Como Falar Sobre Homossexualismo Com os Filhos de Maneira Natural

Conversar com os filhos sobre a homossexualidade realmente não é uma coisa muito fácil de fazer.

Nesse artigo veremos algumas formas naturais de conversar com o seu filho sobre esse assunto que cada vez está mais presente na vida de todos. Sejam nos meios de comunicação ou entre os membros de nossas famílias. 

Falar Sobre Algo Novo

Talvez seja apenas o choque do novo, que faça com que alguns pais ainda se sintam desconfortáveis ao falar sobre homossexualidade com seus filhos.

Hoje em dia, modelos homossexuais estão em toda parte.  Relações do mesmo sexo são regularmente apresentados em programas de TV, filmes e até jogos de computador.  Pop stars, esportistas autores e políticos cada vez mais “assumindo sua condição”.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9hU5Wldp870[/youtube]

Portanto, é natural e normal que as crianças estejam cada vez mais curiosas quando se deparam com novos tipos de relacionamentos, seja na mídia ou em suas vidas cotidianas.

Mas este é um desenvolvimento relativamente recente. Explicar a homossexualidade para as crianças sempre foi um problema para os seus pais.

Não porque eles sejam homofóbicos, mas porque simplesmente não era costume falar sobre esse tema tão delicado com os filhos.

Alguns anos atrás, as pessoas não falavam abertamente sobre a homossexualidade.  Todos tinham amigos homossexuais ou membros da família, mas nada era falado sobre o assunto. 

Alguns pais Se Sentem Desconfortáveis Sobre Falar de Sexualidade com Seus Filhos

Muitos pais acham desagradável ter que falar sobre a questão da sexualidade em geral, com seus filhos. Quando o tema é sobre homossexualismo, alguns se sentem ainda mais confusos, pois não sabem o que podem ou não dizer aos filhos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MFPbPHuMas0[/youtube]

A resposta para uma criança sobre o que é ser homossexual deve ser honesta e simples, levando-se em conta a faixa etária dela, e o que causou sua curiosidade.

Oferecer a uma criança o conhecimento de um determinado assunto como homossexualismo faz com que os pais a ajudem a desenvolver um comportamento saudável com a sua própria sexualidade nos futuro, quando se tornar adulta.

Falar sobre homossexualidade com seus filhos de maneira natural tem o grande benefício de ajudar a terminar o preconceito contra essas pessoas antes mesmo de começar.

Os pais devem ensinar seus filhos desde cedo, a não ridicularizar ou odiar alguém por causa de sua homossexualidade. 

Conversando Com os Filhos Sobre a Homossexualidade

A homossexualidade não é um assunto exterior a vida de seus filhos. Toda a família tem parentes e amigos que são homossexuais.

Por isso, quando eles fizeram algum tipo de pergunta relacionada a esse assunto a explicação deve sempre ser esclarecedora na medida do possível, e envolver sempre a palavra amor entre duas pessoas.

Essa é a chave para que seu filho entenda que possam existir indivíduos do mesmo sexo que se amam, e isso não os fazem nem pior nem melhor do que ninguém, apenas diferentes. 

Os Pais Terão de Falar Sobre o Assunto de Qualquer Maneira

De qualquer modo os pais não terão como fugir sobre o tema sexualidade ou homossexualidade com seus filhos. Quando eles crescendo e observando o mundo a sua volta essas perguntas são inevitáveis. Uma boa dica para que os pais não se sintam desconfortáveis nesse momento é quando os filhos perguntarem, por exemplo, o que é ser homossexual, eles responderem o que você acha?

A partir da resposta do filho poderão elaborar a sua própria consideração sobre o assunto e não falar de mais ou de menos, dificultando o entendimento da criança. Falar sobre as coisas simples e direta do mundo atual pode parecer algo muito difícil, mas pode se tornar muito fácil, desde que os pais saibam como conduzir o assunto.

Todos sabem que não é fácil conversar com os filhos sobre sexo, drogas, homossexualismo, álcool, legalização da maconha, casamento gay e uma longa lista de outros temas, no entanto uma vez os pais começarem a falar com calma e abertamente, eles ficarão surpresos com o quão fácil vai se tornar falar sobre essas questões delicadas com seus filhos.

Não importa o que os pais pensam sobre esses temas, eles fazem parte da vida de todos e mais cedo ou mais tarde seus filhos terão curiosidade em saber o que eles significam. Essa é uma oportunidade única para os pais: aproveitar a curiosidade dos filhos e dar explicações convincentes e bons conselhos a eles. 

Dicas Para Falar Sobre Homossexualismo com Seus Filhos

1. Estabelecer uma confiança logo início da conversa, é algo que será muito produtivo pra o tema delicado que vocês irão discutir.

Os pais devem sempre terminar a conversa dessa forma: “Você sabe que nós estaremos sempre aqui para ajudar e sempre vou te amar”.

2. Falar sobre orientação sexual pode proteger seu filho de receber preconceito ou de ser preconceituoso.

Se alguns de seus colegas o chamarem de homossexual e ele já souber do que se trata, ficará muito mais fácil para ele se defender.

Por outro lado se ele vir algum colega que acredite ser homossexual manterá o mesmo relacionamento de amizade, evitando o bullying e o preconceito.

3. Falar sobre orientação sexual com os filhos pode ajudar os pais a transmitirem seus valores pessoais de respeito e compreensão para o seu filho e com a sociedade na qual eles estão inseridos.

Como a maioria das crianças e adolescentes tem parentes ou amigos da família que são homossexuais, isso fara com que os pais tenham a resposta mais rápido aos questionamentos dos filhos, pois terão exemplos na própria família, ou no próprio circulo de amizades.

Os pais devem aproveitar esses momentos de esclarecimento de dúvidas de seus filhos para passarem seus valores de amor e respeito ao próximo, seja ele de que raça, credo ou orientação sexual for. 

Considerações Finais

Falar sobre homossexualidade com os filhos pode não ser uma tarefa muito fácil, mas atualmente é de extrema importância para seu desenvolvimento ocorrer de modo a que não lhe falte informação sobre assunto algum.

Os pais devem esperar as perguntas dos filhos, e partir daí formularem suas respostas, de acordo com o entendimento mostrado pela criança.

As frases do diálogo entre pais e filhos devem sempre determinar da seguinte maneira: “filho vou tentar ser o mais sincero possível com você, porque te amo e quero que seja um adulto feliz e sem preconceitos contra quem seja diferente de você”.

 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *