Idade Ideal para Casamento

As mulheres que vão passando dos 30 anos e não estão em uma relação firme, que as colocaria no grupo de “próximas esposas”, acabam sentindo uma certa pressão, normalmente, iniciada dentro da família. Os mais “engraçadinhos” dizem que ela “vai ficar para titia” e algumas pessoas do ciclo de amizade começam a se “preocupar” com a situação da amiga.

Idade Ideal para Casamento

Idade Ideal para Casamento

Quando a mulher passa dos 30 e está namorando há um bom tempo, como a ouvir que se o noivo não decide casar é porque ele a está enrolando. Em geral, o núcleo familiar é o primeiro a começar “pressionar”, a frase mais comum é “o casamento sai ou não sai”.

Do outro lado está o homem com mais de 30 anos, bem menos pressionado, mas as pessoas podem até não falar, mas começam a comentar que “estranho”, ele ainda não está em uma relação séria pensando em casar. Outra hipótese é que o homem é um “galinha”, “solteirão convicto” e não quer se “amarrar” a ninguém.

As Conclusões e Suas Consequências

Todas essas “conclusões” que giram em torno de uma mulher ou de um homem que superam os 30 anos de idade sem casar no Brasil é bem cultural. Involuntariamente ou não ficou decidido que entre os 20 e poucos anos é a idade ideal para se casar, até porque, é melhor que a mulher não espere superar os 30 para ter o primeiro filho.

Onde está escrito isso? Em lugar nenhum. Mas, com tanta pressão quem não começa a se questionar se é a idade ideal para casamento ou se já passou da hora. Porém, psicólogos alertam que esse não é o caminho para tomar uma decisão tão importante, outros fatores podem indicar se realmente chegou a hora. Ressaltando que casamento, que envolve amor e relação a dois não é matemática, são ideias, que podem funcionar para uns e para outros não.

Considere o Que Realmente Importa Para Entrar em um Casamento

Duas palavras devem ser consideradas mais que qualquer pressão da família, amigos, da sociedade sobre a idade ideal para casamento: maturidade e sabedoria.

Uma relação não pode ser encarada como algo matemático, que você fará no “tempo certo”, até porque esse tempo não existe e a idade é o que menos importa. Um casal de 18 anos pode ter certeza do que quer e assumir um casamento e serem bem sucedidos na vida a dois. Enquanto, um casal de 25 anos pode assumir um casamento e se deparar com um desastre na vida a dois.

O que auxilia um homem e uma mulher a tomar essa decisão é o quanto eles são maduros e o que eles aprenderam ao longo da vida. E sim, uma mulher com 18 anos é capaz de saber o que ela espera do futuro, o mesmo com um rapaz.

A sabedoria consiste principalmente em não fantasiar um casamento. Não, não será perfeito o tempo todo. Não, ele não é um príncipe, tem defeitos e você também, aprenda a conviver com eles sem criar uma novela. Não, você não terá mesma vida que as suas amigas solteiras, pois está fazendo uma escolha. Sim, você terá que tomar para si responsabilidades que não tinha antes. Essas são só algumas questões que devem ser consideradas na hora de se questionar se aquela idade é mesmo ideal para casar-se.

Apesar de se esperar que as pessoas sejam maduras a partir de uma determinada idade, na prática não funciona assim, por isso, não tem achar a hora certa do casamento, pois é madura porque tem “tantos anos”, mas quando sentir-se madura.

Aprendendo Com Erros e Acertos

Se uma relação a dois fosse matemática seria bem simples. A idade ideal para casamento seria aquela que você está preparado para assumir todos os compromissos e desafios da relação sob o mesmo teto. Porém, não é assim que funciona e não importa qual a idade que você se casou, terá que aprender com erros e acertos. Com 18, 25, 30, 40 anos, não interessa a idade, todos os casais, no primeiro casamento, vão aprender uma “nova forma de convívio”.

E como as relações mudaram ao longo dos anos, antigamente o homem saía para trabalhar e a mulher ficava disponível para cuidar dos filhos e da casa, nos dias atuais, a mulher também sai para trabalhar. Em alguns casos, pode ser que o homem fique em casa. Enfim, não existe mais essa regra e viver um casamento é adaptar-se a sua própria realidade sem buscar exemplos para seguir. Erre e aprenda e não tenha medo de tentar para acertar.

Idade Ideal Para Casamento: Seja Realista

Se lá na sua infância você sonhou que se casaria com 26 anos e chegou nessa idade, tem o seu par ideal, mas a situação financeira não é das melhores para ambos, seja realista.

Não adianta fazer cálculos, tipo “me caso com 26, com 28 tenho o primeiro filho, etc” sem ter condições financeiras para realização. Espere o momento certo, neste caso, quem indicará é a sua conta bancária.

Casar correndo sem ter condições para bancar a vida a dois é começar com o pé esquerdo, isto é, com problemas financeiros que podem criar conflitos entre o casal.

Faça Uma Listinha do Que Espera de Um Casamento

Talvez uma listinha simples feita por você poderá ajudá-la a decidir se chegou a idade ideal para casamento. Porque não colocar no papel o que está esperando de um casamento e quando encontrar todas as opções preenchidas, considere que chegou a hora. Porém, não se esqueça que é uma decisão que deve ser tomada por duas pessoas. A sua idade ideal, o seu momento ideal, pode não ser o do seu namorado, noivo, e essa será a primeira “prova de fogo” que deverá ser vencida: respeite o tempo dele. Forçá-lo a casar com cobranças é uma outra “ótima” maneira de começar uma relação já arruinando.

O melhor mesmo é relaxar, não ficar fazendo contas e nem criando expectativas. A vida vai seguindo e o seu coração será o melhor conselheiro para dizer que chegou a hora de casar-se. Confie nele e no amor que você sente pela outra pessoa.

Pais e mães nunca acham que os filhos estão com a idade certa para casar. Para os pais, os filhos são sempre vistos como crianças e imaturos, por mais idade que tenham.

Mas será que existe uma idade certa para casar? Existem alguns que acreditam que o casamento combine mais com a idade madura, quando normalmente temos a tendência a dar uma sossegada, abandonarmos as baladas e as farras, numa espécie de ciclo natural da vida, quando nos recolhemos para uma vida mais tranquila e buscamos um parceiro para nos acompanhar.

Também temos de levar em consideração os encantos de um casamento quando somos jovens. Descobrir as coisas da vida a dois, num relacionamento saudável de companheirismo também é muito interessante, permitindo que se cresça e se fortaleça a relação.

Polêmicas e gostos à parte, como tudo na vida, não existe regra rígida quanto ao casamento. Casar novo ou casar com mais idade deve ser uma decisão pensada e repensada, afinal, constituir a sua família e conviver dia a dia com uma pessoa é uma tarefa que exige paciência, abrir mão de muitas coisas e , principalmente, de muito amor. E para amar, não existe idade, não é verdade?!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *