Lua de Mel em Salvador

A Tradição De Realizar Uma Lua De Mel

O casamento é um evento rodeado de tradições em suas mais variadas etapas, que podem acontecer desde o noivado até o “pós” casamento, que é o caso da lua de mel. De maneira geral, a lua de mel serve como uma representação e um símbolo da alegria que é viver os primeiros dias ao lado da pessoa amada de modo oficial. Normalmente a lua de mel é celebrada durante uma viagem muito planejada e esperada, que acontece logo após a cerimônia de casamento de fato.

O termo “Lua de Mel” é bastante popular nos dias de hoje e ele foi originado através de alguns costumes da Babilônia Antiga, mais especificamente durante o século XVI. Nesse período era comum que as pessoas que tinham acabado de se casar fossem induzidas a tomar uma bebida alcoólica a base de mel e de aguardente chamada Hidromel. Esse drink era servido junto com muito significado, representando o ciclo completo da lua e por isso as pessoas o tomavam durante trinta dias seguidos.

A principal ideia era que o Hidromel transmitisse aos casais as bênçãos que os deuses já haviam concedido no grande dia, para que a união do casal fosse realmente uma união de sucesso. As principais bênçãos que eram fornecidas aos noivos estavam ligadas com a fertilidade, a sorte e a felicidade. A partir disso, esse costume passou a ser difundido para outros locais, ganhando assim proporções maiores.

Quando se fala a respeito dos costumes da igreja católica essa tradição se modifica um pouco, já que não era o drink a base de aguardente e mel que era servido após o casamento, mas sim, somente o mel, já que para as pessoas cristãs ele simbolizava uma comparação entre o casamento e o mel, que proporciona doçura, união e amor eterno. O mel era o alimento escolhido devido o fato de quanto mais os anos vão passando, mais doce ele fica.

Porém até aí a tradição era ligada somente a alimentação e a bebidas consumidas após o casamento, sendo que o hábito de se fazer viagens nessa fase foi implementada somente no século XIX na Inglaterra, pela classe burguesa. O principal objetivo de se realizar viagens após o casamento era para que os noivos pudessem se conhecer de uma maneira mais verdadeira e profunda, ficando sozinhos, já que nessa época havia uma proibição de que os noivos ficassem juntos e sozinhos até a data que de fato oficializassem a união. Outro ponto que essas viagens contribuíam era para que durante as mesmas fosse possível apresentar o cônjuge para os parentes que moravam mais distantes e que por esse motivo não conseguiram ir até o casamento.

Nos dias de hoje a tradição de se viajar após o casamento continua firme, porem as motivações se modificaram um pouco, sendo que o principal intuito e intensificar e prolongar toda a comemoração do casamento, aproveitando assim ao máximo os momentos que tiverem sozinhos. Além disso, a lua de mel também serve como um momento de curtição e relaxamento, já que de maneira geral, toda a etapa de preparativos do casamento pode ser bastante estressante, demandando muito tempo e dedicação, e por isso é necessário repor as energias após essa etapa tão desgastante.

Como Escolher O Destino Ideal Para a Lua De Mel?

Como já foi citado, a lua de mel hoje em dia tem a função de fazer com que os noivos aproveitem ao máximo o clima de amor após o casamento, curtindo assim da melhor maneira possível. É exatamente por isso que é necessário que o destino escolhido para a viagem, bem como o estilo da viagem, seja compatível para as duas pessoas, agradando aos dois de maneira igualitária.

Levando isso em conta já se torna possível observar que o ideal é que a lua de mel seja planejada com calma e com antecedência, sendo que um dos primeiros passos é se delimitar um estilo de viagem, pontuando principalmente fatores como: a viagem será para um destino dentro ou fora do país? A vontade dos noivos é ir para um local mais urbano, para o campo ou para a praia? Fazer um cruzeiro é uma alternativa? Todos esses questionamentos ajudam bastante na escolha do destino perfeito.

Outro pondo que deve ser altamente considerado na hora de se planejar e escolher o destino da lua de mel é o orçamento que se tem disponível para essa viagem, já que ela deve render apenas boas lembranças e recordações, e não dores de cabeça, dívidas e prejuízos.

Muitos casais optam por uma lua de mel onde exista um ar mais romântico e cultural e para eles, os destinos mais indicados são as cidades históricas ou ainda locais no campo, como sítios e fazendas. Já para os casais que desejam uma lua de mel mais moderna e contemporânea, o mais indicado como destino são as cidades metropolitanas e os grandes sítios. Por fim, os noivos que se identificam mais com viagens despojadas e cheias de aventuras devem ir para locais onde o contato com a natureza é maior, como cidades que contam com cachoeiras, trilhas, etc.

Lua De Mel Em Salvador

Lua De Mel Em Salvador

Lua De Mel Em Salvador

Já foram apresentadas algumas dicas a respeito de como fazer uma boa escolha de destino para a lua de mel, porém, muitas pessoas restringem o seu pensamento a viagens internacionais, seja para aproveitar a oportunidade ou até mesmo para aproveitar o frio dos lugares distantes, porém, na realidade o Brasil é um país incrível e muito diverso, e optar por uma viagem nacional pode ser a melhor escolha do casal. Assim sendo, nada melhor do que escolher um local que tenha muitas riquezas naturais, uma ótima culinária e uma cultura maravilhosa, que é o caso da cidade de Salvador.

Um dos locais imperdíveis de serem visitados pelos recém casados em Salvador é o Porto da Barra, mais especificamente durante o por do sol, que de lá a vista é belíssima. O passeio fica ainda mais interessante caso os noivos topem, após o por do sol, irem caminhando até o Farol da Barra, que também oferece uma vista totalmente incrível.

Existem ainda vários outros passeios culturais, como a Igreja do Senhor do Bonfim, o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, as Ruas do Pelourinho, além do ensaio do Olodum, que é um grupo de percussão muito clássico de Salvador. Também não se deve perder os temperos baianos, sendo extremamente importante provar o acarajé e os outros pratos típicos deliciosos. As praias maravilhosas também valem a visita, e lá são possíveis encontrar desde as mais tranquilas, até as mais agitadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Roteiros

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *