As Maiores Verdades Sobre a Vida

Será que realmente aprendemos quais são as verdades da vida à medida que crescemos? Nós sempre crescemos? Na verdade, há muitas coisas que ficam no caminho e não tiram lições de situações vividas. Nós estamos condicionados a educação que recebemos de nossa família, a escola, religião e convivência com as pessoas. Todos estão sempre nos dizendo o que devemos fazer e como devemos pensar.

Confira, a seguir, algumas das maiores verdades sobre a vida que vão ajudar você a se libertar.

A Perfeição Não Existe

Os pais, as escolas e as empresas de estabelecem padrões elevados a ser seguidos. Não há nada de errado com isso, afinal é bom estar sempre em busca do melhor. Ter grandes objetivos na vida é muito importante e irá te motivar a crescer sempre. Porém, o que não se deve fazer é esperar a perfeição, pois ela é apenas uma ilusão. Reconheça seus limites e tente trabalhar para corrigir os defeitos, mas sem exigir mais do que o possível.

Se você, por exemplo, é ótimo na área de humanas, não se culpe por não ir tão bem nas matérias da área de exatas. Claro que você deve sim se esforçar para melhorar cada vez mais, mas não fique se castigando por não conseguir tirar nota máxima nas provas das matérias das duas áreas.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=KYG0qAqIp_0[/youtube]

Você Vai Cometer Erros

Sim, você vai cometer erros, passar por situações de saia-justa, sentir vergonha. Como sabemos disso? Simplesmente porque isso acontece com qualquer pessoa na face da terra. A pior coisa que você pode fazer é tentar encobri-los, culpar os outros ou apenas agir como se nada tivesse acontecido.

Ao invés disso, peça desculpas se você prejudicou alguém de alguma maneira. Faça uma promessa de agir melhor da próxima vez e cumpra-a. Aprender as lições do fracasso é uma habilidade essencial da vida e que traz muito crescimento.

Pratique as Suas Qualidades ao Invés de Apenas Falar

Muitas pessoas gostam de expor as suas qualidades, dizer para todos o quanto são honestas, generosas, gentis, etc. Entretanto, se você não demonstra essas qualidades em suas ações tudo perde o sentido. O ideal é você viver e mostrar os seus valores com ações e não com palavras.

Como já dizia o velho ditado, quem fala muito pouco faz e é bem assim que acontece. Muitas pessoas passam a vida falando de si mesmas, dizendo o quanto são maravilhosas e acabam se esquecendo de colocar em prática tantas qualidades.

Você Pode Muito Mais do Que Pensa

A felicidade não é a ausência de problemas, mas sim ter a capacidade de lidar com eles. Essa é a grande verdade é que resume boa parte das verdades sobre a vida. Quantas vezes você se sentiu sobrecarregado com um grande desafio que precisou superar? Pense nisso, lembre-se de quantos obstáculos você já venceu para chegar onde chegou.

Pare de se sentir incapaz, todos nós temos valor e você precisa aprender a saber o seu. Faça uma lista de situações do passados em que você não acreditou que fosse conseguir algo e conseguiu. Essa é uma forma de visualizar de forma mais clara tudo o que você já conquistou na sua vida e começar a se sentir mais capaz.

Seja Menos Severo Com Você

Muitas vezes, nós estabelecemos algumas metas impossíveis para nós mesmos. Queremos ser o melhor, o mais inteligente, o mais competente e mais bem sucedidos. É por isso que somos tão auto-críticos.

Ser gentil e compassivo com os outros é bom, mas às vezes você esquece de ser assim com você mesmo. Uma maneira muito melhor de levar a vida é estabelecendo metas mais realistas e que combinam com as suas habilidades. Se você sonha em emagrecer, comece a estipular uma meta mais baixa, como a de perder 2 ou 4 quilos. Aos poucos você irá traçando novas metas e logo chegará ao seu objetivo, sendo realista.

Tenha Consciência dos Seus Preconceitos

Uma das verdades da vida mais difíceis de aceitar é o fato de que todos nós temos ou já tivemos algum tipo de preconceito. A sociedade impõe alguns padrões que conhecemos ainda pequenos, a nossa criação também influencia completamente nisso.

Por exemplo, se você foi criada em uma família católica que tem preconceito com outras religiões, pode ser que você tenha restrição com essas religiões, mas sem perceber que se trata de um preconceito, pois foi algo que você cresceu ouvindo de seus familiares.

Comece a pensar nas suas atitudes e opiniões e analise se você não tem nenhum tipo de preconceito. Muitas vezes temos restrições com coisas ou pessoas que nem conhecemos. Ter essa consciência é fundamental para rever nossas opiniões e, quem sabe, mudá-las.

Saiba Lidar Com o Medo e o Estresse

Você tem que aprender a se libertar do estresse e ser uma pessoa mais leve. Afinal, você nunca estará no controle de tudo, por isso, pare de deixar que qualquer coisa te estresse e te deixe com medo.

Uma grande parte do estresse que você sente está relacionada com o pensamento negativo e com o medo irracional sobre o que poderia acontecer. Comece a pensar de forma racional quando se sentir assim, dessa forma você verá que grande parte dos seus medos não tem fundamento e se tem, ficar com medo não vai resolver nada. Muito pelo contrário, pode ser que até piore as coisas.

Esteja no Controle da Sua Vida

Se você está no controle de sua vida, você será menos vulnerável. Mas nem sempre é tão fácil. Sabe aquela sensação quando as coisas começam a ficar fora de controle e você tem a sensação horrível que você é um fantoche preso em uma corda?

Veja abaixo algumas maneiras para você pode recuperar o controle de sua vida:

  • Pense menos sobre os fracassos do passado.
  • Pare de fazer a pergunta: “O que aconteceria se…?”
  • Tente ser menos dependente dos outros para tomar decisões simples.
  • Faça uma lista diária de atividades que vão fazer você se sentir melhor. Inclua sempre uma tarefa que você vem adiando há algum tempo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *