Lua de Mel na Itália

Casamento

O momento do casamento, esse dia tão esperado e as vezes esse dia foi tão sonhado, que parece até mesmo um sonho, um belíssimo sonho, é um dia de celebração, de alegrias, é um dia para se estar do lado de quem se ama, um dia de satisfação e completude.

Esse momento tão especial na vida de duas pessoas, vem acompanhado de vários pequenos momentos de escolhas importantes, desde o local do casamento, as comidas, as empresas fornecedoras, a banda, a igreja, o vestido, a festa, são tantas coisas, que as vezes podemos até perder de vista, todas as decisões a serem tomadas, mas tem uma decisão que é tão importante quanto o próprio casamento, essa decisão é a lua de mel.

Lua de Mel

A lua de mel é celebrada por muitas culturas, há muitos séculos, cada uma possuía as suas especificidades, os seus detalhes e até pontos estranhos, mas cada uma das celebrações de lua de mel era especial e única.

Algumas eram ligadas ao alimento mel diretamente, algumas ao ato físico de amor, outras ao fato de conhecer melhor o noivo e a noiva, mas isso junto com suas famílias, um exemplo, era a Inglaterra da idade média, onde era costume que após o casamento, ao invés de terem uns dias de privacidade, os noivos viajarem para conhecer a sua família do interior.

Parece estranho para nós, mas existiu essa tradição, assim como muitas outras até chegar ao formato de lua de mel que conhecemos hoje, pelo menos que conhecemos no Ocidente, que independente de ser aproveitada antes ou depois do casamento, em um longo tempo ou em apenas alguns dias, em lugares distantes ou próximos, é o ato de sair com seu amado ou amada e passar uns dias de muito amor em um lugar bonito, geralmente romântico, mas isso vai depender muito do perfil do caso.

Casal em Lua de Mel

Casal em Lua de Mel

A escolha do destino de lua de mel pode ser muito difícil, pois deve conciliar o gosto de duas pessoas, que por mais que se amam são pessoas diferentes com alguns gostos também diferentes. No entanto, no meio de tantas opções diferentes, há alguns lugares no mundo que são consenso entre a grande maioria das pessoas, se há um exemplo disso para ser citado, esse exemplo com toda a certeza pode ser a magnifica Itália.

Itália

A Itália é um país que está localizado no continente europeu e que é banhado pelo mar mediterrâneo, pelo mar tirreno, pelo mar jônico e pelo mar adriático. É um país, portanto com uma extensa região costeira, mas a Itália não é só isso, a Itália é história, uma vez que é o país com mais lugares declarados Patrimônio da humanidade no planeta, a Itália também é cultura, com suas danças, seus costumes, a Itália é culinária, uma das culinárias mais apreciadas de todo o mundo, a Itália é romance e também é diversão.

Casal na Itália - Coliseu

Casal na Itália – Coliseu

Reunindo todas essas qualidades, isso só mostra que um dos melhores destinos de lua de mel que se pode escolher é esse país maravilhoso, sendo assim basta escolher qual é o perfil dos novos casados e decidir para qual região vocês preferem ir. Uma outra opção, ainda melhor, se couber no orçamento de vocês, faça uma viagem por diversos lugares, pegue locais de praias, conheça as montanhas da divisa com a Suíça, conheça os maravilhosos vinhedos, conheça o imponente coliseu, são tantas coisas que é impossível falar tudo que se deveria sobre esse lugar, mas a seguir daremos algumas sugestões, das principais cidades e roteiros para a sua lua de mel.

Atrações Italianas

São muitas as atrações dentro desse país que nem é tão grande territorialmente, mas é maravilhoso em muitos sentidos. A seguir indicaremos alguns dos locais mais procurados, principalmente pelos casais em lua de mel.

A Itália e o Vinho

A Itália é reconhecidamente como um dos grandes produtores de vinho do mundo, sendo constantemente classificada em primeiro lugar na lista de melhores vinhos do planeta. A sua tradição no vinho vem de muito tempo, e segundo dizem chegou principalmente através dos gregos e alguns outros povos invasores, mas a verdade é que a muitos séculos essa tradição se mantém e desse país saem maravilhosas safras.

Atualmente as vinícolas mais antigas do país tem por volta de 200 anos, e estão situadas principalmente na região da Toscana, nesse belíssimo lugar. A Toscana é cheia de cidades pequenas, com construções centenárias e até milenares, cercadas por plantações de uva. A época da colheita é em setembro e nessa época inclusive acontecem muitas festas populares de comemoração, é um ótimo período para visitar a região, onde você deve ficar alguns dias para aproveitar.

Vinho na Itália

Vinho na Itália

A cidade de Florença seria o ponto base para sair pela região conhecendo as suas vinícolas, vale dizer que as estradas da Toscana são esplendidas. Um grande destaque é a pequenina cidade chamada de Montalcino, onde todas as casas são preservadas em seu estilo antigo e único.

Esse passeio pelas vinícolas e até a possibilidade de se hospedar em alguma delas é sensacional, todo esse universo da uva é completamente apaixonante e romântico, as degustações são maravilhosas e muitas vinícolas cobram precinhos bem em conta por esse passeio.

A Toscana é um verdadeiro cenário de filme, com seus campos, suas plantações de uva, a luz do sol refletindo o verde, é um lugar mágico, principalmente quando as videiras estão carregadas. Outras cidades maravilhosas da região são Siena, a pequena Chiusi e a cidade de Montepulciano.

Só para esclarecer na Itália são produzidos dois tipos de vinhos, o vinho certificado que disputa as mais competitivas provas da área e os vinhos que não seguem as especificações, que são inclusive vinhos mais baratos, pois para ser certificado tem que seguir algumas regrinhas inclusive no modo de colher, isso não quer dizer que o não certificado seja ruim, ele é muito bom e feito com excelentes uvas também.

Veneza

Veneza

Veneza

Não tem como falar em lua de mel e não falar em Veneza, essa cidade respira romantismo e amor. Veneza está localizada na região nordeste italiana, na costa direita do mapa do país. Para chegar até lá você pode ir tanto de avião, quanto de trem, inclusive os trens saem de muitas cidades nos arredores.

Veneza é uma linda cidade, que mais parece um cenário de filme, é uma cidade consideravelmente grande, apesar de ser flutuante, há muitas vielas, ruas parecidas, caminhos, becos se saída, que dão de frente com algum canal, então é muito fácil se perder por lá.

A cidade inteira é um charme, um lugar muito encantador, em cada cantinho há um tijolinho charmoso, ou alguma flor colorida. É um ligar magico e extremamente romântico. Há muitos restaurantes nas margens dos canais que ficam lotados e as vezes até tem listas de espera.

Você pode tanto ficar hospedado na cidade, neste caso vai pagar mais caro, pois os hotéis por lá podem estar em um valor bem alto dependendo da época, mas há outra opção, que é se hospedar nas cidades próximas, uma vez que o preço de bons hotéis pode ser até a metade do que é em Veneza e você paga um valor bem baixo pela passagem de trem que te deixa dentro de Veneza. Para maior facilidade escolha hotéis próximos as estações de trem.

Não deixe de fazer o romântico passeio de gondola, nos barcos típicos venezianos, guiados apenas por locais que já tem essa profissão na família por gerações. O passeio é um pouco caro, mas vale a pena, você pode ainda dividir o passeio com outro casal para que saia mais em conta, isso é muito comum por lá.

Verona

Verona

Verona

Essa cidade está na mesma região de Veneza, na parte Nordeste italiana e não tem nem o que falar não é, afinal essa é a cidade de Romeu e Julieta, ou melhor, é a cidade que se deu origem a história, ou lenda para os mais incrédulos. Na cidade há inclusive a casa da Julieta.

Além disso, a cidade é muito charmosa, tem praças de uma beleza cinematográfica, com arvores e banquinhos que mais aprecem esculturas, ao mesmo tempo elas têm fontes de águas que são verdadeiras obras de arte e além disso, há o charme e o clima de volta no tempo, que só uma cidade que conta com castelos de quase mil anos em sua região central pode oferecer.

Verona é uma parada obrigatória para os casais apaixonados, cada canto da cidade é magico, cada canto da cidade conta uma história diferente, cada canto nos deixa uma sensação de amor, paz e romance diferente. Não bastasse tudo isso, na praça principal ainda há um anfiteatro muito parecido com o Coliseu, mas um pouco menor, a vantagem é que é muito mais conservado.

Sicília

Essa enorme ilha, que conta com uma das maiores cidades italianas, a cidade de Palermo. A Sicília é um encanto em tantos sentidos que é até difícil descrever. A região tem praias paradisíacas, tem castelos dos mais diferentes tipos de dinastias, uma vez que essa gigante ilha pertenceu aos romanos, aos árabes, aos mouros, aos espanhóis, o bom de tudo isso é que é possível ver a influência de todos esses povos, nas mais diversas construções milenares e centenárias.

A ilha ainda com um vulcão, uma verdadeira mostra da natureza, é o vulcão Etna. Outra atração é conhecer as construções das civilizações gregas, os anfiteatros, os templos com suas grandes colunas, tudo bem que a maioria não está mais em pé, mas vale a visita neste sitio arqueológico a céu aberto. A ilha conta com praias paradisíacas, com águas transparentes que mais aprecem piscina, a sua vegetação também é muito única.

Sicília

Sicília

Um dos grandes fatores de peso a influenciar para você visitar a Sicília é também a cultura local, que é muito mais forte do que em outras regiões, isso se vê até na alimentação, onde muitos dos alimentos ainda são feitos exclusivamente de maneira artesanal, tal como os gelatos, pelo menos até pouco tempo atrás ainda o eram. A cultura siciliana é muito forte, linda e contagiante.

Roma

Essa é a cidade mais populosa da Itália e talvez uma das cidades com maior número de atrações turísticas de todo o mundo. Roma é muito diversa, conta tanto com o ar romântico italiano em suas vielas que de repente você se depara com uma tratoria muito charmosa, como quando você percebe que está em uma cidade grande, em uma região metropolitana.

Mesmo Roma sendo muito grande, sendo agitada e até cosmopolita, é uma cidade romântica, ela tem o coliseu, ela tem suas magnificas pontes, ela tem seus lindíssimos e saborosos restaurantes. Ela tem opções para todos os gostos, para os mais religiosos, ou curiosos Roma tem também o Vaticano e divertido e amigável Papa Francisco.

Roma

Roma

Alberobello

Alberobello talvez seja uma das cidades mais curiosas e lindas da Itália e olha que esse país tem muitas. É uma cidade, na verdade por lá é chamada de comuna, que tem suas construções todas na cor branca, isso combinado a um telhado em formato de funil e acinzentado. É uma cidade muito linda e também muito romântica, o passeio por entre essas construções é surreal e nem parece que estamos ainda nesse mundo.

Alberobello

Alberobello

Sardenha

Esse é um dos litorais mais lindos do mundo, não perde para nenhuma praia de caribe ou ilha grega, as águas da Sardenha são pura piscina, isso junto com suas areias branquíssimas, tudo em contraste com o céu azul desse lugar. Esse é um dos principais destinos de praia do mundo e com razão, é apenas espetacular, nem há tantas palavras que estão à altura dessa região e suas praias.

Sardenha

Sardenha

Cinque Terre

Essa região de litoral italiano é muito reconhecida por suas construções coloridas e pitorescas nas montanhas, proporciona vistas listas, principalmente quando suas muitas arvores de flores estão floridas. É um verdadeiro charme e é um romance a céu aberto. S região é muito, muito romântica. A cidade de Manarola é espetacular.

Cinque Terre

Cinque Terre

Lake Como

Esse lago italiano fica na região que é conhecida como Lombardia. Essa região tem um clima mais frio, pois está bem ao Norte do país, portanto, isso contribui muito para o clima de romance que pede uma lua de mel. Há excelentes opções de hotéis com vista para esse grande lago natural, que oferecem uma acomodação mais charmosa que a outra.

Lake Como

Lake Como

Dolomitas

Esse não é o nome de uma cidade italiana, mas sim de uma cadeia de montanhas, que está localizada já quase com a divisa com a Áustria. Essa cadeia de montanhas oferece vistas espetaculares principalmente quando se acrescenta a vegetação da região. É um lugar muito lindo e definitivamente muito romântico, ainda mais com seu clima bem frio, que pode cehar à temperaturas negativas. O casal em lua de mel deve considerar esse destino, ao menos ver algumas fotos, que é o bastante para lhe convencer a passar por lá.

Dolomitas

Dolomitas

Florença

Essa cidade histórica é um verdadeiro charme, todo canto da cidade conta uma história diferente e as paisagens, formadas por suas construções antigas e arquitetura interessante é espetacular. A cidade além de tudo transpira história e cultura, sem deixar de ser um dos principais destinos para lua de mel. Neste local há obras de alguns dos mais importantes artistas da história mundial.

Florença

Florença

Clima

O clima na Itália pode ser muito variado, principalmente porque o país é bem extenso no sentido vertical, dessa forma o clima que se encontra na região Sul é bem diferente do clima que se encontra na região Norte e esse é um ponto para os noivos conversarem e decidirem tanto a época que preferem viajar quanto a região.

Verão: A Itália é um país do Mediterrâneo, ela está no extremo Sul europeu, do outro lado da costa da África, nas suas coordenadas já se observa um calor muito intenso praticamente no país todo, com exceção de algumas poucas regiões, como os alpes italianos já na divisa com a gelada Suíça. No país quase todo o clima é de calor intenso, podendo chegar até mesmo em temperaturas de mais de 40 graus, isso todos os dias, lembrando que o sol durante o verão por lá pode nascer antes das 6 da manhã e se põe lá pelas 9 ou até mesmo 10 da noite.

Então se for para lá no verão saiba que o calor é intenso, isso somado a uma umidade do ar bem baixa, uma vez que para eles o verão é a estação seca, enquanto que a estação das chuvas é o inverno, portanto, por um lado você pode ir para lá no verão com a garantia de que o sol vai aparecer em quase 100% das vezes. Geralmente durante todo o período chove uma ou no máximo duas vezes e normalmente são chuvas rápidas.

Outro ponto a considerar é que o verão na Itália, contempla os meses de junho, julho, agosto e setembro, esses meses são os meses de férias longas para os europeus, seria o equivalente às férias de final de ano que temos aqui no Brasil e ao contrário de nós que não temos o costume de viajar tão fortalecido na nossa cultura, eles têm e nesses meses os europeus estão constantemente em transito, eles não param, as cidades estão vazias, ou cheias de turistas, mas os nativos estão principalmente nos picos de veraneio.

Se você for no verão, saiba que as atrações podem não ser tão românticas, pois será bem difícil encontrar sequer um lugar vazio, todas as atrações estão lotadas e repletas de filas. Os restaurantes estão cheios e as ruas entupidas de pessoas, nas praias então, é aquele famoso disputar um centímetro na areia, não entenda errado, não que o verão italiano não seja bom, na verdade ele é muito bom, é um clima de festa, de alegria, isso todos os dias e as opções de praias são absurdamente maravilhosas, é de cair o queixo, o azul e verde cristalino que se vê do mar, mas o fato é que para um casal em lua de mel, talvez a privacidade das outras atrações seja mais interessante.

Inverno: O inverno italiano é chuvoso e principalmente no Norte neva e pode nevar muito. No Sul o inverno não é as vezes tão extremo, ele é intenso, mas não neva, no entanto, as temperaturas negativas podem aparecer sim. O inverno pode não ter tantos dias de sol quanto o verão, por ser a estação das chuvas e talvez seja difícil pegar praia por lá, com temperaturas baixas, mas a Itália lhe oferece outras opções.

Outono e primavera: Esses são os dois meses intermediários, onde as temperaturas são medianas e ainda não há nem um extremo de calor e nem um extremo de frio, além disso são as estações de baixa temporada e por esse motivo, tem menos turistas, mas não se engane, a Itália nunca está vazia, é que o verão é realmente muito agitado, mas o ano todo há milhares de turistas desembarcando todos os dias, mas nas estações de outono e primavera, esse valor que no verão é de milhões de pessoas diariamente, pode cair para apenas algumas milhares por dia.

Na primavera, principalmente no início e meio de maio, seria uma época ideal para ir para conseguir aproveitar bem as praias, antes de serem decretadas as férias oficiais dos europeus. Até os preços podem ser mais baixos, mesmo que seja pouca coisa, já é algum desconto, mas isso vai depender do lugar e da atração que você visitar.

Alimentação

Alimentação na Itália

Alimentação na Itália

Somente pela gastronomia já valeria a pena ir até esse maravilhoso país, afinal é a terra das massas, que de fato são perfeitas, a pizza ´diferente da pizza brasileira, mas é também muito gostosa. É a terra também dos gelatos e que delícia, afinal os gelatos italianos são naturais e feitos com a própria fruta, além disso é a terra também onde é costume colocar nutella no pão de manhã, assim como no Brasil passamos manteiga.

Somado tudo isso a outros itens de sua culinária, pois apesar de ter ficado famosa pelas massas a culinária italiana vai muito além, tal como os frutos do mar e também os doces e tortas de sorvete, a Itália realmente convence um casal apaixonado, que também ama comida a ir até lá. A comida italiana é uma verdadeira expressão de arte.

Por fim, é preciso dizer que independente do roteiro que vocês escolherem a sua viagem será mágica, seja pelos vinhos, seja pela comida, seja pelas paisagens ou pelo clima constante de estar dentro de um filme, a Itália não decepciona e um lugar exuberante e com muitas surpresas, não é à toa que é um dos destinos mais procurados do mundo. A Itália é tudo que vocês imaginarem e mais um pouco, mas além de tudo a Itália pode ser tudo, ela pode ser todas as opções e todos os gostos, então escolha o destino que combine mais com o casal e vá sem medo.

Há muito mais opções de lugares para conhecer e coisas para se fazer na Itália, mas seria um texto eterno se continuasse escrevendo tudo, citei as principais, das principais atrações, no entanto, há tantas outras maravilhosas, assim como o vulcão ativo Vesúvio, que está na região da cidade de Napoli, tem a Torre de Pisa, que está na cidade de mesmo nome, tem a cidade grande de Milão e sua catedral encantadora e tem também uma infinidade de cidades pequenas na Itália, cidades muradas, cidades com mulheres, cidade a beira do mar, cidades na montanha, cidade há centenas de metros de altitude, procure o que tem a ver com você e se joga. Boa viagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roteiros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *