Cerimônias De Casamento Praticadas No Brasil

No Brasil, a religião com mais seguidores e fiéis é a Católica Apostólica Romana, por isso, se pode dizer que o principal ritual de casamento praticado no nosso país é o ritual de casamento das pessoas católicas. A igreja Católica é a única entre todas as outras religiões que considera o casamento como algo divino e eterno.

Casamento

Casamento

Divino porque, em suas próprias palavras, o casal é unido por Deus e deve ficar junto para sempre enquanto os dois viverem. “O que Deus uniu o homem não separa”, é o que o padre diz. Justamente por essa crença do casamento eterno é que se tornou proibido casar-se de novo na igreja, a não ser que os ambos os noivos sejam viúvos. No ritual de casamento na igreja católica, os noivos respondem muitas perguntas para o padre e trocam alianças com um juramento bastante conhecido. Há rituais que são feitos em jardins, campos ou até outros lugares mais inusitados. Nesses casos, o casal precisa pedir permissão à Cúria para casar fora da igreja.

Cerimonia

Cerimonia

Depois do ritual da religião católica, outro cerimonial praticado no Brasil é o da Igreja Católica Apostólica Ortodoxa. Essa é umas das principais igrejas cristãs atualmente, e se diz a verdadeira igreja de Jesus Cristo. Para os seus líderes, eles são sucessores dos apóstolos de Jesus. É muita parecida com a Católica, pois adora imagens de santos, usa roupas letúrgicas nas celebrações e os sete sacramentos. Uma das grandes diferenças entre a católica e a ortodoxa é que enquanto a primeira realiza missas, a segunda faz cultos. Além disso, o Papa não é tido como autoridade para os Ortodoxos e sim um com função similar, chamado chefe de Constantinopla.

Noiva

Noiva

Com relação ao ritual de casamento Ortodoxo, é necessário dizer que é uma das mais lindas cerimônias já realizadas. O rito bizantino do casamento, que acontece de forma diferenciada na igreja Católica, também é muito bonito e emociona todos os presentes. Ele tem algo diferente, como uma teatralidade no modo de falar as palavras e se portar insuperável. Se a pessoa que celebrar o casamento dominar outras línguas e os noivos forem de outras nacionalidades, é possível fazer a cerimônia natal dos cônjuges. Diferentemente do ritual na igreja católica que, consente algumas mudanças, como o irmão ou avô entrar com a noiva no lugar do pai, ou o casal fazer os seus próprios votos saindo daquele texto pronto (juro amar-te e respeitar-te, na riqueza e na pobreza, até que a morte nos separe), a igreja Ortodoxa não deixa que mudem as etapas do ritual. Assim, por anos e anos a cerimônia será dividida do mesmo jeito que a doutrina manda e as palavras ditas serão as mesmas. Essas duas etapas são primeiramente a união do homem e mulher, e depois a coroação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *