Como Ajudar o Marido Desempregado

Enfrentar o desemprego no núcleo familiar nunca é fácil, especialmente com contas a vencer. Alguns casais conseguem lidar muito bem com a situação, mas outros caem em uma rotina constante de brigas e podem finalizar a relação. A primeira sensação é o medo de não conseguir outro emprego rápido e as contas começarem a atrasar. O desemprego nunca é fácil de enfrentar e nesta luta você não está sozinha.

.

Antes de entrar em desespero, é preciso avaliar qual a real situação. O marido está desempregado há muito tempo ou é uma situação atual? Há perspectiva de um novo emprego? Uma boa parte das pessoas atualmente no mercado de trabalho está tão prepara que não passa 30 dias desempregada e logo cai nas graças de outra empresa. Nesses casos um ambiente preocupado e tenso é completamente desnecessário. Por alguns meses haverá salário do seguro desemprego também (caso ele tenha sido um funcionário atuante com carteira assinada), adiando por algum tempo o desespero do desemprego inicial.

Incentive a Busca por Emprego

Incentive

Incentive

Diversos sentimentos passam pela mente de um homem sem emprego, e um deles é a vergonha de não mais prover as contas da casa. O homem pode ficar por um tempo amortecido com a noticia também, principalmente se ela não era esperada e a empresa não passava por uma crise. Pode entrar em depressão e passar alguns dias de extremo caos mental. Neste período, fazer pressão não adianta nada pois não irá trazer seu emprego antigo e nem outro de volta imediatamente.

O incentivo por parte da esposa deve surgir na busca por emprego por alguns motivos. Um deles é que o marido pode se desanimar e acabar por relaxar e não mais partir para a busca de emprego. Uma animação de uma segunda fonte de energia vai fazer com que ele se sinta mais tranquilo e confiante. Você não precisa ser uma líder de torcida e animar a festa todo o tempo, apenas com incentivos como “o dia está ótimo, será que hoje você vai ter mais sorte?” e assim por diante.

Busca Pelo Emprego

Busca Pelo Emprego

Menos Drama e Mais Ação!

Ficar desempregado deixa qualquer pessoa frágil, e isso não é diferente com o marido. Os homens se sentem um tanto depressivos com a situação e um dos motivos é deixar a mulher em apuros. Logo, uma esposa dramática chorando e medrosa ao lado só vai agravar o quadro. Alguns homens chegam a desenvolver problemas sérios por conta da falta de emprego e entram em alcoolismo e outras drogas sérias como alternativa de fuga para escapar da dura realidade.

Menos drama e mais ação deve ser o papel da esposa em tal momento. A situação vai ficar difícil sim, mas não precisa exagerar eventualmente mostrando armários vazios e conflitando sobre as contas a pagar. Vale lembrar: sentimentalismo jamais resolveu qualquer problema financeiro ou pagou uma conta, não é mesmo?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7MrUVwgdaZ8[/youtube]

Busque Ajuda de Amigos

Todo mundo tem amigos que são amigos de outros amigos influentes. Sua rede de relacionamentos pode ser mais ampla do que se imagina. Comentar com os amigos mais discretos é a melhor forma de tentar abrir oportunidades para o marido. Escolha pessoas com cuidado para não expor sua vida intimida a toa, pois alguns dos seus colegas não podem ajudar e ainda vão tratar de tornar sua situação financeira publica. Comente com os amigos e eventualmente procure emprego para seu marido também enviando currículo online. Não custa nada e você pode ter mais sorte que ele.

Refaça o Orçamento Familiar de Pronto

Tão rápida quanto chegar a noticia do desemprego é a necessidade de reorganizar as contas. Comece a ir ao supermercado com olhos mais atentos e corte gastos desnecessários. Algumas atividades como academia e ballet das crianças podem ser adiadas. O maior erro de algumas famílias é manter os gastos como se o emprego fosse chegar logo, o que pode não acontecer. Pensar no pior e se precaver nas contas tem suas vantagens: você pode ele pode conseguir um emprego nos próximos dias e suas contas estarão reajustadas. Quem sabe você não mantém o orçamento baixo e visa lucros mensais?

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HeoVHzA-F7A[/youtube]

Crie Algo para Complementar o Orçamento

Muitas esposas possuem habilidades não usadas por estarem comprometidas com as atividades do lar. Você pode usar isso a seu favor criando objetos para vender ou revender alguns produtos, tanto online como com os amigos. Podem ser doces, sabonetes caseiros ou apenas consertos ou customização de roupas. Para complementar a renda familiar as ideias são diversas e ainda podem ser atividades permanentes para ganhos extras caso o marido consiga um emprego e você consiga adequar em sua rotina diária.

Evite Fazer Dividas e Incentive seu Marido a Isso

Esperar o sempre é bacana, mas caso o emprego novo não venha comece a pensar a longo prazo. Não compre nada parcelado e nem use o cheque especial, pois você não sabe quando terá condições de pagá-lo. Dividas feitas em momento de desespero só irão causar um grande problema futuro. Faça isso e incentive seu marido a apenas fazer compras quando extremamente necessário e a vista.

Ao invés de comprar, venda! O que tem em casa e não será mais usado pode servir bem para outra pessoa e ainda ajudar a trazer ganhos para a sua casa. Quanto mais você vender melhor, pois estará livrando-se de algo sem uso e ainda pagando contas e saindo do vermelho.

Guarde a Lição e Monte um Plano de Apoio

O desemprego irá passar, mas guarde a experiência para si. Existem medidas simples e eficientes para ajudar em momentos de crise, os quais você pode recorrer para deixar as contas em dia ou ao menos respirar um pouco financeiramente por alguns meses. Fazer uma previdência privada é uma delas. Com uma contribuição mensal você terá um dinheiro guardado e longe do seu alcance de gastos. Quanto as coisas apertarem, vá ao banco e solicite o saque e o dinheiro estará disponível em menos de vinte dias.

.

Criar uma poupança também é uma forma simples de guardar dinheiro para eventualidades. Todos os meses deposite um valor em sua poupança e esqueça-se dela. Quando a crise financeira vier, você pode estar com alguns milhares guardados dependendo do seu controle financeiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *