O Que Fazer ao Descobrir uma Traição

Das diversas crises que um relacionamento pode enfrentar, a traição é uma das mais graves. Os casos de sucesso envolvendo superação de traição são bem raros, e na maior parte das vezes envolve um esforço conjunto, o que nem sempre é possível. A maior parte das pessoas apenas desiste de uma relação após uma traição. Mas será que esta é a melhor decisão a tomar?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=RBR29OrMpAQ[/youtube]

Os Laços de Confiança Foram Abalados

A traição envolve muito mais que apenas ficar com outra pessoa. É o fato de confiar em alguém seu coração, sua mente e seu corpo que não haverá outra pessoa na relação. É também querer acreditar que o outro jamais mentiu, estava onde disse que estava quando na verdade estava com outra pessoa.

Não é exagero quando uma pessoa declara a altos brandos que “jamais vou confiar em você de novo”. Afinal, quando ela disse estar em um local e estava em outro, nos braços de outra pessoa (e aí não importa muito quem seja), ela não vai confiar mais mesmo. Você não foi sincero e acaba colocando toda a relação em dúvida, pois uma mentira não precisa ser grande ou pequena, pois ainda é mentira.

Com uma mentira permeando o relacionamento, os laços de confiança ficam mesmo abalados. A maioria não consegue confiar novamente, pois, como saber se o outro não mentirá de novo? Toda a relação começa a ser questiona e até mesmo verdades podem passar por mentiras apenas por um momento. Não importa se foram uma ou duas vezes, a traição abala qualquer tipo de casal.

A Culpa é Sua?

Este pensamento é um dos mais comuns. Quando algo de ruim acontece em um relacionamento, sempre é comum pensar: onde foi que eu errei? Em muitos pontos ou em nenhum. Você pode ter errado por ter brigado demais, ter sido um companheiro ausente ou ter trazido problemas para o relacionamento, mas nenhum desses fatos justifica de fato uma relação.

Se estamos com um namorado, marido ou noivo, estamos comprometidos com alguém e um dos laços invioláveis é a fidelidade (a menos que vocês tenham combinado antes que isso não seria um problema). Para a traição, portanto, não há justificativa.

E a culpa não é sua. A comparação pode ser um pouco drástica, mas se você passar fome, deveria roubar? Se falta algo em um relacionamento, se o outro não corresponde às suas expectativas, trair seria a solução? Um casal comprometido e privando os sentimentos do outro deveria ao menos finalizar a relação para começar outra. Trair com certeza é um dos piores caminhos a se tomar.

Perdoar ou Não Perdoar, eis a Questão

A maior dúvida dos casais é simples: dá para perdoar uma traição? A principal dúvida é simples. Uma pergunta bem direta, mas a resposta é bem complexa: depende. Depende de diversos fatores aceitar ou não uma traição e como a relação vai continuar depois deste episódio.

Perdoar é um grande passo e bem nobre. Se uma pessoa consegue perdoar uma traição e prosseguir com a relação com um clima de paz, perdoar é uma boa pedida. Por conta de um episódio de fragilidade que pode não ter realmente importância para a outra pessoa, você poderá perder uma grande relação. Traições acontecem.

Mas se você não consegue esquecer, vai brigar o tempo todo e até revidar, pode ser interessante deixar a relação prosseguir sozinho. Perdoar uma relação de fato, de coração e não apenas em palavras é um caso raro. Muitas pessoas conseguem viver bem depois de tamanha confusão na vida a dois, mas nem sempre isso acontece. Por isso pode ser interessante avaliar desistir do namoro se você não consegue superar sem ser na teoria.

Não Adianta Brigar

O que não adianta mesmo depois de uma traição é brigar. O que irá mudar? Afinal, ficando na relação ou não, gritar, chorar e brigar e tornar a vida do outro um inferno porque você se sente machucada não adianta para ambas as partes. Você está magoado, todos sabem, mas não adianta manter o clima de tensão, ficando na relação ou não.

Todo mundo erra, mas todo mundo supera. Todos os episódios da vida devem ser superados, e com a traição não é diferente. Não se consegue mudar o destino com brigas, mostrando sua insatisfação ao mundo e principalmente tentando revidar. Por isso brigas não adiantam nada, pois não mudam o passado.

Dá Para Superar uma Traição?

Sim, mas é preciso força de vontade, desejo de mudar e confiança novamente. No começo o relacionamento vai ficar turbulento, brigas serão constantes e debates irão acontecer e bem calorosos. Mas como tudo na vida, é superável.

Mas para superar uma traição, é preciso pensar em alguns pequenos detalhes como avaliar se você consegue mesmo esquecer o acontecido e se pode prosseguir com uma vida a dois sem tantas cobranças. Os laços de confiança precisam voltar, e para isso é preciso bastante alto controle. Os casais que conseguem fazer isso podem ser felizes novamente.

Quando uma Traição Não é Superável

Há sempre casos e casos, e em alguns acontecimentos é preciso avaliar se dá mesmo para passar por cima de uma traição. Um bom exemplo é quando não foi apenas uma saída, mas um namoro paralelo. Neste caso houve sentimento envolvido, uma vida paralela e mais de uma mentira. Não é um episódio isolado por conta de uma briga ou carência.

Quando há uma amante por muito tempo, o melhor é pensar se vale a pena estar em tal relacionamento. No geral não vale, pois a mentira foi grande e sempre há o medo de uma segunda pessoa surgir no relacionamento novamente. Nestes casos, o melhor é buscar uma pessoa para confiar novamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *