Traição Entre Amigas: Como Agir?

Infelizmente, a traição faz parte do cotidiano de muitas pessoas. O grande problema é que ela, na maioria das vezes, vem de onde menos esperamos ou melhor, de quem não imaginávamos. O segundo caso é ainda pior.

A traição parte de uma quebra de confiança. Você tem acredita em uma pessoa e um determinado momento ela age de uma forma que não era esperada. Pode causar vários danos, mas com certeza, o pior deles é a sensação que provoca a traição, que segundo psicólogos, pode ser um misto de raiva e decepção.

Um dos problemas da traição, observam os profissionais, são as marcas que elas deixam na pessoa que foi a “vítima”. Dependendo da situação, uma pessoa traída cria uma “barreira” e deixa de acreditar nas pessoas. Ela tem a tendência de sentir-se sempre ameaçada, cercada de “inimigos” e com medo de relacionar-se com as pessoas sem impor limites.

A Traição Entre Amigas E Traumas

Para os psicólogos, não podemos generalizar o que leva uma pessoa a trair a outra e muito menos as consequências que isso pode provocar em quem foi traído. As reações e as sensações variam de uma pessoa para outra e inúmeros fatores justificam essas diferenças. Claro, que estamos falando de avaliações que somente um profissional, um psicólogo é capaz de fazer.

Enquanto a traição para uma pessoa pode ser superada da noite para o dia sem alterar nem menos o seu humor, para outra,  pode causar um problema e afetar diretamente o seu comportamento.

A verdade é que todos os seres humanos passam por situações difíceis e desenvolver problemas em consequência de traumas não é uma novidade, não é vergonha, é normal e é necessário buscar ajuda.

A Traição Por Parte De Uma Amiga

No “conceito” de amiga incluímos a confiança. A amizade pode ser entre duas mulheres, entre dois homens ou entre uma mulher e um homem. Não importa como é formada, a amizade “exige” fidelidade, entre outras coisas. É justamente por isso, que uma pessoa não tem o menor problema em contar os seus segredos para uma amiga. Ela faz isso na certeza de que o segredo está bem guardado. E se ela descobrir que não é bem assim?

Sim, por que existem várias formas de sentir-se traído. A traição não é necessariamente a sua melhor amiga ficar com o seu namorado ou pelo menos tentar fazê-lo. Contar um segredo que você havia “confessado” a ela para uma outra pessoa é cometer traição. Falar mal de você para uma outra pessoa é uma forma de traição. Esconder uma verdade que interessa a você também pode ser considerada uma traição.

Como dá para perceber existem várias formas de sermos traídos por uma amiga e além da surpresa de forma negativa vem a difícil decisão de caminho tomar. Na maioria das vezes não tem muito o que se fazer, perde-se a confiança, termina-se a amizade. Dá para perdoar, sim dá, mas voltar a confiar, segundo os psicólogos, pode ser a parte mais difícil.

Porém, vale ressaltar que os psicólogos dizem que remoer a raiva da traição fará mais mal a você do que a quem lhe fez mal. Desejar mal para amiga, falar dela para outras pessoas, pode até parecer um modo de colocar para fora tudo de ruim, mas não é bem assim.

Diante de uma traição é melhor colocar tudo as claras e dar um ponto final na situação e procurar esquecer. É fácil falar e difícil de fazer, mas segundo os psicólogos, é a melhor receita para a sua saúde mental.

A Traição Entre Amigas Na Literatura

Parece que o tema traição entre amigas é bem mais comum do que pensamos. A prova disso é que a escritora Thalita Rebouças escreveu um livro com esse título “Traição entre amigas”, que desde quando foi lançado faz um grande sucesso. Voltado para o público adolescente, a história parece que é sempre atual e ganha mais leitores.

Veja o resumo do livro “Traição entre amigas”!

O nome do livro “conta” um pouco da história. “Traição entre amigas” tem duas amigas como protagonistas, a personagem Penélope e a segunda, Luiza.

As duas se consideram “amigas de infância”, mas não se conhecem desde criança, se conheceram no curso de teatro.

As duas apesaram de frequentarem o curso de teatro seguem cursos diferentes na faculdade. Luiza  é uma estudante de Psicologia, enquanto Penélope frequenta o curso de Jornalismo. A segunda, apesar de estar fazendo faculdade, não esconde de ninguém que o quer mesmo é ser atriz.

Não dá para dizer na história que a amizade entre as duas nasceu devido as semelhanças. Pelo contrário, a autora as descreve com personalidades bem distintas. Porém, mesmo assim se dão muito bem, como se uma completasse a outra.

A sintonia entre as duas é daquela que uma não desgruda da outra. Sempre fazendo tudo o que fosse possível juntas e quando estão separadas se falam várias vezes ao dia.

Se o temperamento entre Penélope e Luiz não é o mesmo, as preferências são descritas pela autora como bem parecidas, como gostar dos mesmos filmes e as mesmas músicas. O que não quer dizer que de vez em quando elas não acabem discutindo por algum assunto, pelas opiniões diferentes.

Quando A Amizade de Luiza e Penélope É Colocada À Prova

O livro continua e chega o momento em que a amizade entre as meninas passa por uma prova. O quesito traição é por causa de um garoto que Luiza gosta e que Penélope, a mais despachada das duas, fica com garoto depois que uma festa termina. Quando Luiza ficou sabendo não gostou nem um pouco e as duas brigam como nunca tinham feito antes por causa do que aconteceu.

A traição contada no livro separa as duas amigas. Penélope segue a vida e vai para Nova York e Luiza embarca em uma relação através da internet. O livro vai contando as decepções e alegrias que cada uma das duas vai vivendo depois do rompimento da amizade.

A história de Luiza depois do fim da amizade com Penélope gira em torno de um romance com um homem casado que é pai de duas meninas. Ela tenta deixá-lo, mas continua se envolvendo a cada dia mais. Até que chega um dia que ela resolve contar que é amante para a mulher desse homem.

A grande surpresa de Luiza é chegar na praia onde encontraria a mulher do seu amante e encontrar a sua amiga Penélope, que a essa altura era mãe. Ela conta a história para ex-amiga e elas voltam a ser as amigas inseparáveis de sempre.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *