Como Lidar com Maridos Ciumentos

O casamento envolve uma grande gama de sentimentos. Quando pensamos que o amor sustenta tudo, vêm alguns deles para nos dizer que não é bem assim. O ciúme é uma das principais queixas de homens e mulheres que estão em um relacionamento, já que ele nem sempre é moderado e pode se tornar um grande vilão. Na maior parte dos casos e que já foram comprovados por meio de de estudos, os homens são os principais donos deste sentimento tão temido. Muitos deles chegam a consequências drásticas apenas por sentir aquela pontada de ciúme. Portanto, se o seu marido é ciumento, aprenda a lidar com ele lendo este artigo aqui no Cultura Mix!

O que é o Ciúme? 

O que é o Ciúme

O que é o Ciúme

Para entender bem do que se trata esse sentimento, vamos explicar todos os detalhes de como ele surge e como pode se tornar fatal para o relacionamento ou para a própria pessoa. Na verdade, o ciúme se manifesta por causa de uma auto insegurança. Pode até ser uma característica natural do indivíduo em muitos filósofos antigos defendiam esta tese.  Mesmo assim, o ciúme surge basicamente da insegurança ou do chamado “medo de perder”. Quando temos medo de perde alguém, nos sentimos ameaçados e acuados e manifestamos tudo isso através das atitudes proporcionadas pelo ciúme.

Os Tipos de Ciúme

Imagem de Amostra do You Tube

Existem diversos tipos de ciúmes que podem se manifestar de forma positiva ou negativa, dependendo da sua intensidade e das consequências que ele pode causar. Abaixo, indicaremos todos os tipos:

Ciúme leve: Este pode ser bastante saudável para a relação. Afinal, quem não gosta de se sentir um pouco protegido de vez em quando. O ciúme saudável causa uma sensação de que o seu parceiro se importa com você.

Ciúme mediano: Não é bom e nem é ruim. Na verdade, pode ser bom somente em algumas ocasiões. Quando o ciúme começa a invadir o seu espaço e deixa o seu parceiro incomodado  chegou a hora de se controlar e começar a agir de acordo com o estágio mais leve.

Imagem de Amostra do You Tube

Ciúme exagerado: Este é o começo das consequências ruins. Se o seu companheiro se torna agressivo e principalmente possessivo, a relação na irá nada bem e pode acarretar em consequências bastante pesadas, ou até mesmo, evoluir para um ciúme ainda mais doentio. Neste estágio, a pessoa ciumenta muda o comportamento e não se preocupa nem um pouco com o seu controle.

Ciúme fatal: Leva a consequências graves, que acaba muitas vezes em desastre. Neste estágio, o ciúme leva ao descontrole total e o seu parceiro nem terá noções de suas atitudes.  Neste caso, um tratamento seria o mais adequado, já que as condições para o controle do mesmo serão limitadoras.

Agora, é a vez de você mulheres saberem em qual desses estágios de ciúme o seu marido se encontra. Se você acha que está no nível exagerado, procure um profissional que possa ajuda-lo. Afinal, o amor livre é que é de verdade.

O Medo da Infidelidade 

no images were found

Um dos principais causadores do ciúme é o medo pela infidelidade do outro. Atualmente, o número de traições aumentou consideravelmente. Afinal, quem nunca teve medo de ser enganado pelo seu amor? Com isso, o ciúme se torna mais frequente, ainda que por motivos banais.

Em Prol da Liberdade

Em Prol da Liberdade

Em Prol da Liberdade

As vitimas dos maridos ciumentos possuem um sintoma incomum: o sufocamento diante da relação. Quando não há espaço para si porque o ciúme está tomando conta de tudo, elas tendem a se sentir sufocadas e prezam pela sua liberdade. Com isso, a relação vai se destruindo aos poucos e se tornando bastante desgastada. Portanto, maridos, controlem os seus ciúmes se quiserem manter o amor de suas vidas do seu lado!

Ciúme X Imaturidade 

Muitos especialistas atrelam ciúmes à falta de maturidade por parte dos homens. Estudos comprovam que as mulheres amadurecem mais rápido do que os homens, comprovando também o alto índice de ciumentos no mundo masculino. Portanto, ciúme e imaturidade podem ter tudo a ver, até porque o ciúme também é um sentimento que vem da insegurança e este, por sua vez, pode ser fruto da falta de maturidade.

O Ciúme Patológico

Ainda existe mais um tipo de ciúme e que pode ser o mais problemático de todos: o ciúme patológico. Este tipo ocorre quando o sentimento já virou doença e pode ter diversos sintomas graves:

  • Não suporta qualquer exclusão de algum programa que a mulher faça, seja ele um compromisso do dia a dia ou do trabalho.
  •  Vasculha as coisas pessoais, buscando provar a traição
  • Promove perseguições à esposa
  •  Tenta sempre querer dar o flagra na mulher ligando, checando informações com os outros ou indo até os lugares onde ela está
  • Prepara armadilhas para pega-lo com um suposto amante
  •  Vive desconfiando e nunca acredita em bada do que ela diz ou faz
  •  Cobra roteiros e horários
  • Faz proibições constantes, até com roupas e não deixa a mulher nem olhar para os lados
  • Possuem um sentimento de posse super exagerado, se considerando donos das mulheres

Quem tem a tendencia a desenvolver a doença ou qualquer outro tipo de ciúme, ainda que seja o mais leve?

  • Inseguros
  • Tímidos
  • Vulneráveis
  • Pessimistas

Meu Marido é Ciumento e eu não sei Como Lidar com Isso

Independente do ciúme que o seu marido possa ter, a solução é calma e tratamento. Quando o sentimento vira doença, o mais indicado é mesmo procurar um especialista que possa tratar do caso para que as consequências não se agravem.

Nas outras ocasiões, procure conversar com o seu parceiro para saber os seus motivos e razões. A conversa as vezes é o melhor remédio para tudo. Fale para o seu companheiro que ele terá que se controlar e aprender como lidar com o ciúme, ou não terá mais como consertar a relação. Se ele estiver realmente empenhado, tudo vai acabar se solucionando. Se não resolver, a melhor saída é o tratamento com um profissional. Com certeza, com muita ajuda e dedicação, o seu marido vai eliminar a insegurança e ter uma relação bastante saudável com a sua esposa.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>