Casamento Em Junho

O mês de junho é um dos procurados pelos noivos que estão planejando subir ao altar. Provavelmente você já recebeu mais de um convite de casamento no mês de junho. O desejo de se casar em junho pode ser explicado pelo fato desse ser o mês de Santo Antônio que é conhecido como Santo Casamenteiro.

Nada mais justo que realizar a cerimônia de enlace no mês dedicado ao santo que ajuda os casais, não é mesmo? No entanto, esse não é único motivo que faz com que muitos casais escolham esse mês para oficializar a união. A seguir vamos falar um pouco mais sobre os segredos de casar em junho.

Junho, Mês Para Casar

O mês de Santo Antônio é um bom mês para casar devido a diversos fatores como pelo fato de ser um mês de temperaturas amenas, menos chuvas, oferecer mais facilidades econômicas entre outros. Se você tem pensado sobre se casar em junho vamos listar as vantagens e desvantagens dessa escolha.

Tempo

No mês de junho os dias começam a ser mais longos e assim será possível ter mais horas para aproveitar a sua festa e viver esse momento com os seus convidados.

Fotos

O fato de os dias serem mais longos em junho também é um fator que torna melhor os registros fotográficos, pois oferece uma intensidade melhor de luz pela manhã e no começo da tarde. Quando a luz está boa é mais fácil fazer boas sequências de fotos, então se você está pensando em se casar em junho já pode se animar em relação as fotos.

Clima

Embora seja um mês de temperaturas amenas, junho, é também um mês de clima instável. Pode acontecer de o dia do seu casamento ser bem aquele dia do mês que é mais frio. Algumas regiões do país como o Sul e Sudeste têm mais problemas com essa questão de dias frios em junho.

No caso de quem pretende realizar a sua cerimônia ou recepção na parte externa é interessante ter um plano extra. Se ficar muito frio pode ser difícil para os seus convidados com roupas de festa ficarem na área externa. A dica é contar com a ajuda de um profissional para organizar a cerimônia de casamento.

Dia Quente

O mês de junho também nos brinda com dias muito quentes então é importante estar pronto para receber os seus convidados com bebidas que sejam refrescantes e com áreas de sombra. Pode ser interessante ter leques de papel com a insígnia do casal para dar aos convidados de maneira que eles possam se abanar e aliviar um pouco o calor.

Cerimônia Descontraída

Quem deseja contar com uma festa mais descontraída com uma pegada boho chique pode encontrar no mês de junho a chance perfeita. Mas, fique atento para o fato de que o dia deve ser um pouco mais quente no caso de realizar uma cerimônia a beira-mar.

Estilo do Vestido

A grande estrela de uma cerimônia de casamento é o vestido da noiva e a escolha da época do ano em que se vai casar deve pensar também no modelo desejado. Quem optar por um vestido estilo grego que é aquele feito de tecidos mais leves e esvoaçantes encontrará em junho o momento perfeito.

Acessórios de Conforto

Muitas cerimônias começam de dia e se alongam até a noite, no caso de um casamento realizado em junho isso pode significar passar por um momento de calor, durante o dia, e chegar a noite com um friozinho. Para te ajudar a enfrentar esse momento é interessante contar com acessórios de conforto como estolas, casacos discretos, xales entre outras peças.

A noiva não precisa pensar numa peça que seja específica de noiva, o acessório de conforto pode ser mais livre. Uma tendência que está se tornando cada vez mais comum é a de usar malhas delicadas em cima do vestido para evitar aquele friozinho que chega sem avisar. O mais legal é que essa peça usada como acessório de conforto pode ser usada em outras ocasiões. Um jeito de levar a alegria do casamento para outros momentos já que o vestido não poderá se usado novamente, não é mesmo?

Dress Code

Se o casal deseja que o casamento tenha um dess code definido é interessante informar isso no convite de maneira clara para que os seus convidados saibam exatamente como se vestir. Quanto mais próximo do verão maior é a tendência das pessoas usarem roupas mais descontraídas então é válido anexar um cartão de informação ao convite.

Orçamento

Casar no mês de junho pode custar bem mais do que em meses fora da alta temporada de enlaces. O período entre os meses de junho e setembro é o período que exige um pouco mais investimento então se você tem menos dinheiro para a festa vale a pena pensar em outro mês.

Atenção

Quem escolheu o mês de junho e tem menos de um ano para organizar o casamento deve prestar atenção ao fato de que é necessário escolher logo a Igreja para fazer a reserva assim como o local da recepção, pois muitos casais escolhem esse mês para o casamento e então pode acontecer de não conseguir reservar.

Faltas

Como já dissemos no começo do artigo os convites para casamento no mês de junho parecem se multiplicar e por isso pode acontecer de muitas pessoas acabarem desfalcando a sua lista de convidados. É interessante pedir confirmação para os seus convidados para ter uma ideia de quantas pessoas irão.

Fornecedores

Pior do que ter desfalque no número de convidados é ter desfalque nas entregas feitas pelos fornecedores. Para evitar que os fornecedores furem com você e sua festa é importante fazer reuniões em que tudo fique acertado e que todos os detalhes sejam planejados. Assinar um contrato é fundamental para que nada falte no dia da grande festa.

Lua-de-Mel

Outro detalhe bem importante de pensar é comprar o pacote de viagem de lua-de-mel, no mês de junho os preços costumam ficar nas alturas então é interessante procurar com antecedência uma agência e fechar o contrato. Junho é mês de férias então pode ser mais caro e disputado conseguir a viagem dos sonhos.

O mês de junho é reconhecidamente o das festas juninas, e é o preferido para unir as famílias e festejar os santos de devoção. Mas, apesar disso, muitas noivas elegeram este mês para oficializar a união e celebrar o amor. Por essa escolha, as noivas podem inovar na festa de casamento e criar um ambiente mais leve, usando até o estilo “da roça” para incrementar o evento.

O mês de junho pode ser referência na montagem do lugar, com bandeirolas coloridas, toalhas de chita e até inspiração para a escolha dos pratos que serão servidos pelo Buffet, como: curau, bolo de milho, sopa de milho, pé-de-moleque, canjica e muitos outros pratos típicos das festas juninas.

A estampa xadrez também pode ser usada, porém, com moderação, como no embrulho dos bem casados ou na toalha dos docinhos. Também se pode optar por criar um espaço tradicional, onde sejam colocados doces, petiscos e correio elegante para celebrar a tradição junina.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *