Amêndoas Confeitadas

Para que um casamento seja perfeito é importante contar com amêndoas confeitadas como lembrança, não é mesmo? Com certeza quem entende de cerimônias de casamento dá muito valor para esse doce sabor. Mas, nem todo mundo sabe que além de uma delícia as amêndoas confeitadas consistem numa tradição de casamento.

A origem da tradição ainda é um mistério para muitos casais que irão subir ao altar. Uma das explicações mais plausíveis para a tradição é o fato de que as amêndoas foram escolhidas como substitutas dos cubos de açúcar ou doces delicados que os europeus distribuíam ao final das suas cerimônias de casamento e que eram chamadas de “bonbonnieres”.

Substituição

O significado do uso de açúcar era riqueza e realeza uma vez que o açúcar era uma mercadoria bastante cara. Assim ter açúcar na festa de casamento indicava que os noivos tinham riqueza e faziam parte da realeza. Porém, o valor do açúcar foi decaindo e conforme o seu valor diminuiu foi substituído por amêndoas que traziam em si desejos de coisas boas para os noivos.

Amêndoas Como Tradição Pelo Mundo

As amêndoas do século XVIII tinham cobertura de açúcar (confeitadas), a tradição era de que cinco amêndoas dessas fossem embaladas com um tecido caro e nobre para ser um desejo de fertilidade, saúde, longevidade, riqueza e felicidade para os noivos. Na Itália também havia a distribuição de amêndoas confeitadas. A quantidade também era de cinco amêndoas que tinham os mesmos cinco significados apresentados acima.

A Grécia também tem essa tradição e nesse país as amêndoas são chamadas de “koufetas”. Para os gregos as koufetas devem ser embaladas e distribuídas numa bandeja de prata em número ímpar, isso porque devem ser indivisíveis da mesma maneira que a união do casal. Existe ainda a crença popular de que se uma mulher solteira colocar as amêndoas recebidas de lembrança de casamento embaixo do travesseiro irá sonhar com o seu futuro marido.

Muitas Formas

Pelo mundo existem diversas tradições que envolvem amêndoas confeitadas como lembrança de casamento. Nessas diferentes tradições as amêndoas podem ser colocadas em caixas, embaladas em tecidos ou tules, ter mais enfeites, ser colocadas dentro de taças de champanhe para brindar e muito mais.

Produção de Amêndoas Confeitadas

As amêndoas também fazem parte das tradições da Roma Antiga onde eram usadas como itens de comemoração de casamentos e nascimentos. Para esses festejos as amêndoas tinham a cobertura de mel. Uma curiosidade é que foi na Roma Antiga que o açúcar começou a ser empregado como item de doces de festa que eram servidos em banquetes de casamento assim como em comemorações de importância, isso no século XIII.

Registros históricos indicam que as amêndoas confeitadas foram doces servidos em banquetes como o de 1487 no casamento de Lucrécia Bórgia e Alfonso d’Este, filho de Ercole I (duque de Ferrara). Esse hábito acabou e difundindo por toda a Itália entre os séculos XVIII e XIX. Foi nessa época que a industrialização entrou em cena com as fábricas desse confeito que eram muito modernas facilitando a produção em larga escala.

Receita de Amêndoas Confeitadas

Dicas

Antes de partirmos para a receita das amêndoas confeitadas é interessante estar atento para detalhes como a escolha dos ingredientes que deverá ser feita de acordo com o tipo de amêndoa com que se irá trabalhar. Saiba que existem amêndoas do tipo perfeitas e imperfeitas e os ingredientes devem ser específicos para o tipo que você escolher.

Amêndoas Perfeitas

Quem escolhe as amêndoas do tipo perfeitas deverá fazer uso de açúcar refinado para a cobertura. Também podem ser usados corantes se você desejar ter amêndoas de diferentes cores. Pode ajudar a trazer mais alegria para o prato e certamente a alegria [e algo fundamental, não é mesmo?

Receita de Amêndoas Confeitadas com Glacê Real

Ingredientes e Materiais Necessários

  • 3 colheres de sopa de pó de merengue
  • 8 colheres de sopa de água
  • Amêndoas
  • Forminhas de papel
  • 500 gramas de açúcar de confeiteiro
  • Batedeira

Como Fazer

Passo 1 – Numa vasilha coloque o açúcar de confeiteiro, a água e o pó para merengue. Em seguida bata na batedeira usando a velocidade média até atingir o ponto de glacê.

Passo 2 – Cubra a tigela com um pano e deixe descansando até que fique um creme duro.

Passo 3 – As amêndoas deverão então ser cobertas usando o glacê real. Em seguida coloque nas forminhas de papel.

Outras Dicas

– Para muitas pessoas as amêndoas são ótimas para enfeitar a mesa e também para degustar. Crie um visual mais legal com auxílio de glacê com açúcar de confeiteiro, enrole as suas amêndoas.

– Você pode deixar as suas amêndoas ainda mais interessantes coloridas, não é mesmo? Existem diversas formas de fazer a colorização das amêndoas, para isso aproveite para fazer desenhos especiais em cima das amêndoas brancas criando detalhes em tons de prata ou dourado. Pense que as amêndoas serão usadas para decorar e compor belos pratos. A dica é usar um saco de confeiteiro e um bico bem fino para fazer os traços dos desenhos. Use corantes comestíveis.

– As amêndoas brancas são boas opções uma vez que são bem fáceis de produzir e ainda casam bem com qualquer tipo de prato e de festa. A decoração das amêndoas pode ser feita conforme a ocasião para que o prato será usado.

– Amêndoas são ótimas opções para vários tipos de comemorações, contudo, as versões confeitadas ajudam a dar mais estilo e sofisticação para a comemoração. Temos certeza que os convidados vão achar de muito bom tom as amêndoas decoradas. Pense bastante na escolha dos pratos para conseguir agradar visualmente. Componha o visual dos seus pratos de acordo com o restante da decoração da sua festa.

– As amêndoas confeitadas representam uma tradição das festas de casamento e carregam em si a possibilidade de trazer sorte para o casal. Ter sorte é sempre uma coisa boa, não é mesmo? Então se estiver em dúvida sobre a lembrancinha do seu casamento pode pensar seriamente nas belas e deliciosas amêndoas confeitadas. Trata-se também de uma opção muito bonita para trazer mais elegância para a sua festa.

Se tem uma coisa que não falta nos casamentos italianos são as lembrancinhas de amêndoas confeitadas. Uma tradição que chegou no Brasil e que teria iniciado nos casamentos aristocratas europeus, quando o açúcar era um artigo caro e tê-lo representava riqueza.

Na Itália, ainda seguindo as tradições, as amêndoas são distribuídas em 5, representando cinco desejos para o casal: felicidade, longevidade, riqueza, saúde e fertilidade. Já nos casamentos gregos, as amêndoas confeitadas são chamadas de “koufeta” e os convidados as recebem diretamente de uma bandeja de prata, em número ímpares. O motivo dos números é porque representam indivisão.

As amêndoas confeitadas são dadas para os convidados ou em caixinhas ou em enroladas em tecidos, como o tule. Na decoração são espalhadas pelas mesas em taças de champanhe ou cristais. Também pode fazer parte de uma outra lembrancinha, como simples acabamento sobre uma caixinha, em formato de flores.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Docinhos e Bem Casado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *