Os Tratamentos para Síndrome do Pânico

Um ataque de pânico é uma súbita onda de ansiedade e medo oprimido. Seu coração bate e você não pode respirar. Pode-se até se sentir como se estivesse morrendo ou ficando louco. Se não forem tratados, os ataques de pânico podem levar ao transtorno de pânico e outros problemas. Eles podem até mesmo levar uma pessoa a não querer mais sair de casa ou trabalhar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=blTMjEdlHa8[/youtube]

Mas para a felicidade das pessoas com o problema, os ataques de pânico podem ser curados e quanto mais cedo se procurar ajuda, melhor. Com o tratamento, pode-se reduzir ou eliminar os sintomas e recuperar o controle de sua vida.

Entendendo o Ataque de Pânico

Em muitos casos, os ataques de pânico surgem de repente, sem qualquer aviso. Muitas vezes não há nenhuma razão evidente para o ataque. Eles podem surgir quando se está relaxado ou dormindo.

Um ataque de pânico pode ser uma ocorrência única, mas muitas pessoas experimentam episódios repetidos. Ataques recorrentes muitas vezes são desencadeados por uma situação específica, como atravessar uma ponte ou falar em público, especialmente se essa situação tiver causado um ataque antes. Normalmente a situação de pânico é induzida quando a pessoa começar a se sentir em perigo e incapaz de escapar.

Você pode experimentar um ou mais ataques de pânico estando perfeitamente feliz e saudável. Ou os ataques podem ocorrer como parte de um outro transtorno, como transtorno do pânico, fobia social ou depressão. Independentemente da causa, os ataques são tratáveis. Há muitos tratamentos eficazes e estratégias para usar para lidar com os sintomas.

Os Sintomas de um Ataque de Pânico

Ataques de pânico muitas vezes acontecem quando se está estiver longe de casa, mas eles podem acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento. Você pode ter um enquanto você está em um shopping, andando pela rua, dirigindo em seu carro, ou sentado no sofá em casa.

Os sintomas se desenvolvem rápido e abruptamente e, geralmente atingem seu pico em 10 minutos. A maioria dos ataques duram de 20 a 30 minutos. Raramente duram mais de uma hora.

Um ataque de pânico inclui uma combinação dos seguintes sintomas:

  • Falta de ar ou hiperventilação
  • Palpitações no coração ou coração acelerado
  • Dor ou desconforto no peito
  • Tremor
  • sensação de choque elétrico
  • transpiração excessiva
  • Náuseas ou dor de estômago
  • tontura e fraqueza
  • Dormência ou formigamento
  • Medo de morrer, de perder o controle ou enlouquecer

É um Ataque Cardíaco ou um Ataque de Pânico?

A maioria dos sintomas de um ataque de pânico são físicos e muitas vezes esses sintomas são tão graves que as pessoas pensam que estão tendo um ataque cardíaco. Na verdade, muitas pessoas que sofrem de ataques de pânico vão ao médico ou hospital na tentativa de receber um tratamento porque acreditam que é um problema de saúde com risco de vida.

Embora seja importante para descartar possíveis causas médicas dos sintomas como dor no peito, palpitações, ou dificuldade em respirar, muitas vezes o pânico é negligenciado como uma potencial causa e o problema acaba evoluindo.

Sinais e Sintomas de Transtorno do Pânico

Muitas pessoas experimentam ataques de pânico sem novos episódios ou complicações. Há pouca razão para se preocupar se você teve apenas um ou dois ataques de pânico na vida ou ao longo de cinco anos, mostrando ser um fato isolado e não devendo preocupar-se mesmo.

No entanto, algumas pessoas que já tiveram ataques de pânico começam a desenvolver o transtorno do pânico. O transtorno do pânico é caracterizada por repetidos ataques de pânico, combinados com grandes mudanças no comportamento ou ansiedade persistente sobre ter novos ataques e podem evoluir para casos mais graves, por isso ajuda médica deve ser procurada. Não dá para se livrar deste quadro sozinho.

Tratamento Para Ataques de Pânico 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5SB9OoEphLM[/youtube]

A medicação pode ser utilizada para controlar ou reduzir temporariamente alguns dos sintomas da perturbação de pânico. No entanto, não tratam ou resolvem o problema. A medicação pode ser útil em casos graves, mas não deve ser o único tratamento prosseguido. O medicamento é mais eficaz quando combinado com outros tratamentos, como a terapia e as mudanças de estilo de vida, que abordam as causas do transtorno do pânico.

Os medicamentos usados para ataques de pânico e transtorno do pânico incluem os antidepressivos. É necessário várias semanas antes de se ver o resultado e a ingestão deve ser diária, não apenas quando acontece um ataque de pânico.

Ansiolíticos também podem ajudar. Estes são os medicamentos anti-ansiedade, que atuam muito rapidamente no organismo após ingeridos, geralmente no prazo de 30 minutos a uma hora. Tomá-los durante um ataque de pânico proporciona alívio rápido dos sintomas. No entanto, são altamente viciantes e têm sintomas de abstinência graves, por isso eles devem ser usados com cautela.

Dicas Para Quem Deseja Controlar os Ataques de Pânico

Quando se trata de ataques de pânico, tratamento profissional e terapia pode fazer uma grande diferença. Mas há muitas coisas que você pode fazer para ajudar a si mesmo, também como ler mais.

Saiba mais sobre o pânico. Basta saber mais sobre o pânico para aliviar o seu sofrimento, pois você vai entender que não está sozinho com o problema e até existem estudos. Portanto, leia sobre ansiedade, transtorno do pânico, e a resposta de luta ou fuga durante um ataque de pânico. O doente desta forma deve aprender que as sensações e sentimentos que se tem quando você pânico são normais e que não está enlouquecendo.

Evite fumar e beber cafeína ao menos de forma constante, diminuindo o ritmo até parar. O tabagismo e a cafeína podem provocar ataques de pânico em pessoas suscetíveis a eles. É aconselhável a pessoas sofrendo de transtorno do pânico evitar cigarros, café e outras bebidas com cafeína. Também deve-se ter cuidado com medicamentos que contenham estimulantes, mesmo os considerados naturais.

Aprenda a controlar a sua respiração. A hiperventilação traz muitas sensações, como tonturas e sensação de aperto no peito que ocorrem durante um ataque de pânico. A respiração profunda, por outro lado, pode aliviar os sintomas de pânico. Ao aprender a controlar a sua respiração, você desenvolve uma habilidade de enfrentar um ataque e acalmar quando começar a se sentir ansioso. Se você sabe como controlar a sua respiração, também será mais fácil controlar os ataques.

Pratique técnicas de relaxamento. Quando praticadas regularmente, atividades como yoga, meditação e relaxamento muscular progressivo agem no fortalecimento do corpo da resposta, o oposto da resposta ao estresse envolvido na ansiedade e pânico. E não só as práticas de relaxamento promovem o relaxamento, mas também aumentam  os sentimentos de alegria e serenidade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *