Bolo de Casamento com Glacê

Como Escolher O Bolo De Casamento?

Um dos pontos mais importantes e que mais chamam atenção em uma festa de casamento é o bolo, podendo chamar tanta atenção quanto os próprios noivos, já que geralmente eles recebem um destaque muito grande, principalmente por serem na maioria das vezes bem grandes e luxuosos, tomando conta de uma boa parte da mesa principal do casamento. É exatamente por isso que o bolo geralmente se encontra no topo do checklist de pendências dos noivos, já que essa não é uma escolha tão simples quanto parece, e demanda sim muita atenção dos noivos.

Escolher o bolo de casamento não é uma tarefa muito simples principalmente pelo fato de existir um número muito grande de possibilidades, tanto relacionadas ao sabor, tamanho, estética, quando a existência ou não de um bolo fake, a quantidade de fatias divididas para cada convidado, a cor do bolo, qual a cobertura utilizada, entre várias outras questões, sendo essa última o foco do artigo de hoje.

Assim como várias outras escolhas, o bolo também deve ser decidido entre comum acordo dos noivos, visando sempre harmonia e concordância entre os dois, e também fazendo com que a expectativa de ambos os lados sejam atendidas, seja em relação ao sabor escolhido, quanto a sua aparência e estética, já que o bolo estará sempre registrado em fotos e vídeos do casamento, já que ele sempre chama bastante atenção.

Uma das primeiras coisas a serem consideradas e que provavelmente serão as mais determinantes de todo o casamento – e não só para a escolha do bolo – é o orçamento disponível para a compra do mesmo. Para ter uma noção mais concreta, é importante também ver o que consta no contrato com o buffet escolhido (se essa tiver sido a opção), já que alguns deles contam com a inclusão de serviço de bolo. Assim sendo, já é possível analisar se será necessário contratar um outro serviço e correr atrás de confeiteiros ou boleiros, ou se é possível acertar as escolhas com o próprio buffet.

Esse também é uma coisa importante a ser observada, pelo fato de que existem buffets que oferecem o serviço de bolo e proíbem a contratação de qualquer outro tipo de sobremesa e até mesmo docinhos. Por isso é fundamental a comunicação com o buffet e os fornecedores, evitando assim qualquer quebra de regras e outros possíveis problemas.

A partir do momento em que já se possui o orçamento delimitado para o bolo e entendendo se o buffet oferece ou não o serviço, pode ser que se torne necessário a busca por um profissional que se adeque tanto ao que se espera de resultado, quanto ao preço que se está disposto a pagar, e o mais importante para isso é buscar com antecedência e com calma, sempre tentando pechinchar e negociar bastante, já que isso pode trazer inúmeras vantagens. É muito importante que se entenda que normalmente o prelo do bolo varia de acordo com a sofisticação de detalhes que ele irá possuir, o tamanho e a quantidade de andares que ele irá contar, além da existência ou não de alguns outros detalhes, como flores, cores diferentes, entre outros pontos.

Conhecer as alternativas de bolos também é algo de extrema importância, já que o que primeiro vem a mente são aqueles bolos clássicos e mais tradicionais, bem brancos – normalmente feitos de massa branca e recobertos de pasta americana – e enfeitados de maneira mais luxuosa, que é o que mais são retratados em filmes e novelas. Porém, ainda que seja muito bonito e tradicional, existem outras possibilidades de bolos, como o naked cake, o ruffle cake, ou até mesmo um bolo fake, que serve somente para que o casal realize as fotos e o corte, mas que depois são servidas outro bolo (ou alguma outra alternativa, como brownies, cupcakes ou muffins) para os convidados, normalmente acompanhados de docinhos ou de uma bola de sorvete.

Tipos De Cobertura Para Bolos

Como já foi apontado acima, o bolo de casamento acaba por ser uma das grandes estrelas da mesa principal de doces de uma festa de casamento, e por isso não basta escolher somente o sabor do bolo, mas também a cobertura que dará todo o acabamento ao mesmo, que contribuirá nos dois aspectos: sabor e estética. Por isso, serão apresentadas agora as principais coberturas de bolos utilizadas hoje em dia nessas situações.

– Pasta Americana:

Pasta Americana

Pasta Americana

A pasta americana, também frequentemente chamada de fondant ou pasta de açúcar, é a cobertura mais tradicional e mais utilizada nos bolos de casamento, geralmente na cor branca, que é o mais tradicional, mas ainda assim é possível utilizá-la nas mais diversas cores. Essa cobertura tem uma consistência um pouco mais sólida, dando ao bolo um efeito liso e muito bonito. A pasta americana é feita basicamente de açúcar, gelatina incolor, glicose e glicerina, e por isso é indicado que ela não fique sob refrigeração, já que existem alguns cuidados a serem tomados a respeito da umidade.

Essa é uma das coberturas que proporcionam um dos melhores acabamentos no que diz respeito a estética, conservando o bolo ao longo de todo o casamento e permitindo a aplicação de vários itens decorativos. Porém, o sabor dessa cobertura não é tão bom, quando comparada com as outras, fazendo até mesmo com que algumas pessoas não a consumam.

– Buttercream:

Também conhecido como creme de manteiga, essa é uma cobertura mais popular nos Estados Unidos, possuindo uma consistência mais cremosa e consideravelmente gordurosa, mas ainda assim muito suave. Esse creme não é recomendado para bolos onde a festa acontece ao ar livre, já que o calor e a umidade podem ocasionar o derretimento da cobertura.

– Merengue:

Existem três principais tipos de merengues existentes, o francês, que é um pouco mais delicado e leve, o suíço, que é um pouco mais firme que o francês e o italiano, que é o que conhecemos como marshmallow e que é ainda mais firme e também mais indicado para coberturas. O merengue pode dar um ar mais desarrumado ao bolo, ou seja, mais rustico e descontruído e o seu sabor também é muito agradável. Porém, a resistência ao calor dessa cobertura é baixíssima, e caso seja aplicada algum item decorativo feito de açúcar, existe a possibilidade de estragar toda a aparência do bolo.

Bolo De Casamento Com Glacê

O foco do artigo de hoje são os bolos com cobertura de glacê, que eram utilizados muito frequentemente nos casamentos reais na Inglaterra, e por isso começaram a carregar o nome de glacê real também. Os principais ingredientes do glacê são a clara do ovo, o açúcar de confeiteiro e o suco do limão, e esse tipo de cobertura é majoritariamente utilizada quando são necessárias as criações de detalhes mais precisos na decoração do bolo e que precisam permanecer firmes.

A utilização do glacê demanda bastante habilidade do confeiteiro, já que se bem utilizado, a cobertura pode ficar em um liso perfeito, e por ser fluida, ela também permite muitas possibilidades de decoração, fazendo a variação de bicos de confeiteiros entre outros artifícios que possibilitam a ornamentação perfeita do bolo.

Porém, a principal desvantagem do uso de glacê nos bolos é o fato de que não se recomenda a cobertura dos bolos diretamente com o mesmo, já que ele acaba absorvendo um pouco da umidade do bolo. Assim sendo, o mais indicado é que se cubra o bolo antes com uma camada de marzipã que é um item que divide gostos entre as pessoas e que também pode ser um pouco difícil de se trabalhar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Bolo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *