Educação Financeira Para Crianças: Como os Pais Podem Ajudar Seus Filhos

Considerações Iniciais

Quando Se Trata de Ensinar As Crianças Sobre Dinheiro, Quanto Mais Cedo Melhor.

Até que elas comecem a ganhar a vida, elas são capazes de gastar o dinheiro como se ele crescesse em árvores. Este artigo por finalidade ajudá-lo a colocar seus filhos no caminho certo para aprender a lidarem com o dinheiro de forma responsável.

1. Muito antes de a maioria das crianças saber como adicionar ou subtrair, elas tornam-se conscientes do conceito de dinheiro. Qualquer criança de quatro anos de idade sabe onde seus pais conseguem dinheiro, no trabalho, é claro.

Entendendo que os pais devem trabalhar para ganhar o seu dinheiro exige uma mente mais madura, e mesmo assim, o processo de aprendizagem tem seus altos e baixos.

Por exemplo, uma vez uma criança de cinco anos já entendia que seu pai trabalhava para ganhar a vida, e perguntou: “Como foi o trabalho hoje?” “Tudo bem”, respondeu o pai. Então, o filho perguntou: “Você conseguiu o dinheiro”?

2. Uma vez que elas aprendem como funciona o dinheiro, as crianças costumam exibir um conservadorismo instintivo.

A gratificação instantânea fica de lado, uma vez que elas aprendem que podem comprar coisas que querem com o dinheiro, por exemplo, doces, brinquedos. Muitas crianças vão começar a acumular cada centavo que possam obter em suas mãos. Essa vontade é canalizada pra conservar o dinheiro recebido.

3. Sementes plantadas no início dão frutos mais tarde. É importante trabalhar na conscientização financeira do seu filho desde o início, pois uma vez que eles ficarem adolescentes, eles estarão menos propensos a acatar os conselhos sábios dos pais. Além disso, os jovens estarão ocupados fazendo outras coisas, como gastar dinheiro.

4. Uma mesada pode ser uma ferramenta de ensino eficaz. Quando os filhos são jovens, se os pais deram-lhes pequenas quantias de dinheiro, isso vai ajudá-los a se prepararem para o dia em que precisarem economizar.

5. Adolescentes em idade universitária têm responsabilidades maiores. As contas correntes, cartões de crédito e débito são tão elementares para a experiência da faculdade como livros e festas. Ensinar aos estudantes sobre o sistema bancário e de crédito irá torná-los mais esclarecidos quando eles saírem de casa algum dia.

6. Mesmo o investimento deve ser aprendido cedo. Os estudantes do ensino médio podem e devem ser ensinados sobre o mercado, usando dinheiro real.

Ensinar as Crianças Sobre Dinheiro Com Mesadas

Quer ensinar seus filhos sobre dinheiro? Dê-lhes uma mesada para gastar, comprando suas próprias coisas.

Há um forte argumento de que uma mesada é a melhor maneira de ensinar uma criança a lidar com a responsabilidade financeira.
Em qualquer caso, antes de obter uma mesada, a criança deve ter idade suficiente para contar o dinheiro. A chave do sucesso está em estrutura-la desde o início.

Deixe claro para seus filhos que tipo de gastos dá para fazer com aquela quantia de dinheiro, e que eles devem economizar sempre.

As crianças mais jovens, com idades entre 7 a 10 anos, não devem ser responsabilizadas por itens como dinheiro de merenda escolar como parte de sua mesada, mas não é uma má ideia que crianças mais velhas tenham a possibilidade de fazerem elas própria os seus pagamentos.

Alguns especialistas acreditam que os pais não devem vincular a mesada para as tarefas domésticas. As crianças devem ser ensinadas para ajudar em casa porque elas são membros da família e, não porque elas serão pagas por isso.

No entanto, com crianças com mais entre 8 e 9 anos de idade, dar uma mesada não impede de pagá-las para tarefas específicas, especialmente o tipo de trabalho ocasional que você poderia pagar alguém de fora para executar, como por exemplo, limpar a calçada ou lavar o carro. Por que não manter o dinheiro dentro da própria família?

Ensine Seus Filhos

Ensine Seus Filhos

Alguns pais reclamam que seus filhos, ao receberem uma mesada os pais em uma posição onde sempre ficam implorando por aumentos ou adiantamentos. De acordo com especialistas, os pais devem lembrar-se, que a mesada foi criada supostamente como uma ferramenta de ensino.

As habilidades de negociação são uma parte importante do que eles vão precisar para lidar eficazmente com o dinheiro com seus amigos, professores e, eventualmente, seus chefes.

Então, ao invés dos pais ficarem zangados quando seus filhos pedirem um aumento de mesada devem decidir quando é o momento certo e, em seguida, envolvê-los em negociações que lhe deem rendimentos. Quanto tempo desde eles pediram desde o último aumento?

Será que os novos gastos podem ser cobertos? O montante do aumento será economizado em longo prazo para investimentos que exija a aprovação dos pais?

A decisão mais difícil sobre mesadas é quanto ela é afetada por valores pessoais, renda familiar e senso comum. Não deixe que seus filhos lhe influenciem sobre a quantidade de dinheiro que deve ser-lhes dada dizendo que seus amigos estão recebendo aquele montante: Qualquer criança normal pedirá sempre valores mais elevados.

Muitos pais gostam de dar a seus filhos o equivalente em dinheiro de hoje a mesada que receberam com a mesma idade. Levando-se em conta que estes pais têm mais ou menos os mesmos meios econômicos que seus responsáveis tiveram, esta pode ser uma boa solução para todos.

Uma maneira de incentivar seus filhos a desenvolverem o dom da disciplina com dinheiro é orientá-los a fazerem poupanças de acordo com a mesada que recebem. Portanto, tente decidir para este momento se a quantia será semanal ou mensal.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=TLYGUf8gO6Y[/youtube]

Considerações Finais

Ensinar as crianças responsabilidade financeira, isso, é claro, significa a criação de um orçamento, e decidir o que fazer quando as crianças entrarem em conflito com suas próprias diretrizes. Uma opção é orientá-las a economizar as suas mesadas em caixas fechadas ou pequenos cofres.

Desde Pequeno

Desde Pequeno

Mas desde que isso não ensina moderação com dinheiro, e você nem sempre vai estar por perto para fiscalizar os depósitos feitos pela criança, existem maneiras mais instrutivos para isso. Segundo especialistas um a boa opção é os pais inventarem um jogo para que todos paguem as suas contas, e ainda todos ganharem dinheiro.

Os pais devem usar o dinheiro que sobra para introduzir o conceito de poupança. Se elas receberem os ensinamentos financeiros desde tenra idade, as crianças mais velhas não terão dificuldade para entender os conceitos de poupança.

Salete Dias

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=OJGiJ09vbbI[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *