Simbologia das Alianças de Casamento

As alianças de casamento são a prova material mais viva que se tem da união de um casal. De maneira, às vezes muito própria, as alianças mostram o comprometimento de duas pessoas, é um símbolo de beleza, de compromisso e de orgulho para os noivos quando estes realizam um casamento baseado em amor sincero.

Simbologia das Alianças de Casamento

Simbologia das Alianças de Casamento

Muitos usam estas alianças, porém não tem idéia exata quanto à simbologia das alianças de casamento e nem mesmo de sua origem. Sendo em forma de circulo, uma aliança representa uma perfeita unidade que não tem começo e não tem fim.

Segundo historiadores foram os Faraós que primeiro usaram as alianças como símbolo de eternidade. Na época eram usadas como promessa publica que faziam de honrar um contrato ou compromisso.

Símbolo da união

Decoração

Decoração

Sendo o casamento um contrato, as alianças são o símbolo de união que o casal usa para mostrar a sociedade que pretendem honrar um compromisso de amor eterno assumido.
Quando surgiram, as alianças eram confeccionadas em ferro e foi somente na idade media que materiais como ouro e também pedras preciosas começaram a ser usadas. As pedras mais usadas eram: o rubi, a safira e o diamante.

O uso da aliança na mão esquerda somente ficou definido em 1549 e isso foi escrito no livro das Orações Comuns juntamente com todo o ritual de um casamento. Segundo acreditavam os romanos no dedo anular da mão esquerda passa uma veia que é a veia do amor por se ligar diretamente ao coração e este seria o motivo para que os amantes depois de casados usassem a aliança neste dedo da mão esquerda.

Certificado de propriedade

Modelos

Modelos

As alianças de noivado começaram a serem usadas bem mais tarde por imposição da igreja que determinou seu uso pelo período que iria da data do pedido até o dia da cerimônia de casamento. Histórias dão conta de que judeus já usavam as alianças antes dos cristãos e que no começo elas serviam como certificado de propriedade.

Elas eram um símbolo para mostrar que o noivo já havia comprado a noiva e que ela não estava mais disponível. Hoje de uma maneira bem mais moderna, as alianças também servem para dizer que as pessoas estão comprometidas embora aquela conotação de propriedade não exista mais, pelo menos para a maioria das pessoas.

A importância das alianças de casamento difere de uma crença para outra. Por exemplo, para os escoceses quando uma mulher perde sua aliança de casamento estará condenada a também perder o marido. As crenças em torno das alianças de casamento mudam de uma cultura para outra, mas a grande verdade é que quando os jovens se comprometem afetivamente com alguém, todos sonham com as alianças para selar esse compromisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>