Como Resistir a Chantagem Emocional?

Provavelmente você já ouviu o termo chantagem emocional, nas últimas décadas essa expressão tem sido muito usada. Basicamente esse termo descreve modos sutis (e nem tão sutis assim) que algumas pessoas empregam para controlar outras e as obrigar a fazer o que desejam.

Chantagem Emocional

Chantagem Emocional

Um tipo de manipulação que se vale dos sentimentos das outras pessoas e que pode ser bastante bem sucedida quando atinge o ponto certo. Trata-se de uma forma de usar os sentimentos das outras pessoas para que façam o que se deseja. Lidar com esse tipo de chantagem é essencial para se evitar fazer o que não se quer fazer. Confira algumas dicas de como resistir a tão temida chantagem emocional.

Como Surgiu a Expressão Chantagem Emocional?

A psicoterapeuta e co-autora do livro “Chantagem emocional”, Susan Forward, foi a responsável pela popularização do termo na década de 90. A autora define que esse tipo de chantagem acontece quando uma pessoa (o chantagista) faz uso dos sentimentos de uma outra pessoa (o chantageado) para conseguir um intuito.

Para ser um bom chantagista emocional é necessário ter um bom entendimento do estado emocional do alvo. Essa prática é bem comum em relações próximas como as de pais e filhos e também na relação de casais.

Em suma podemos definir que a chantagem emocional não é uma resposta produzida de forma sincera ao estado emocional de uma outra pessoa, mas sim uma estratégia para usar o seu estado para influenciar essa pessoa a fazer algo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9QM2Ap2fU38[/youtube]

Os Tipos de Chantagens Emocionais

No livro de Forward e Donna Frazier (co-autora da obra) foram identificados os quatro primeiros tipos dessa chantagem emocional. Para começar tem o grupo identificado como os punidores que fazem uso de bullying emocional para reprimir qualquer tentativa de tomar alguma atitude contra o grupo dominante (dos punidores).

Tem também o grupo conhecido como Tentadores, aqueles que recusam aprovação e amor até conseguirem o que querem. Os auto punidores usam a dor própria para conseguir manobrar as demais pessoas, a sua angústia é utilizada largamente para conquistar a simpatia dos outros.

O último grupo identificado nessa obra é o dos sofredores, pessoas que sempre enfatizam como são infelizes e acabam jogando a culpa dao seu sofrimento nas suas vítimas de chantagem emocional. Quando as vítimas dos sofredores assumem a culpa pela infelicidade do chantagista fica muito mais fácil influenciá-las a fazer o que desejam.

Como Identificar a Chantagem Emocional?

Uma chantagem emocional pode se mostrar altamente eficaz dependendo da forma como ela imita o comportamento normal. Quase todo mundo se chateia quando não consegue algo. Muitas pessoas ficam infelizes por grandes e pequenas coisas do dia a dia.

A chantagem emocional é diferente da raiva comum ou da infelicidade, apesar de essa ser a sua consistência natural. Em geral os chantagistas emocionais não contam com a empatia que gostariam de receber dos outros e são levados pela necessidade a assumir o papel de manipulador de sentimentos.

Assim que um chantagista emocional consegue o que deseja para com o seu comportamento negativo, funciona quase como mágica. As ameaças e ordens dados ao chantageado são os aspectos mais claros e comuns da prática de chantagem emocional.

Como Lidar Com a Chantagem Emocional?

Depois de ler o texto até aqui você pode ter identificado algum tipo de chantagem emocional a que é submetido ou mesmo a existência de um chantagista emocional no seu círculo de contatos. Não se preocupe porque a partir desse ponto vamos te ensinar a como resistir e lidar com esse tipo de comportamento danoso.

Esse tipo de chantagem somente dá certo por que tomam vantagem dos impulsos que a maior parte dos seres humanos possui. Se pensarmos bem existem muitas pessoas que estão dispostas a ceder para evitar possíveis conflitos, amenizar o sofrimento de um terceiro ou mesmo que se consideram responsáveis pelos sentimento negativos de outro alguém.

Saiba Mais

Saiba Mais

Para conseguir lidar com a chantagem emocional é necessário, em primeiro lugar, identificar a situação. Perceber o comportamento, saber que Fulano usa chantagem emocional e se mostrar firme para não ceder é essencial para por um ponto final nessa história.

Essa afirmação pode envolver o reforço de limites pessoais ou então a remoção do alvo da situação. Se você é uma pessoa suscetível a chantagem emocional deve estar ciente disso e procurar usar métodos como “declarações de poder” ou outras formas de adquirir autoconfiança.

Ter confiança em si mesmo e saber que estão tentando usar os seu sentimentos contra você é muito importante para se impor e evitar ser vítima desse tipo de comportamento.

Como Resistir a Chantagem Emocional na Prática

Comparação Negativa

Uma das formas de se fazer chantagem emocional é através de uma comparação negativa. O chantagista quer enfraquecer o seu alvo e quando a pessoa é insegura se mostra mais fácil de manipular. Ser comparado com alguém de forma que se pareça que não se tem nenhuma qualidade é devastador para o chantageado.

A melhor forma de resistir a essa que é uma das principais formas de chantagem emocional é fugir das comparações. Todo mundo é melhor do que os demais em algo e pior em outra coisa. O fato de uma pessoa ter uma função melhor do que a sua no trabalho, por exemplo, não faz de você pior, apenas é necessário batalhar mais para chegar ao mesmo ponto.

Quando o chantagista aparecer para fazer uma comparação cheia de veneno não escute. Vale ter uma atenção especial para a chantagem emocional por comparação em família, muitos pais tendem a dizer coisas como “seu irmão é melhor do que você em tal coisa”, não escute esse tipo de coisa, pois o efeito pode ser irrecuperável.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=B3-szG_OiA4[/youtube]

Usando o Egoísmo

Uma forma de manipular as demais pessoas é fazer com que elas acreditem que são egoístas se não agirem de tal maneira. Se você ouvir coisas como “você será muito egoísta se não fizer tal coisa” fique esperto. Tome as suas decisões de acordo com o que deseja fazer de verdade.

Loucura ou Doença

Alguns chantagistas apelam e fazem com os que os chantageados se vejam como loucos ou doentes se não realizarem tal coisa. Não deixe que te digam o que você e quando perceber que há um exagero nos argumentos saiba que é possível que seja chantagem emocional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atitude

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *