Casamentos Simbólicos

Cerimônia baseada nos Celtas

Os Celtas eram antigos povos europeus que valorizavam principalmente a ligação com a natureza e os laços familiares. Muitos casais modernos optam por celebrar a união matrimonial, realizando uma cerimônia baseada nessa antiga cultura da Europa que pode ser feita ao livre com a noiva usando um vestido simples e flores ornamentando a cabeça, e o noivo pode usar até uma bata se quiser, ou então um terno menos sofisticado. Esse casamento é bem interessante para pessoas que gostam de ousar e querem celebrar o casamento de maneira nada tradicional.

Sacerdotisa Celebra a Cerimônia

De acordo com a cultura Celta onde tradição é passada de uma mulher para outra, a energia do universo é semelhante a de uma Deusa, que é capaz de criar e fecundar. Desse modo, como a força da figura feminina é muito intensa entre esses povos quem celebra a união do casal é uma sacerdotisa, Esse tipo de evento é marcado basicamente pela simbologia do feminino.

Significado dos Objetos Usados Na Cerimônia

As ritualistas que realizam esse tipo de cerimônia revelam que todos os objetos que são usados durante a celebração do casamento tem um significado especial, simbolizando os sentimentos vivenciados pelos noivos. Um exemplo é o caminho que vai até o altar onde será realizada a cerimônia, que significa a vida que o casal tinha antes de se encontrarem. Antes do altar tem uma mandala representando a união e o momento em que os dois se encontraram. É nesse ponto que o noivo deve esperar a noiva.

O cálice que fica no altar simboliza a energia da mulher ,e o noivo pode se quiser entrar no local da cerimônia portando um bastão de canela para simbolizar a energia masculina. Durante a realização do casamento os dois elementos de gênero se misturam para simbolizar o equilíbrio necessário à felicidade dos noivos. Antes deles trocarem as alianças, as suas mãos são unidas e entrelaçadas por uma fita, cujo laço representa a união que o casal deve possuir. 

Participação na Cerimônia

Na cerimônia de casamento baseada na cultura Celta, a função dos padrinhos do casal é trazer para o evento objetos que sirvam para fortalecer a relação dos noivos, como exemplo uma cesta com pães dentro dela que simbolizam a terra, incensos simbolizando o ar, a vela que representado fogo e água de cheiro que representa a água, ou seja, os quatro elementos essenciais da natureza são representados na cerimônia.

Depois desse ritual é a vez dos padrinhos entrarem levando presentes que simbolizam seus sentimentos pelos noivos. Os pais do casal também são homenageados, pois na tradição Celta os ancestrais eram muito cultuados. É o próprio casal quem faz seus votos de consagração do matrimônio o que faz com que o casamento tenha um clima personalizado e muito íntimo. Para quem deseja se casar fugindo das cerimônias tradicionais, aí está uma boa sugestão. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *