Como Voltar A Ter Amor Próprio

Você tem se olhado no espelho e não se sente satisfeito(a) com o que vê? Sente que as pessoas não gostam de você e em algumas situações chega até sentir algum tipo de preconceito ou rejeição? Então talvez seja a hora de parar para refletir, pois resgatar a autoestima pode fazer com que você volte a se amar e se sentir realmente feliz.

Com a correria diária ouvimos relatos de pessoas que se dedicam inteiramente ao trabalho, a família, aos estudos ou a outras atividades. Mas você já parou para pensar na importância de dedicarmos parte de nosso tempo para nos cuidarmos? E quando menciono a palavra cuidado, não faço referência somente aos cuidados com o corpo, mas  a mente e a alma.

De vez em quando é fundamental que paremos em frente a um espelho e para a respeito de nossos sonhos, frustrações e tudo aquilo que nos tem feito feliz ou tudo o que tem sido responsável por nossa infelicidade.

Se nos consideramos felizes, mas mesmo assim nos sentimentos encorajados para sonhar ainda mais e lutar por nossos objetivos, tudo isso é um sinal de que não nos falta amor próprio. Mas se você é do tipo que não se considera realizado(a) e não se sente impulsionado para lutar por seus sonhos, talvez falte uma dose de amor próprio para que você se considere uma pessoa totalmente feliz. E pensando nisto, o Culutramix selecionou algumas dicas para que você resgate o amor próprio e tenha sucesso em qualquer areada sua vida.

  • Exponha A Sua Tristeza

Se você se sente infeliz em algum aspecto da sua vida e isto tem te impedido de ser feliz, procure solucionar os seus problemas. Se você, por exemplo, não está satisfeito(a) com algo em seu trabalho não fique se remoendo, mas procure expor os seus sentimentos ao responsável por sua tristeza, mas sem responsabiliza-lo totalmente por suas frustrações.

Mas se o seu problema está no casamento, procure expor o que está te incomodando ao seu parceiro, pois só assim ele estará ciente da situação e terá condições para acabar com o que está lhe causando algum tipo de aborrecimento.

Enfim, independente do que está lhe trazendo infelicidade, evite guardar os maus sentimentos, pois eles só trarão ainda mais infelicidade, ao passo que se você comporta.

  • Peça Ajuda

Se você não se sente bem consigo(a) mesmo ou se situações externas têm causado o seu mal estar, procure ajuda. Se a situação que tem trazido incomodo tem outras pessoas envolvidas, procure resolver o problema e coloque tudo em “patos limpos”. Mas se o seu problema só está relacionado a você e muitas vezes até sem motivos você se sente infeliz, procure ajuda de um profissional, pois ele poderá ajudá-lo a encontrar a solução para o seu problema.

Muitas pessoas também costumam buscar apoio em uma religião, e se ela está totalmente relacionada com aquilo que você acredita, certamente com uma dose de fé e bons pensamentos você terá a oportunidade de acabar com o seu sofrimento.

  • Dedique Um Tempo A Você

Muitas vezes não nos lembramos de nós mesmos, daquilo que nos traz bem estar e nos faz feliz. Uma ótima alternativa para resgatar o amor próprio é dedicar um tempo a você, ou seja, separar parte do seu dia ou até um dia específico para que você faça coisas que proporcionem o seu bem estar.

Muitas pessoas se sentem felizes quando podem passear no shopping, ir ao cabeleireiro, passar um tempo com a família ou mesmo ficar sem fazer nada. Portanto, pense naquilo que promove o seu bem estar e curta-se, pois mesmo que o seu tempo seja curto demais, é essencial que você separe um tempo para simplesmente ser feliz.

  • Reconheça Os Seus Defeitos e Valorize As Suas Qualidades

Se você é do tipo de pessoa que se cobra demais, está sempre evidenciado os seus defeitos e nunca consegue enxergar as suas qualidades, talvez seja o motivo principal de seu amor próprio estar sempre em decadência.

Faça sempre a seguinte pergunta: Se eu não gostar de mim, quem será que vai gostar? Pois se você faz uma propaganda negativa sobre você, certamente as outras pessoas não terão a capacidade de identificar as suas qualidades, nas não terão dificuldade nenhuma para encontrar os seus defeitos.

Saiba reconhecer os seus defeitos e procure sempre corrigi-los. Em relação as suas qualidades, saiba que você precisa reconhecê-las, mas isso não quer dizer que você deve ficar se gabando das coisas que faz bem, pois se o fizer, será visto como uma pessoa prepotente.

  • Busque Alternativas Que Proporcionem Bem Estar

Procure incluir em sua rotina coisas que melhorem a qualidade do seu dia e, consequentemente, promovam o seu bem estar. Praticar exercícios físicos com frequência, ler um bom livro, assistir a um filme engraçado, comer aquilo que você gosta, entre outras alternativas, só melhorarão a qualidade do seu dia.

  • Não Pense Só No Seu Bem Estar

Lembre-se sempre que a sua felicidade depende também da felicidade das pessoas que convivem com você. Portanto, além de buscar a felicidade, procure fazer com que quem faz parte do seu circulo de convivência também se sinta feliz ao seu lado.

Diga coisas boas aos outros, faça para eles o que você gostaria que eles fizessem por você e seja sempre proativo, pois ao fazer o bem certamente você colherá bons frutos e conseguirá ver o que há de bom em sua vida.

  • Lute Por Seus Objetivos

Talvez você não se sinta feliz por não trabalhar no que você gosta ou por não ter conquistado algo que você tanto sonha. Então se falta algo para que você conquiste a sua felicidade, arregace as mangas e vá à luta. Nunca passe por “cima” dos outros para alcançar os seus sonhos, mas compartilhe e aceite a ajuda de quem torce por você para alcançar os seus objetivos.

“Encha-se de força, deixe o negativismo de lado e permita-se a ser feliz de verdade”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atitude

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *