Quantas Leituras Tem No Casamento

O casamento realizado em uma grande igreja é o sonho de muitas noivas, que se imaginam desde a infância entrando de véu e grinalda, toda de branco, em direção a um belíssimo altar. Para a realização desse sonho, é necessário seguir algumas regras impostas pela igreja católica (cada religião possui seus procedimentos), para que tudo ocorra dentro das normas da igreja e deixe o casal feliz.

O casamento religioso é um ritual muito importante, que envolve diversas tradições e que realmente faz sentido para muitas pessoas. Por isso ele é a principal escolha para aqueles que desejam se casar e abençoar a sua união.

Vamos conferir o que é necessário para se casar na igreja, e qual é o roteiro de um casamento católico, especificando desde quantas leituras há no casamento, até o posicionamento dos noivos do altar.

Os Documentos Necessários Para a Celebração

O primeiro passo para começar os preparativos para a realização de um casamento na igreja, é analisar quais são os documentos exigidos por ela para que a cerimônia ocorra, para que os noivos consigam preparar tudo com antecedência. Geralmente os documentos exigidos pela igreja que irá realizar o casamento são:

  • Cópias do RG e CPF do casal, geralmente são necessárias cópias autenticadas em cartório.
  • Licença de paróquia. Esse documento é necessário quando os noivos frequentam uma paróquia, porém pretendem se casar em outra igreja, dessa forma, a paróquia de origem irá conferir a eles um documento de transferência.
  • Certidão de batismo de ambos os noivos. Isso é um passo muito importante e merece atenção, se um dos noivos não é batizado, ele deve procurar como funciona o batizado em adultos na igreja em questão.
  • Cópia do comprovante de residência.
  • Certificado do curso de noivos. O curso de noivos também é outro pré-requisito necessário para que se ocorra o casamento, ele pode ser feito tanto na paróquia que se irá realizar o casamento ou em outras, e apresentar assim o certificado. É interessante ficar atento a esse curso, já que geralmente as paróquias oferecem cerca de 2 a 4 cursos de noivos por ano, por isso, o casal deve ficar atento para a realização do mesmo antes da data da cerimônia.
  • A carta do padre e sua cópia da identificação presbiterial caso ele não pertença à paróquia em que será realizado o casamento.
  • Ficha de testemunhas. Geralmente são exigidas as fichas de duas testemunhas para o casamento, ela será fornecida pela igreja em questão, onde deverão ser colados os dados das testemunhas, como nome, RG, idade, profissão, estado civil, endereço, nacionalidade. As testemunhas não podem ser nem os pais dos noivos, e nem pessoas com menos de 18 anos de idade.
  • A taxa da igreja. Essa taxa será informada e haverá um prazo para que você a pague.

É importante que o casal vá se informar diretamente na igreja em que pretendem realizar o casamento, para saber se eles exigem algum tipo de documento extra que não foi listado acima.

O Casamento Religioso Com Efeito Civil

O casamento religioso é um ritual, porém ele por si só não apresenta uma real comprovação da união civil que ali está ocorrendo. Como forma de unir os dois, é possível realizar o casamento religioso com efeito civil, ou seja, o casamento no civil ocorrer durante o casamento religioso. Também é possível realizar o casamento no civil antes ou depois da cerimônia, sendo isso uma escolha pessoal dos noivos. Como o mais comum é realizar os dois casamentos juntos, vamos conferir como ele funciona:

Primeiro é preciso agendar no cartório de sua cidade a retirada de uma habilitação de casamento, isso deve ser feito entre 30 a 60 dias antes do casamento no mínimo, já que pode demorar um tempo para conseguir tal documento. É exigido nesse ato o documento de duas testemunhas. Depois dessa habilitação, a igreja irá fornecer um termo de celebração de casamento com efeito civil, que deve ser levado ao cartório para que se reconheça firma. Então esse termo será levado no cartório onde houve a entrada para a habilitação de casamento, e então será fornecida a certidão de casamento.

Para aqueles que escolhem realizar os dois separadamente, o casamento no civil ocorre com a presença de duas testemunhas, maiores de 18 anos, que devem levar os documentos de identificação. Deve-se levar o requerimento de religioso, e o termo religioso com efeito civil, e será solicitado o casamento no cartório, onde a certidão de casamento fica pronta em cerca de dezesseis dias.

Pode Se Casar Com Pessoa De Outra Religião Na Igreja Católica?

A Igreja católica não possui esse tipo de restrição, podendo sim haver o casamento entre pessoas de religião diferente, com a exigência de que um dos noivos seja católico, e não há exigência de conversão de seu parceiro, porém, o parceiro não católico precisa respeitar a fé do companheiro.

Também há a possibilidade do casamento ecumênico, onde o casamento é celebrado unindo as duas religiões e as tradições da mesma, podendo ser escolhido um representante de cada crença para realizar a cerimônia. Esse tipo de casamento geralmente não ocorre dentro da igreja católica, mas nada impede de levar um padre a outro local para que se ocorra uma celebração ecumênica.

Casamento na Igreja Católica

Casamento na Igreja Católica

Dicas Para Seu Casamento Religioso

Quem deseja seguir todo o ritual de um casamento católico, geralmente escolhe se casar na igreja, quando essa for à escolha do casal, procure saber se deseja se casar em uma igreja mais simples, por exemplo, a do bairro em que o casal mora, ou em uma igreja mais badalada. As igrejas maiores, que geralmente se encontram no centro das cidades são mais concorridas, por isso devem ser reservadas com muita antecedência, geralmente a agenda é preenchida com um ou dois anos de antecedência para algumas datas, como os meses de maio e setembro. Já as igrejas de bairro a reserva pode ser feita com menos tempo de antecedência, cerca de dois a três meses, a vantagem desse tipo de casamento é conhecer o padre e uma cerimônia mais pessoal. Ao fazer essa escolha esteja atenta ao número de convidados, para que a igreja não fique muito vazia ou muito cheia.

O horário da cerimônia é outro detalhe importante, já que muitos casamentos são realizados no mesmo dia, as noivas precisam verificar qual o intervalo entre os casamentos para que possíveis atrasos não prejudiquem os casamentos que vem depois, se esse for um medo, tente ver se a igreja reserva dois horários para a sua cerimônia, tudo tendo que ser conversado com a secretária da igreja.

Outro ponto que os noivos precisam estar atentos, e conversar com os responsáveis da igreja são os detalhes sobre a decoração, algumas igrejas não permitem decoração em excesso, outras possuem profissionais cadastrados, e outras ainda deixa a escolha totalmente livre para o casal. As músicas escolhidas para a cerimônia também devem ser apresentadas aos responsáveis pela igreja, já que algumas não permitem determinados tipos de música.

Se o casamento será totalmente religioso, porém não for ocorrer em uma igreja, os noivos possuem mais liberdade para o que foi comentado acima, como decoração, música e até mesmo horário. Mas isso também deve ser conversado com o padre que irá realizar a cerimônia, para que ele se sinta confortável com a cerimônia que irá realizar.

Qual É O “Roteiro” Para a Cerimônia Religiosa?

Que o casamento religioso é um belíssimo ritual, e que, além disso, ele possui uma parte burocrática já falamos, mas afinal, como ocorre essa cerimônia? Apesar de cada cerimônia possuir seu lado e único, dado especialmente pela diferença entre os casais que irão aparecer, elas possuem uma parte igual, que é o seu formato de realização, vamos conferir esses passos abaixo:

Entrada Na Igreja Ou No Local Da Cerimônia

Primeira opção: Primeiro entram os pais dos noivos, seguidos dos pais da noiva, nessa entrada a mãe da noiva volta para acompanhar o filho, e o pai da noiva volta para acompanhar a filha. Depois dos pais vêm os padrinhos, eles entram intercalados, sendo primeiro um casal de padrinhos do noivo, um casal de padrinhos da noiva e assim por diante, até que todos entram. Depois da entrada dos padrinhos entra o noivo com a mãe. Ai então vem a tão esperada entrada da noiva, e depois as daminhas e/ou pajens com as alianças, e no final entram as floristas.

Segunda opção: Nessa opção, primeiro entram os padrinhos, seguidos do pai do noivo junta da mãe da noiva. Depois entra o noivo com a sua mãe, e então a entrada da noiva com seu pai. As daminhas e/ou pajens entram no decorrer da celebração e as floristas no final.

Terceira opção: Também é possível fazer a entrada de cima trocando à ordem, entrando primeiro a mãe da noiva junto do pai do noivo, os padrinhos intercalados, o noivo com a mãe, a noiva com o pai e depois as daminhas e/ou pajens e floristas se houver.

Para saber qual será a opção de entrada do seu casamento você irá precisar conversar com o cerimonialista da igreja, pois algumas igrejas já possuem um protocolo de entrada. Dessa forma, se o casal imagina algo diferente pode entrar em um acordo com o cerimonialista para que ocorra como desejam e dentro das normas da igreja.

É importante que todas as mulheres entrem pelo lado esquerdo dos homens e somente a noiva entre pelo lado direito, essa é uma tradição antiga.

Posicionamento no altar

Geralmente nas celebrações tradicionais o lado direito da igreja ou local onde está sendo celebrado é reservado para o noivo, será onde ficarão seus padrinhos e também seus pais, é o lado também em que o noivo aguarda a entrada da noiva. Consequentemente o lado esquerdo é o reservado para a noiva e seus padrinhos, ela entra pelo lado direito de braços dados com o pai ou outra pessoa que ele escolheu para lhe acompanhar, ela será “entregue” ao noivo pelo pai.

A Celebração

Celebração de Casamento

Celebração de Casamento

É durante a celebração que o padre irá conversar com os noivos, recitar algumas palavras, e então iniciará a primeira leitura.

Os casamentos religiosos podem ser realizados com uma leitura ou duas, sendo uma escolha do casal, entre a leitura e o salmo ocorre também a leitura do Evangelho.

Dicas De Leitura Ideias Para Casamento

Os noivos são livres para escolher qual leitura deseja em seu casamento, isso será decidido junto com um responsável da igreja em um dos encontros que eles tiverem, se os noivos já possuem uma leitura em mente poderão apresentar ela para a pessoa e ver se há algum impedimento, ou ainda ela poderá dar dicas de leituras que são comuns em casamentos.

Como a bíblia possui diversos textos, sendo que cada um deles aborda temáticas diversas, é importante que a pessoa foque em um tema que lhe agrade e combine com a celebração de um matrimônio, geralmente as leituras escolhidas falam sobre o casamento, amor e sobre família. 

Vamos conferir algumas:

Leitura do livro de Rute 1: 16-17

Essa é uma leitura que fala sobre o casamento, podendo abranger mais ou menos versículos, seu trecho que mais se destaca é Não me instes a que te abandone e deixe de seguir-te. Porque aonde quer que tu fores, irei eu; e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo será o meu povo, o teu Deus será o meu Deus.” Sendo uma leitura que fala sobre a união de Rute, onde ela declara que nunca irá abandonar seu parceira, com o fim dessa união ocorrendo somente com sua morte.

Rute 1: 16-17

Rute 1: 16-17

Leitura do livro de Gênesis 1:26-28; 31

A leitura do livro de Génesis foca na família, é a leitura que conta sobre como Deus criou o homem a sua imagem, e desejou que eles se unissem para que cuidassem e dominassem os outros animais da terra, segue um trecho: “Deus, o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.Então Deus abençoou-os e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra.”   

Gênesis 1:26-28; 31

Gênesis 1:26-28; 31

 Leitura do livro de Gênesis 2:18-24

Essa leitura é pertencente ao mesmo livro da anterior, Génesis, e ela ainda foca na criação do homem, porém dessa vez falando sobre como o homem se encontrava só, e como essa solidão foi erradicada com a criação da mulher para ser sua companheira, e sobre a união entre os dois “Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne”.

Gênesis 2:18-24

Gênesis 2:18-24

Leitura do livro dos Provérbios 31:10-13; 19-20; 30

O livro dos provérbios é repleto de bonitas passagens da bíblia, sendo que a leitura específica acima fala sobre mulheres e suas qualidades e virtudes, mas que são as mulheres que temem a Deus que são louvadas. Cafe. Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos. Chine. Enganosa é a graça, e vã é a formosura; mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada.”

Provérbios 31:10-13; 19-20; 30

Provérbios 31:10-13; 19-20; 30

 Efésios 5:29-29

A passagem de Efésios fala sobre o casamento, como cada pessoa deve amar o companheiro como a si mesmo. Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja”.

 Efésios 5:29-29

Efésios 5:29-29

Leitura do livro Cântico dos Cânticos 2: 8-17

O livro Cântico dos Cânticos também apresenta momentos marcantes da bíblia, um deles é a leitura citada acima, onde uma mulher elogia seu amado de todas as formas possíveis, contando a forma que ele a chama, e como ela pretende pertencer a ele para sempre. “levanta-te, meu amor, formosa minha, e vem.Pomba minha, que andas pelas fendas das penhas, no oculto das ladeiras, mostra-me a tua face. (…) O meu amado é meu, e eu sou dele”.

Livro Cântico

Livro Cântico

Leitura do livro do Profeta Jeremias 29: 4-7

O livro de Jeremias apresenta a criação de uma família, uma casa, fazendo com que a família prospere, ainda fala em como os homens devem viver para o Senhor. Edificai casas e habitai-as; plantai jardins, e comei o seu fruto.Tomai mulheres e gerai filhos e filhas; também tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; assim multiplicai-vos ali, e não vos diminuais”.

Livro de Jeremias

Livro de Jeremias

Coríntios 13:4-7

Essa passagem de Coríntios talvez seja uma das leituras sobre amor mais conhecida da bíblia, porém a beleza de suas palavras é inigualável, é sempre uma boa opção para ser escolhida em casamento, já que a pureza e beleza das palavras são eternas. “O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.”

Coríntios 13:4-7

Coríntios 13:4-7

Colossenses 3:14-17

A passagem do Livro de Colossenses também apresenta belíssimas palavras sobre o amor, e mais intensamente sobre o amor a Cristo. Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito. Que a paz de Cristo seja o juiz em seu coração, visto que vocês foram chamados para viver em paz, como membros de um só corpo.”

Colossenses 3:14-17

Colossenses 3:14-17

Leitura do livro Eclesiástico 26: 1-4; 16-21

A passagem fala sobre casamento, e sobre como uma boa união traz felicidade para o casal. A mulher forte faz a alegria do seu marido, e derramará paz nos seus anos de vida.”

Eclesiástico

Eclesiástico

Finalizando a  Celebração 

Os celebrantes que já conhecem os noivos, geralmente incluem em seus discursos coisas pessoais, para que torne aquele momento único e personalizado, ele também irá falar sobre a importância da união, e como é um casamento religioso, irá dar detalhes da ligação com Deus. Depois ele irá perguntar aos noivos se eles desejam se unir.

Geralmente o celebrante recita as palavras e fala para os noivos e então eles repetem ““…prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, todos os dias da nossa vida”. Então o padre pergunta se eles aceitam um ao outro, e após a resposta (sim), ele repete as palavras ““Confirme o Senhor, benignamente, o consentimento que manifestastes perante a sua Igreja, e Se digne enriquecer-vos com a sua bênção. Não separe o homem o que Deus uniu”.

Esse é o fim da cerimônia, que encerra com eles assinando o livro, que torna a cerimônia registrada e oficial. Após isso irão sair os pais do noivo e da noiva, depois os padrinhos, as damas, e por fim o casal, que podem inovar no seu cortejo de saída, pedindo para os padrinhos fazer um corredor de palmas, jogar pétalas de rosa, ou o tradicional arroz.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *