O Que Fazer Quando Bate A Carência?

Carência?

É raro que uma pessoa possa dizer com certeza e convicção que nunca sentiu carência afetiva. Chega até a ser normal sentir falta de carinho, de um abraço, e um namorado (a), sentir falta de atenção faz parte da natureza humana. Sentimos sofrimento quando não sentimos a possibilidade de ter esse contato caloroso com outras pessoas. A psicologia está intimamente ligada com essas sensações desagradáveis, e não há idade para sentir isso. Crianças lidam com isso tentando chamar atenção de formas que por vezes são irritantes, adolescentes, acabam se tornando rebeldes e podem arrumar jeitos problemáticos de chamar a atenção, como por exemplo, se envolvendo em brigas, usando drogas e coisas do gênero.

No dicionário, carência significa necessidade de alguma coisa básica; falta; privação, já no sentido figurado, é a necessidade emocional, afetiva e/ou sentimental; carência de carinho.

Dicas

Como tudo na vida, há maneiras de amenizar ou até mesmo acabar com a carência, apesar de ser um problema que cada pessoa lida com isso de formas bem particulares, há maneiras e dicas generalizadas. Aqui vão algumas!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=m00w5c6Gu6Y[/youtube]

Dica 1: Medite! É comprovado que dez minutos de meditação diminuem as catecolaminas (responsáveis pela ansiedade) e aumentam os níveis de serotonina (responsáveis pela paz de espírito)

Dica 2: Exercite-se! A prática de exercícios físicos libera endorfina, que proporciona bem-estar e diminui a ansiedade e o estresse, além de fazer bem pra autoestima e para a saúde.

Dica 3: Evite doces. Comer doces gera um ciclo vicioso, a calma momentânea produzida por ele é seguida de um pico de ansiedade maior, e você acaba se vendo obrigado a comer mais doces ainda, já que o açúcar funciona como uma droga e nos transforma em “sugar-dependentes” (dependentes de açúcar). Isso inclui o chocolate.

Dica 4: Expresse suas emoções. Nada de querer bancar o homem de lata, que não tem coração. Chore no ombro de um  amigo, expresse sua raiva, deixe-se sentir essas coisas negativas até que elas diminuam gradativamente. Não adianta fingir que não sente, e no fundo aquilo te corroer, é mais saudável ficar triste por uns dias do que sufocar os próprios sentimentos. Um choro bem chorado, com direito a soluços que libertam o diafragma, quase triplica os níveis de endorfina.

Dica 5: Escreva. Se for muito difícil conversar sobre os seus sentimentos, pegue um bloquinho de notas ou qualquer outra coisa do gênero, uma caneta e escreva tudo ali. Ponha tudo que te incomoda pra fora em forma de palavras escritas e aproveite que o papel não reclama nem dá opinião para ser absolutamente sincero. Se quiser, depois faça um ritual de purificação e queime aquela folha.

Dica 6: Suporte isso e não encare como o fim do mundo. A carência, seja pelo que for, passa, como tudo na vida. Ela a nossa fonte de autosabotagem, por isso devemos tomar muito cuidado. É basicamente impossível não se sentir carente em alguns momentos da vida, mas deve-se aprender com ela, essa é a parte importante na construção de nossa autoestima.

Dica 7: Carência é sinônimo de falta. Pare e se pergunte: o que é preciso para lhe completar? Pode ser um jantar com os amigos, criar um bichinho de estimação, cuidar de plantas, até mesmo a sensação de dever cumprido que o trabalho oferece, pode restaurar o sentimento de aconchego e proteção, e é por isso que tantas pessoas se afundam no trabalho quando estão num período de carência muito forte.

Dica 8: Arrume uma atividade para ocupar a cabeça. Quanto mais tempo você conseguir substituir esses pensamentos negativos por outras atividades, mais construtivas, e que te proporcionem prazer, menos carência você terá.

Dica 9: Não perca a fé. Por mais que essa sensação de que está faltando algo seja bem depressiva, não deixe que ela te domine. Acredite sempre que tudo vai melhorar, e não se esqueça de depositar um pouco de amor e carinho em tudo o que faz, assim será mais fácil cativar seus colegas de sala ou de trabalho e receber aquelas boas sensações de volta.

Dica 10: Procure estar sempre próximo as pessoas que você gosta e que te fazem sentir bem. Isso ajuda bastante a acabar com a sensação de que falta algo na sua vida, e aumenta as sensações de bem estar e prazer.

Dica 11: Cultive sua autoestima, e tente você mesmo suprir algumas dessas necessidades que a carência traz. Lógico que ajuda para se sentir bem é muito bom, mas nada melhor do que não depender de ninguém para conseguir sentir bem-estar.

Dicas Para Superar O Fim de Um Relacionamento

Sem dúvidas, a maior causa de carência é o fim dos namoros e casamentos, ou às vezes nem isso, apenas um “rolo”. Há pessoas que se envolvem rápido de mais e criam certa dependência daquela pessoa com que se relacionam.  Depois do fim do relacionamento, é bom dar um tempo nas redes sociais para evitar “stalkear” o ex, e assim não se machucar ao ver talvez postagens para outras garotas/garotos, e também é legal tentar passar um tempo sem ver a pessoa pessoalmente, essa é melhor maneira de dar um fim ao namoro.

Tente ficar longe das lembranças, daquele lugar que vocês costumavam ir, daquele filme que vocês tanto amavam e acham a cara da relação de vocês. Uma boa opção de distração é ler um livro, mergulhar em uma história diferente e viver sensações que talvez não façam mais, ou ainda, parte da sua vida. Mas fique atento, nada de procurar os romances que só vão te fazer ficar lembrando do relacionamento que acabou e te deixar mal. Essa é uma forma de fugir um pouco da realidade, não de ficar remoendo o passado.

Não tenha pressa para se apaixonar de novo, viva um pouco a vida de solteiro, saia com os amigos, conheça pessoas diferentes sem se preocupar com ciúme e outros ócios do ofício de um relacionamento.

Não se apegue a falsas esperanças. Se teve realmente um fim por motivos fortes e plausíveis, não adianta ficar sonhado o dia inteiro que vocês ainda vão voltar e serem felizes para sempre. Desapegue dos contos de fadas e entenda que na vida real nem sempre há um final feliz em todas as relações, às vezes há só um final, e é preciso aceitar e seguir em frente. Reavalie aquele relacionamento que acabou uma única vez e veja os motivos que os levaram a terminar, deixe que isso te convença de que levar adiante só seria um erro que machucaria ainda mais ambas as partes.

Por fim, apegue-se mais aos seus amigos, e lembre-se sempre daquela frase meio brega que diz: amores vêm e vão, mas os amigos de verdade ficam para sempre.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=u_yam4E_e04[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *