hortênsias, Rosas, Camélias e Ramos Silvestres são as mais indicadas para compor o buquê.

Já em casamentos mais românticos, que serão realizadas em igrejas, capelas ou até mesmo jardins onde o ambiente natural será predominante, no buquê deve conter cores mais nudes, como cravos, camélias, gardênias, entre outras. Nos casamentos que irão seguir a linha mais moderna, o estilo de buquê mais compatível são os assimétricos, e as flores que mais combinam são as tulipas, as rosas, as orquídeas – que são o foco desse artigo – ou camélias, por exemplo.

Nos casamentos vintages, o mais indicado é a composição do buquê com flores que contrastarão entre si, como o uso de alguns tons mais escuros, mesclados com tons nudes. Nos casamentos de estilo rústico, o buquê deve ser silvestre ou ecológico, e as flores mais indicadas são as lavandas, os mosquitinhos e as craspedias. Finalmente, para casamentos de estilo mais urbano, o buquê deve ser mais moderno e até mesmo eclético e as flores em que se deve apostar são as flores com tronco longo, como rosas ou ainda as tulipas.

Buquê de Orquídeas

Buquê de Orquídeas

Buquê de Orquídeas

Depois de serem apresentadas tantas possibilidades, o foco desse artigo será o buquê feito com orquídeas, que por si só já conta com imensos significados, como vida e fertilidade. Mas além disso, as orquídeas também representam beleza, requinte e sensualidade, já que por conter flores delicadas, as orquídeas conseguem valorizar ainda mais a beleza que a noiva possui, além de desde a Grécia Antiga ser considerada uma flor de luxo. Além disso, também na Grécia Antiga, todas as mulheres que ornamentavam seus cabelos com esse tipo de flor, demonstravam que estava, a procura de um parceiro.

O buquê de orquídeas brancas é bastante clássico e combina com os mais diversos tipos de casamento, já que são neutras e delicadas, podendo até mesmo ser harmonizada com outros tipos de flores, como tulipas, rosas e copos de leite. As orquídeas brancas são símbolos de lealdade, amor puro, paz, além de toda a beleza mais clássica e a elegância.

Já as orquídeas amarelas são altamente indicadas para pessoas que desejam dar um toque de intensidade e de cor no buquê, e isso dá ainda mais luminosidade a noiva, além de alegria, sucesso e amor sensual.

As orquídeas azuis – que na verdade são brancas que passaram por processo de modificação – tem como principal significado a raridade. Além disso, ela também passa a idéia de tranqüilidade, paz, pureza espiritual e beleza feminina. É uma das cores que mais chamam a atenção em um buquê.

As orquídeas vermelhas, mesmo que não sejam artificialmente modificadas – assim como as azuis – elas são extremamente raras e difíceis de encontrar, mas que dão um imenso destaque a noiva e os tons podem variar entre o vinho e o marsala. Os significados são o amor intenso, a fidelidade e a paixão. As orquídeas rosas e sua imensa gama de tons remetem a significados de juventude, beleza, delicadeza e amor, e deixam um espírito de juventude e elegância na noiva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Buquês

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Olá,
    Vou casar em outubro e adorei o buquê de orquídeas laranja, da matéria do Leandro Moreira, de 20 de março de 2010.
    Vocês poderiam me conseguir o endereço, para que eu faça um igual????
    obrigada
    Bjo
    Liliana

    Liliana Schmidt 8 de agosto de 2010 23:51

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *